CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

O que causa estrias e como evitar?

Estrias são marcas na pele que incomodam bastante e podem surgir em qualquer região do corpo. Elas podem aparecer em ambos os gêneros, sendo mais comum nas mulheres. Veja a seguir mais detalhes sobre o que causa estrias e descubra como evitar esse problema que tanto afeta o bem-estar e autoestima das pessoas.

Como prevenir as estrias?

YouTube video

O que causa estrias?

Nossa pele contém fibras elásticas e colágeno presentes na derme que permite a pele se esticar à medida que nosso corpo se desenvolve. Quando ocorre um estiramento excessivo da pele, essas fibras e colágenos se quebram sendo este o motivo principal sobre o que causa estrias.

De modo geral, entre as principais causas das estrias, estão:

  • Alterações abruptas de peso
  • Gravidez
  • Medicamentos (hormônios e corticoides)
  • Doenças como a síndrome de Marfan e a doença de Cushing
  • Fatores genéticos

Consequências de não tratar estrias

O estiramento da pele é o que causa estrias, mas há algo que também merece atenção é o impacto e as consequências de não tratar essas marcas que incomodam e afetam não só a aparência, mas a autoestima e bem-estar de muitas pessoas, principalmente das mulheres.

Continue lendo: o que causa estrias!

Muitas vezes, quem possui estrias aparentes, sentem desconforto ao usar determinadas roupas ou então ao expor a região com estrias e tudo isso afeta drasticamente seu emocional e psicológico.

Além disso, uma vez que a autoestima se encontra prejudicada em razão da aparência que as estrias causam no visual, isso acaba impactando diretamente a rotina de um modo geral, onde muitas pessoas acabam deixando de realizar atividades por conta de incômodos com a aparência do seu corpo em razão das estrias.

Por isso, não se deve banalizar essa condição dermatológica, já que para muitas pessoas o impacto dela é alto, tanto físico quanto emocional e psicológico, podendo perdurar por muito tempo.

Qual é o tratamento mais eficaz para estrias?

A verdade é que não há um tratamento que elimine totalmente as estrias do corpo, tendo em vista que o que causa estrias é o estiramento da pele e que esse gera uma cicatriz, é possível apenas melhorar sua aparência.

Saiba mais: o que causa estrias!

Há dois tratamentos considerados eficazes e, por isso, são muito utilizados no tratamento para estrias. Nesse caso, estamos falando do Laser de CO2 Fracionado e o Peeling de Ácido Retinóico.

Laser CO2 Fracionado

YouTube video

O Laser CO2 Fracionado é um dos tratamentos mais indicados para estrias, ele funciona tratando o que causa estrias a partir de emissão de luz através de partículas bem finas de dióxido de carbono que visam atenuar a aparência das estrias, tratando o problema de dentro para fora e, com isso, trazer uma aparência mais saudável para a pele.

O Laser CO2 Fracionado e pulsado é considerado padrão ouro no tratamento de estrias, pois trata o problema pelo calor e não por queimada. O laser consegue alcançar as camadas mais profundas da pele promovendo o rejuvenescimento e melhorando o aspecto das estrias.

Entenda: o que causa estrias!

Seu resultado varia conforme a gravidade das estrias. Porém, o tratamento é indicado tanto para os casos de estrias novas (avermelhadas), quanto mais antigas (estrias brancas).

O resultado é satisfatório e costuma minimizar bastante o aspecto das estrias, suavizando e proporcionando o bem estar da paciente.

No entanto, vale ressaltar que é a consulta com um profissional dermatologista se faz essencial para que ele encontre o melhor tratamento para cada caso específico.

Peeling de Ácido Retinóico

O Ácido Retinóico é uma substância oxidada da vitamina A e é um produto que ajuda a tratar marcas na pele, tais como estrias, acne e cicatrizes em geral.

A vitamina A ajuda no crescimento e melhora da qualidade do colágeno, o estimulando. Quando é aplicada na pele em forma de Ácido Retinóico ele atua melhorando o aspecto das estrias, principalmente aquelas mais novas em tons rosados.

O Peelilng de Ácido Retinóico alivia o efeito das estrias, reconstruindo o colágeno e diminuindo aquelas mais evidentes e é um tratamento muito indicado para aquelas estrias recentes, já que pode melhorar a o processo de cicatrização e torna-las menos aparentes. Leia mais: o que causa estrias

Como surgem as estrias

YouTube video

Estrias são marcas na pele que incomodam bastante e podem surgir em qualquer região do corpo. Quem sofre com estrias, sabe o quanto esse problema afeta o bem-estar e a autoestima, independentemente da idade. Leia tudo: o que causa estrias

1- A estrias podem aparecer quando a pele se estica rapidamente

Verdade. Sabemos que quando acontece um estiramento abrupto da pele, pode ocorrer o rompimento de fibras de colágeno e elastina, culminando no aparecimento das estrias. Situações como ganhar peso, gestação , estirão da puberdade, dentre outras, fazem com que a pele se estique rapidamente e são exemplos frequentes de aparecimento das estrias.

2- A estria pode ser causada por remédio

Verdade. Alguns remédios como por exemplo a base de corticoides podem ocasionar o aparecimento das estrias. Por isso o paciente deve ser estar sendo acompanhado pelo médico 

2- Existe maneira de reduzir o risco de ter estrias

Verdade . Cada pessoa tem uma tendência maior ou menor a ter estrias. Existem diversos fatores que aumentam o risco do aparecimento delas, citamos alguns anteriormente. Desta forma, podemos orientar e acompanhar as pessoas para diminuir o risco do aparecimento das estrias. Um exemplo de ação é o uso de hidratante e o controle do peso . Saiba mais: o que causa estrias

3-As estrias só acometem as mulheres 

Mito.  Apesar da prevalência ser muito maior, também acometem os homens. O hormonio feminino tem grande importancia no fato das mulheres sofrerem mais com este problema

4-O tratamento das estrias não funcionam bem

Mito. A realidade deste problema é que tratar uma estria não é tarefa fácil. Porém, existem alguns tratamentos que são muito eficientes nesta situação. Existem tratamentos que vão desde os peeling ao Laser. O destaque fica por conta do laser de CO2 deka, que oferece um resultado diferenciado, já que tem ação profunda na produção de colágeno, com tecnologia para a proteção da pele.

5- O resultado do tratamento para estrias vermelha é melhor 

Verdade . Saibam que quando mais cedo o tratamento é realizado, melhor é o resultado do mesmo. O resultado para o tratamento das estrias vermelhas é muito bom , podendo deixá-las imperceptiveis. 

Tem como evitar estrias?

O que causa Estrias Tratamento Laser
Estrias

Sim, existem algumas medidas que você pode adotar para prevenir estrias. São elas:

  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia
  • Mantenha a pele sempre hidratada
  • Adicione alimentos ricos em vitamina A, C e D na sua alimentação
  • Pratique atividades físicas regularmente

Tomando esses cuidados, você diminui as chances de ter estrias.

Leia mais: o que causa estrias

Agora se você já possui estrias, saiba que existem alguns tratamentos que são considerados muito eficazes para esse tipo de problema. Quer saber quais são eles? Então veja nesse artigo completo sobre Prevenção e Tratamento de Estrias que preparamos e informe-se!

Contato:

whats
Fale conosco

Veja também os artigos mais recentes

O que são, como prevenir e quais os tratamentos para estrias?

Tratamentos Dermatológicos para Estrias

Existe tratamento para estrias? Conheça uma das melhores formas de trata-las

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?