Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Síndrome do olho seco – O que é e como tratar

Síndrome do Olho Seco

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Considerada um problema ocular bastante comum, a Síndrome do Olho Seco é uma condição que ocorre quando há uma insuficiência na produção de lágrimas nos olhos, levando a uma irritação na região e sensação de desconforto.

Segundo a Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco (Após), cerca de 13% a 24% da população brasileira é afetada por esse problema, percentual esse que representa 18 milhões de pessoas e que costuma aumentar ainda mais durante o inverno, por conta da baixa umidade, poluição do ar, além de outros hábitos que levam ao desenvolvimento ou agravamento do problema.

Felizmente, o Olho Seco é um problema ocular que possui tratamento. Quer saber como fazer para tratar olho seco?

Continue lendo esse artigo e veja a seguir mais detalhes sobre a doença, o que pode causa olho seco e como tratar essa síndrome de maneira eficaz e segura.

O que é a Síndrome do Olho Seco

Basicamente, a Síndrome do Olho Seco é um problema que afeta a região ocular e se caracteriza pela dificuldade na lubrificação do olho. A evaporação rápida da secreção lacrimal também desencadeia a síndrome. Consequentemente, isso leva a pessoa a sentir um desconforto na região dos olhos, além de provocar vermelhidão e também ampliar a sensibilidade a luz.

Dependendo da gravidade do problema, é possível ainda que essa doença cause ulceras e cicatrizes na córnea ocular. Portanto, ao sentir algum desses sintomas, é importante consultar o médico, pois quanto antes iniciar o tratamento, menos grave serão seus efeitos.

O que pode causar a síndrome do olho seco?

No geral, existem vários fatores que pode causa essa síndrome. Entre os mais comuns, podemos citar:

  • Distúrbios hormonais
  • Uso excessivo de dispositivos eletrônicos
  • Anticoncepcionais
  • Fatores ambientais (ambientes com pouca umidade)

Além disso, o avanço da idade também é uma possível causa dessa Síndrome, pois à medida que envelhecemos, o organismo passa a produzir menos lágrimas, aumentando as chances de uma pessoa vir a ter esse problema.

Essa também é uma condição que pode advir de outras comorbidades como artrite reumatoide, lúpus, blefrite, deficiência de vitamina A, entre outros.

Como tratar a Síndrome do olho seco

Basicamente, o tratamento do olho seco com luz pulsada é um dos mais recomendados na atualidade. Esse procedimento consiste na emissão de pulsos de energia em uma frequência controlada sobre as glândulas meibômio, que são as responsáveis pela produção das lágrimas.

Com a estimulação causada pela ação da luz pulsada, as glândulas que estavam inativas ou obstruídas, voltam a funcionar, tratando o problema do Olho Seco de maneira eficaz e segura.

O tratamento com luz pulsada para olho seco normalmente não causa dor e costuma ser rápido, durando apenas alguns minutos. Além disso, os resultados do procedimento são percebidos já na primeira sessão, sendo cumulativos à medida em que o tratamento avança.

Quantas sessões de luz pulsada é preciso fazer para tratar olho seco

Via de regra, recomenda-se fazer uma média de 3 sessões a cada 15 ou 20 dias, devendo realizar ainda uma sessão anual de manutenção do tratamento. Mas, dependendo dos sintomas que o paciente venha a apresentar, é possível que haja a necessidade de procedimento extra.

Por isso, quem deseja saber de forma precisa a quantidade de sessões do tratamento com luz pulsada parao Olho Seco, deve buscar uma clínica especializada e fazer uma avaliação inicial.

A Clínica de Pele está localizada no Rio de Janeiro e é especializada em tratamentos com laser. Realizamos procedimento de luz pulsada para tratar Síndrome do Olho Seco, com máxima segurança e eficiência nos resultados. Para mais detalhes, entre em contato conosco!

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?