CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Mitos ou Verdades sobre Estrias

Estrias são marcas na pele que incomodam bastante e podem surgir em qualquer região do corpo. Quem sofre com estrias, sabe o quanto esse problema afeta o bem-estar e a autoestima, independentemente da idade. Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre estrias e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre este problema tão comum.

1- A estrias podem aparecer quando a pele se estica rapidamente

verdades sobre estrias

Verdade. Sabemos que quando acontece um estiramento abrupto da pele, pode ocorrer o rompimento de fibras de colágeno e elastina, culminando no aparecimento das estrias. Situações como ganhar peso, gestação , estirão da puberdade, dentre outras, fazem com que a pele se estique rapidamente e são exemplos frequentes de aparecimento das estrias. Portanto, esta é uma das verdades sobre estrias que você precisa saber.

2. Hidratar a região previne estrias

Verdade. Provavelmente você já ouviu falar que a hidratação da pele ajuda a prevenir o surgimento das estrias. O que não deixa de ser uma das verdades sobre estrias.

Afinal, a pele que não está hidratada está mais suscetível ao estiramento abrupto em casos de ganho de peso rápido e outras circunstancias que favorecem o surgimento das estrias.

Isso acontece porque a hidratação ajuda a preservar as fibras da pele. Além disso, este é um cuidado que torna o estiramento das camadas superficiais da pele muito menos agressivo, algo que ajuda a diminuir as chances das temidas estrias surgirem com o tempo.

Por isso usar produtos hidratantes que sejam enriquecidos com óleos ou ureia ajudam a evitar e prevenir essas cicatrizes, sendo válido ressaltar que a ingestão de água na quantidade adequada para cada peso corporal também é ideal já que hidrata a pele e o corpo de dentro para fora.

3- A estria pode ser causada por remédio

Verdade. Alguns remédios como por exemplo a base de corticoides podem ocasionar o aparecimento das estrias. Por isso o paciente deve ser estar sendo acompanhado pelo médico.

Fale conosco no Whatsapp
Fale conosco

4- Existe maneira de reduzir o risco de ter estrias

Verdade . Cada pessoa tem uma tendência maior ou menor a ter estrias. Existem diversos fatores que aumentam o risco do aparecimento delas, citamos alguns anteriormente. Desta forma, podemos orientar e acompanhar as pessoas para diminuir o risco do aparecimento das estrias. Um exemplo de ação é o uso de hidratante e o controle do peso .

5. Existe mais de um tipo de estria

estrias laser

Verdade. De modo geral, as pessoas costumam afirmar que existem vários tipos de estrias. Contudo o que existe de fato são estágios e eles se iniciam com a inflamação a partir da ruptura da pele.

No estagio inicial, quando a pele se rompeu por estiramento, o mais comum é se observar na pele a presença de estrias com coloração avermelhada. Sem o tratamento adequado, logo após um tempo a região acaba entrando num processo de cicatrização, sendo comum observar a presença de estrias brancas, que corresponde a um estágio mais avançado do problema.

Desse modo, dizer que existem tipos diferentes de estrias não deixa de ser uma das verdades sobre estrias. Mas, é importante esclarecer que não se trata de tipos e sim estágios em que as estrias surgem no corpo.

6-As estrias só acometem as mulheres 

Mito.  Apesar da prevalência ser muito maior, também acometem os homens. O hormônio feminino tem grande importância no fato das mulheres sofrerem mais com este problema.

7. Estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo?

Verdade. É muito mais comum que as estrias apareçam em certas partes do corpo, tais como as coxas, o quadril, as pernas, os glúteos, a barriga e até mesmo nos braços, mas a verdade nessa lista de mitos e verdades é que podem aparecer em qualquer lugar do corpo.

O que acontece ao aparecer nas regiões comuns citadas é que o armazenamento de gordura corporal nessas regiões normalmente é maior, porém até mesmo o rosto não escapa de ter essas listras chatas marcando, já que elas aparecem a partir do estiramento da pele.

😯 tratamento das estrias não funcionam bem

Mito. A realidade deste problema é que tratar uma estria não é tarefa fácil. Porém, existem alguns tratamentos que são muito eficientes nesta situação. Existem tratamentos que vão desde os peeling ao Laser. O destaque fica por conta do laser de co2 deca, que oferece um resultado diferenciado, já que tem ação profunda na produção de colágeno, com tecnologia para a proteção da pele

9- O resultado do tratamento para estrias vermelha é melhor 

Verdade . Saibam que quanto mais cedo o tratamento é realizado, melhor é o resultado do mesmo. O resultado do tratamento das estrias vermelhas no Rio de Janeiro é muito bom , podendo deixá-las imperceptíveis. Portanto esta é uma das verdades sobre estrias que você deve considerar

10- É possível se livrar das estrias

YouTube video

Mito e Verdade. Depende de alguns fatores, como o tipo de estria, o tempo de surgimento da mesma e o tipo de tratamento indicado. 

Se o tratamento for feito com equipamento de ponta, como o laser de co2, teremos resultados bem melhores. 

Se as estrias forem recentes e de coloração avermelhada é possível que o resultado do tratamento seja maravilhoso e as tornem imperceptíveis.

  Se as estrias são mais antigas e brancas, o tratamento irá suavizar o aspecto e a textura das mesmas.

11- É bom tomar sol nas estrias  

Mito. Na verdade o efeito é negativo, já que o sol resseca ainda mais a pele, e isto aumenta a chance de piorar este problema. 

Outro ponto importante é que o bronzeado que o restante da pele irá adquirir, não ocorrerá nas estrias, fazendo com que as mesmas fiquem mais evidentes.

12. Estrias brancas são mais “antigas” do que as vermelhas?

Verdade. Eis uma verdade entre os mitos e verdades que muitos se questionam e provavelmente você já deve ter ouvido essa afirmação. Sim, as estrias brancas ou esbranquiçadas são mais antigas do que as rosadas ou avermelhadas.

Você provavelmente já reparou que existem diferentes tipos de estrias e elas são diferenciadas por suas cores: as brancas e as mais rosadas. E o que isso quer dizer?  Simples, quer dizer que elas estão na pele a desde momentos diferentes.

O que acontece é que as estrias vermelhas são recentes e tem maior fluxo de sangue pois o corpo está tentando recuperar aquela lesão de colágeno perdido, já as estrias brancas e mais fininhas são as antigas que estão menos inflamadas e provavelmente já cicatrizadas.

13- Nem todas as  gestante terão estrias

Verdade. O aparecimento das estrias depende de alguns fatores, dentre eles o estiramento abrupto da pele que é uma condição relacionada à gestação. Portanto quando se diz que nem toda gestante terá estrias, esta é uma das verdades sobre estrias que tem fundamento. Porém, existem outros fatores que podem ou não estar associados e que determinarão o aparecimento das estrias.

Desta forma, apesar do aumento importante da chance de surgir estrias neste momento, nem todas as mulheres a terão. 

É muito importante que a mulher gestante hidrate bastante a pele e mantenha uma alimentação saudável.  

elementor-template id=”26538″

Fale conosco no Whatsapp
Fale conosco

Veja também os artigos mais recentes:

O que causa estrias e como evitar?

O que são, como prevenir e quais os tratamentos para estrias?

Tratamentos Dermatológicos para Estrias

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?