Quais são os riscos da depilação a laser?

depilação a laser dói rio de janeiro rj

De uma forma geral, a depilação a laser pode causar vermelhidão variável que melhora em poucas horas. Porém, podem ocorrer reações como irritação, queimadura, manchas, bolhas, crostas, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele.

Mas, calma! Os riscos da depilação a laser vão depender de alguns fatores essenciais na segurança do procedimento, principalmente o tipo de Laser utilizado e a experiência do profissional envolvido.

Resumo

A depilação a laser é um procedimento recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tanto para remoção de pelos, quanto para tratar outros problemas como foliculite ou pelos encravados, por exemplo.  

No geral, este procedimento não oferece riscos à saúde da pele. Sobretudo porque a sua ação não agride os tecidos mais profundos e, portanto, não gera danos ou outras doenças graves à pele.

Mas, vale destacar que existem restrições e cuidados fundamentais que é preciso tomar para evitar manchas ou mesmo queimaduras na pele e que normalmente são repassadas mediante avaliação médicos especializados.

Além da importância de procurar medico especializado, existem diferenças expressivas entre a marcas de laser. O Light Sheer por exemplo, é a marca mais reconhecida há décadas e possui tecnologias que aumentam a eficiência e segurança do tratamento inclusive para pele negra ou bronzeada.

Além disso, existem algumas reações que podem ocorrer após aplicação do laser, mas que desaparecem depois de algumas horas como vermelhidão no local da aplicação, inchaço e um leve desconforto.

riscos da depilação a laser
riscos da depilação a laser

Quais são os riscos da depilação a laser?

YouTube video

Os riscos de efeitos secundários variam consoante o Laser utilizado, o profissional que aplica, o tipo de pele, a cor do pelo, o plano de tratamento e a adesão aos cuidados pré-tratamento e pós-tratamento.

Os riscos da depilação a laser incluem:

Irritação da pele:

É possível sentir desconforto temporário, vermelhidão e inchaço após a depilação a laser. Quaisquer sinais e sintomas desaparecem normalmente dentro de algumas horas ou poucos dias.

Alterações de pigmentação:

A depilação a laser pode escurecer ou clarear a pele afetada.

Estas alterações podem ser temporárias ou permanentes. O grupo de pessoas com maior risco de reação é principalmente formado por aqueles que não evitam a exposição ao sol antes ou depois do tratamento e aqueles que têm pele mais escura.

Raramente, a depilação a laser pode causar:

  • bolhas
  • crostas
  • cicatrizes
  • alterações na textura da pele.

Esses são os riscos da depilação a laser mais acentuados.

A depilação a laser não é recomendada para as pálpebras, sobrancelhas ou áreas circundantes, devido à possibilidade de lesões oculares graves.

A depilação a laser é utilizada para reduzir os pelos indesejados. Os locais de tratamento mais comuns em mulheres incluem as pernas, as axilas, o lábio superior, o queixo e a linha do biquíni. Nos homens são a barba, tórax, abdome e costas. No entanto, é possível tratar os pêlos indesejados em quase todas as áreas, exceto na pálpebra ou na área circundante. A pele com tatuagens também não deve ser tratada.

A cor do pelo e o tipo de pele influenciam o sucesso da depilação a laser. O princípio básico é que o pigmento do pêlo, mas não o pigmento da pele, deve absorver a luz. O laser deve danificar apenas o folículo piloso, evitando danificar a pele.

Por conseguinte, quanto maior o contraste entre a cor do pelo e da pele – pelo escuro e pele clara – resulta nos melhores resultados.

O risco de danificar a pele é maior quando há pouco contraste entre a cor do pelo e a cor da pele, mas os avanços na tecnologia laser tornaram a depilação a laser uma opção para as pessoas com pele mais escura. Saiba mais sobre os riscos da depilação a laser!

A depilação a laser é menos eficaz para as cores de pelos que não absorvem bem a luz: ruivos, louros e brancos. No entanto, estes pacientes podem responder ao tratamento. Nesta situação podemos fazer um teste terapêutico.

Como reduzir os riscos da depilação a laser?

Procurando um profissional qualificado e um Laser eficiente. O médico dermatologista é o mais indicado para fazer o procedimento. Além disso, a tecnologia envolvida faz toda a diferença. Procure saber se o aparelho é regularmente calibrado. Isso diminui as chances de queimaduras e os riscos da depilação a laser. O Laser de diodo LightSheer é o mais recomendado pelos dermatologistas.

Em nosso consultório, cada paciente será avaliado individualmente e terá um acompanhamento específico na preparação da pele. Podem ser usados produtos específicos para que a pele esteja o mais clara possível durante a sessão.

A calibragem correta do aparelho individualizada para cada paciente é fundamental para se obter melhores resultados com mais segurança. Neste quesito, o Light Sheer continua tendo grandes vantagens, já que também faz o resfriamento da pele durante as sessões.

É importante entender que o tratamento seguro requer a união de vários fatores, como acompanhamento por profissional médico e aparelho com tecnologia de ponta. O que vemos hoje, são milhares de clínicas que não seguem esta fórmula e isto acaba aumentando de forma exponencial o risco de tratamentos fracassados e com alto risco.

Devemos ter em mente, que o valor do tratamento não deveria ser o fator mais importante na decisão do paciente em qual clínica irá confiar a sua pele. Os riscos da depilação a laser seriam bastante reduzidos com a escolha correta do paciente. Muitas vezes, o barato sai caro.

Quer saber mais sobre os riscos da depilação a laser? Então aproveite para conferir um conteúdo completo que preparamos sobre o assunto clicando neste link.

riscos da depilação a laser
riscos da depilação a laser

Afinal, depilação a laser faz mal para a saúde? Quais são os riscos da depilação a laser?

Dúvidas como essas são muito comuns, principalmente para quem vai realizar o procedimento pela primeira vez. Se este é o caso, veja a seguir mais detalhes sobre a depilação a laser e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um procedimento médico que utiliza um feixe de luz concentrado (laser) para remover os pelos indesejados.

Durante a depilação a laser, um laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) do pelo. A energia da luz é convertida em calor, o que danifica os sacos em forma de tubo no interior da pele (folículos pilosos) que produzem os pelos. Este dano inibe ou atrasa o crescimento futuro do pelo.

O resultado esperado de um tratamento adequado é uma grande eliminação dos pelos da área. Isto realmente tem influencia de três fatores principais: o profissional quem aplica, a marca do laser e fatores individuais do próprio paciente.

São necessárias algumas sessões de depilação a laser com intervalos mensais. Ao longo do tratamento, o médico poderá aumentar o intervalo entre as sessões, já que pode acontecer da quantidade de pelos já estar bastante reduzida, como também o crescimento dos mesmos estar bem lento.

A depilação a laser é mais eficaz em pessoas com pele clara e pelos escuros, mas pode ser utilizada com sucesso em todos os tipos de pele. Mas fique atento na marca de laser usada.

Saiba tudo sobre os riscos da depilação a laser!

Mitos e verdades sobre depilação a laser

1. Não se deve depilar com cera entre as sessões de depilação a laser. Verdade

Não se deve arrancar os pelos pela raiz, já que o tratamento depende da parte do pelo que está inserido na pele. 

Assim, não se deve depilar a área com cera ou nenhuma técnica que arranque o pelo pela raiz, local de ação do laser.  Pode utilizar a lâmina, tesouras e cremes depilatórios para aparar os pelos. Leia mais sobre os riscos da depilação a laser.

2. A depilação a laser dói muito. Mito

O tratamento sendo realizado por equipamento adequado, profissional apto  e o paciente sendo bem orientado, geralmente as sessões são bem toleradas. Sensibilidade é individual e os pacientes podem usar pomada anestésica antes da sessão.

3. Existe contra-indicação de pele morena e negra para fazer o laser. Mito 

Existem alguns equipamentos que permitem a depilação a laser em peles morenas e negras. O mais importante é procurar um consultório com os equipamentos e médicos especializados para garantir a eficácia e segurança do procedimento. 

4. A eficiência e segurança é parecida entre as clínicas. Mito 

O resultado e segurança são muito variáveis já que existe uma grande ofertas de clinicas que fazem o procedimento. Originalmente, este procedimento era realizado somente por médicos, o que hoje não é mais a realidade. Diminua os riscos da depilação a laser, procure uma clínica dermatológica!

riscos da depilação a laser

Muitos equipamentos também entraram no mercado. Por isto, deve se ter grande preocupação com a escolha correta. A escolha de um médico e de equipamento de ponta como o Light Sheer fazem bastante diferença e diminuem os riscos da depilação a laser.

5. O tratamento com médico sai muito mais caro. Mito

Nem sempre o tratamento com um médico sai mais caro. Normalmente, quando o tratamento é realizado em ambiente mais adequado, acaba sendo necessárias menos sessões, o resultado final costuma ser mais significativo, além do risco de problemas ser bem menor.

Vale lembrar que se houver qualquer intercorrências, o próprio médico o acompanhará. Outra questão que pode ser vista com o profissional, seria a dedução no IR, já que inúmeros pacientes têm doenças ou problemas relacionados com o pelo. Leia mais sobre os riscos da depilação a laser.

6. Não se pode fazer depilação a laser no verão. Mito

O tratamento pode ser realizado em qualquer época do ano. O médico poderá preparar a pele do paciente a partir de orientação e uso de pomadas. Apesar do equipamento que usamos ser apto a tratar peles bronzeadas, é mais seguro e eficiente que seja feito com a pele mais clara .

Os riscos da depilação a laser reduzem bastante com a preparação adequada da pele.

7.  A depilação a laser é indicada para homens? Verdade

Já se foi o tempo em que as mulheres dominavam os tratamentos estéticos. Os homens também têm procurado a depilação a laser para a remoção dos pelos indesejados. 

Os resultados são ótimos, especialmente em regiões onde é difícil conseguir bons resultados em casa, como as costas. Eles podem inclusive fazer barba com laser. A técnica é ideal para aqueles homens que sofrem com foliculite, pelo encravado, acne ou pele sensível.

8. Pessoas com pouco pelo necessitam de apenas uma sessão de depilação a laser. Mito

É impossível remover os pelos em uma única sessão mesmo em pessoas que têm poucos deles, pois o pelo só é destruído durante a fase de crescimento que ocorre a cada 30 dias.

Em média, são necessárias de 6 a 8 sessões de depilação a laser para cada região. O número exato pode variar de acordo com a área depilada, o tom da pele, a cor e a espessura dos pelos, além do objetivo de cada pessoa. Saiba tudo sobre os riscos da depilação a laser.

Peles claras, pelos escuros e grossos geralmente necessitam de menos sessões quando comparamos às pessoas de pele morena ou pelos finos e claros, por exemplo. E vale lembrar que, mesmo depois de encerrar as sessões, em alguns pacientes pode ser necessário realizar reforço do tratamento.

9. Áreas tatuadas não podem ser depiladas. Verdade

Como dissemos acima, o laser utilizado na depilação é guiado pelo pigmento presente no pelo.

Esse pode ser um dos riscos da depilação a laser.

Se aplicada em regiões tatuadas, a técnica pode identificar as cores do desenho, provocando queimaduras no local. O laser pode inclusive alterar a pigmentação da tatuagem, comprometendo o desenho.

Caso você pretenda fazer uma tatuagem, o ideal é realizar a depilação a laser antes. Isso até ajuda no momento de fazer o desenho, já que a pele precisa estar livre de pelos.

No entanto, se você já possui alguma tatuagem e deseja fazer a depilação a laser, não se preocupe. O procedimento pode ser realizado normalmente em volta do desenho. Mais uma vez, é importante procurar um local especializado para que os cuidados necessários sejam realizados.

riscos da depilação a laser
riscos da depilação a laser

Sobre o autor

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

DESCUBRA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!

Faça o TESTE ON-LINE e veja o melhor tratamento para o seu caso.

Duração: 1 minuto | Gratuito

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?