Laser Fracionado no Tratamento de Cicatrizes Hipertróficas: com ou sem corticoide tópico?

Tratamento de Queloide e Cicatrizes com Laser CO2

Entenda como o laser fracionado atua no tratamento de cicatrizes hipertróficas e se aplicação de corticoides pós-laser ajudam a potencializar seus resultados!

As cicatrizes hipertróficas são uma resposta anormal à cicatrização, caracterizadas por excesso de colágeno e espessamento da pele. Mais comuns em pessoas com pele mais escura, essas lesões causam não apenas desconforto físico, como coceira e dor, mas também impacto emocional, afetando a autoestima e qualidade de vida do paciente. Entre os diversos tratamentos disponíveis – como silicone, crioterapia, cirurgia e injeções de corticoides – o laser fracionado têm se destacado por sua eficácia e baixo risco de efeitos colaterais.

O estudo “Hypertrophic Scar Outcomes in Fractional Laser Monotherapy Versus Fractional Laser-Assisted Topical Corticosteroid Delivery” (Acta Derm Venereol, 2021) investigou se aplicar corticoide tópico imediatamente após o laser fracionado poderia potencializar os resultados do tratamento de cicatrizes hipertróficas.

Quem Somos?

O Dr. Waldemar H. Szerman é dermatologista e uma referência no Rio de Janeiro quando se trata de cuidados com a pele. Com mais de meio século de atuação na dermatologia, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Dr. Szerman possui uma carreira sólida e respeitada, tendo sido ex-chefe do serviço de dermatologia da aeronáutica.

Em 1969, fundou a Clínica de Pele, unindo sua vasta experiência médica à tecnologia de ponta para oferecer tratamentos dermatológicos com excelência no Rio de Janeiro. Desde então, a clínica se tornou sinônimo de tradição, inovação e confiança, sendo reconhecida como uma das melhores do estado.

Na Clínica de Pele, todos os procedimentos são realizados exclusivamente por médicos, com formação especializada em instituições reconhecidas.

Acreditamos que os melhores resultados vêm da união entre ética, produtos de alta qualidade, capacitação técnica e experiência dos profissionais que irão realizar o tratamento.

Em tempos em que os procedimentos estéticos têm sido amplamente banalizados, reforçamos nosso compromisso com a segurança, o conhecimento médico e a ética profissional.

Os Drs. Guilherme Szerman e Ronaldo Szerman são médicos com mais de 20 anos de experiência, formados pela conceituada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), consistentemente reconhecida entre as melhores faculdades de medicina do Brasil.

Somos uma clínica dermatológica no Rio de Janeiro, com mais de 50 anos de tradição e certamente uma das melhores nesse tratamento.

Teremos um imenso prazer em atendê-lo!

O estudo: metodologia e resultados do Laser Fracionado no tratamento de cicatrizes hipertróficas

laser co2 fracionado

A pesquisa foi conduzida com 19 mulheres com cicatrizes abdominais resultantes de cesáreas ou apendicectomias.

Cada cicatriz foi dividida ao meio: uma parte recebeu laser fracionado associado ao corticoide tópico (clobetasol 0,05%) e a outra, apenas laser fracionado com vaselina. As participantes passaram por quatro sessões com intervalos de duas semanas e foram avaliadas por até seis meses.

O resultado? Ambas as abordagens melhoraram significativamente a espessura e aparência das cicatrizes ao longo do tempo.

No entanto, a diferença entre os dois métodos não foi significativa a longo prazo. Apenas após três meses, houve uma leve vantagem para o grupo que recebeu o corticoide, mas essa melhora não se manteve nos meses seguintes. Avaliações por dermatologistas e pelas próprias pacientes (usando a escala POSAS) confirmaram que ambos os lados da cicatriz evoluíram de forma semelhante.

Além disso, os efeitos adversos – como vermelhidão, crostas e tempo de recuperação – foram praticamente iguais entre os dois grupos, e nenhum efeito colateral grave foi observado.

O que isso significa na prática clínica?

Apesar de a teoria sugerir que o uso do laser cria microcanais na pele, facilitando a penetração de medicamentos como os corticoides, na prática este estudo mostra que o benefício adicional dessa estratégia ainda é limitado – pelo menos com os parâmetros e substâncias utilizados.

O tratamento com laser fracionado isoladamente já se mostra eficaz e seguro para o tratamento de cicatrizes hipertróficas. Ele atua promovendo remodelação do colágeno e normalização da estrutura da pele, e os resultados tendem a continuar melhorando mesmo após o fim das sessões.

O uso combinado com corticoide tópico pode trazer algum benefício inicial, mas não parece alterar significativamente os desfechos a longo prazo.

Ainda assim, o tema merece novos estudos, considerando outras combinações de fármacos, concentrações, tempos de aplicação e tecnologias complementares – como ultrassom para potencializar a penetração cutânea.

Considerações finais

O laser fracionado permanece como uma excelente opção no arsenal terapêutico contra cicatrizes hipertróficas, principalmente por oferecer melhora estética sem os efeitos colaterais das injeções intralesionais. Embora a aplicação imediata de corticoide tópico após o laser possa parecer promissora, este estudo reforça que sua eficácia adicional é limitada.

Cabe ao dermatologista avaliar caso a caso, considerando o tipo de cicatriz, histórico do paciente e a resposta às sessões iniciais, para personalizar o tratamento. A constante evolução tecnológica e os estudos em andamento devem, no futuro, otimizar ainda mais os resultados nesse campo.

Contato:

A Clínica de Pele é especializada em tratamentos dermatológicos no Rio de Janeiro há mais de 60 anos, desde 1969. O Dr. Szerman possui mais de 20 anos de experiência e dá aulas para outros médicos.

Laser Fracionado no Tratamento de Cicatrizes Hipertróficas
Sobre o autor

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

DESCUBRA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!

Faça o TESTE ON-LINE e veja o melhor tratamento para o seu caso.

Duração: 1 minuto | Gratuito

Fale no WhatsApp
Escanear o código