Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Rosácea costuma atingir de 1,5% a 10% da população, sendo mais frequente em mulheres com díade de 30 a 50 anos de pele mais clara. Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre Rosácea.
1- Rosácea se caracteriza por um quadro de vermelhidão persistente na pele
Verdade . ë uma doença inflamatória crônica que afeta os vasinhos e produz um quadro de vermelhidão e inchaço , com sensação de ardor e repuxamento da pele. Outros sintomas podem estar associados. Acomete em rosto, pescoço e colo.
2-Existe predisposição genética no aparecimento da rosácea
Verdade. Em parte dos paciente, foi observado uma predisposição genética. Associado a esta tendência, fatores externos como calor , estresse podem fazer piorar este problema. Contudo a rosácea é um problema que tem tratamento.
3- Mitos e verdades sobre rosácea – Atividade física não influencia na Rosácea
Mito. Um dos fatores que influenciam na Rosácea é a atividade física, já que propicia a vasodilatação e por consequencia afeta o problema
4- Não há tratamento para Rosácea
Mito. Existem tratamentos no controle e intensidade da Rosácea. Os tratamentos vão desde remédios até o uso de aparelhos a base de luz. Veja a seguir mais detalhes sobre o tratamento para rosácea:
5- Mitos e verdades sobre rosácea – O tratamento de escolha pra Rosácea é a Luz Intensa Pulsada
Verdade. Dentre os tratamentos para a Rosácea, a Luz Intensa Pulsada se destaca. Sua ação profunda atua gerando calor e destruição dos microvasos e desta forma, ocorre uma redução progressiva dos microvasos que causam este problema .
Veja também os artigos mais recentes:
Prevenção e Tratamento de rosácea