Quais são os riscos da depilação a laser?

depilação a laser dói rio de janeiro rj

De uma forma geral, a depilação a laser pode causar irritação, manchas, bolhas, crostas, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele.

Mas, calma! Os riscos da depilação a laser vão depender de alguns fatores essenciais na segurança do procedimento, principalmente o tipo de Laser utilizado e a experiência do profissional envolvido.

Resumo

A depilação a laser é um procedimento recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tanto para remoção de pelos, quanto para tratar outros problemas como foliculite ou pelos encravados, por exemplo.

No geral, este procedimento não oferece riscos à saúde da pele. Sobretudo porque sua radiação não agride os tecidos mais profundos e, portanto, não gera danos ou outras doenças graves à pele.

Mas, vale destacar que existem restrições e cuidados fundamentais que é preciso tomar para evitar manchas ou mesmo queimaduras na pele e que normalmente são repassadas mediante avaliação em clínica especializada.

Além disso, existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer após aplicação do laser, mas que desaparecem depois de algumas horas como vermelhidão no local da aplicação, inchaço e um leve desconforto.

riscos da depilação a laser

Quais são os riscos da depilação a laser?

Os riscos de efeitos secundários variam consoante o Laser utilizado, o profissional que aplica, o tipo de pele, a cor do pelo, o plano de tratamento e a adesão aos cuidados pré-tratamento e pós-tratamento.

Os riscos da depilação a laser incluem:

Irritação da pele:

É possível sentir desconforto temporário, vermelhidão e inchaço após a depilação a laser. Quaisquer sinais e sintomas desaparecem normalmente dentro de algumas horas.

Alterações de pigmentação:

A depilação a laser pode escurecer ou clarear a pele afetada.

Estas alterações podem ser temporárias ou permanentes. O clareamento da pele afeta principalmente aqueles que não evitam a exposição ao sol antes ou depois do tratamento e aqueles que têm pele mais escura.

Raramente, a depilação a laser pode causar:

• bolhas
  • crostas
  • cicatrizes
  • alterações na textura da pele.

Esses são os riscos da depilação a laser mais acentuados.

Outros efeitos secundários raros incluem o envelhecimento dos pelos tratados ou o crescimento excessivo de pelos à volta das áreas tratadas, especialmente em peles mais escuras.

A depilação a laser não é recomendada para as pálpebras, sobrancelhas ou áreas circundantes, devido à possibilidade de lesões oculares graves.

A depilação a laser é utilizada para reduzir os pelos indesejados. Os locais de tratamento mais comuns incluem as pernas, as axilas, o lábio superior, o queixo e a linha do biquíni. No entanto, é possível tratar os pêlos indesejados em quase todas as áreas, excepto na pálpebra ou na área circundante. A pele com tatuagens também não deve ser tratada.

A cor do pelo e o tipo de pele influenciam o sucesso da depilação a laser. O princípio básico é que o pigmento do pêlo, mas não o pigmento da pele, deve absorver a luz. O laser deve danificar apenas o folículo piloso, evitando danificar a pele.

Por conseguinte, um contraste entre a cor do pelo e da pele – pelo escuro e pele clara – resulta nos melhores resultados.

O risco de danificar a pele é maior quando há pouco contraste entre a cor do pelo e a cor da pele, mas os avanços na tecnologia laser tornaram a depilação a laser uma opção para as pessoas com pele mais escura. Saiba mais sobre os riscos da depilação a laser!

A depilação a laser é menos eficaz para as cores de pelos que não absorvem bem a luz: cinzentos, ruivos, louros e brancos. No entanto, continuam a ser desenvolvidas opções de tratamento a laser para pelos de cor clara.

Como reduzir os riscos da depilação a laser?

Procurando um profissional qualificado e um Laser eficiente. O médico dermatologista é o mais indicado para fazer o procedimento. Além disso, a tecnologia envolvida faz toda a diferença. Procure saber se o aparelho é regularmente calibrado. Isso diminui as chances de queimaduras e os riscos da depilação a laser. O Laser de diodo LightSheer é o mais recomendado pelos dermatologistas.

Quer saber mais sobre os riscos da depilação a laser? Então aproveite para conferir um conteúdo completo que preparamos sobre o assunto clicando neste link.

riscos da depilação a laser

Afinal, depilação a laser faz mal para a saúde? Quais são os riscos da depilação a laser?

Dúvidas como essas são muito comuns, principalmente para quem vai realizar o procedimento pela primeira vez. Se este é o caso, veja a seguir mais detalhes sobre a depilação a laser e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um procedimento médico que utiliza um feixe de luz concentrado (laser) para remover os pelos indesejados.

Durante a depilação a laser, um laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) do pelo. A energia da luz é convertida em calor, o que danifica os sacos em forma de tubo no interior da pele (folículos pilosos) que produzem os pelos. Este dano inibe ou atrasa o crescimento futuro do pelo.

Embora a depilação a laser atrase efetivamente o crescimento do pelo durante longos períodos, geralmente não resulta numa depilação permanente.

São necessários vários tratamentos de depilação a laser para a depilação inicial, podendo também ser necessários tratamentos de manutenção.

A depilação a laser é mais eficaz em pessoas com pele clara e pelos escuros, mas pode ser utilizada com sucesso em todos os tipos de pele. Saiba tudo sobre os riscos da depilação a laser!

Mitos e verdades sobre depilação a laser

1. Não se deve depilar com cera entre as sessões de depilação a laser. Verdade

Não se deve arrancar os pelos pela raiz, já que o tratamento depende da parte do pelo que está inserido na pele.

Assim, não se deve depilar a área com cera ou nenhuma técnica que arranque o pelo pela raiz, local de ação do laser.  Pode utilizar a lâmina, tesouras e cremes depilatórios para aparar os pelos. Leia mais sobre os riscos da depilação a laser.

2. A depilação a laser dói muito. Mito

O tratamento sendo realizado por equipamento adequado, profissional apto  e o paciente sendo bem orientado, geralmente as sessões são bem toleradas. Sensibilidade é individual e os pacientes podem usar pomada anestésica antes da sessão.

3. Existe contra-indicação de pele morena e negra para fazer o laser. Mito

Existem alguns equipamentos que permitem a depilação a laser em peles morenas e negras. O mais importante é procurar um consultório com os equipamentos e médicos especializados para garantir a eficácia e segurança do procedimento.

4. A eficiência e segurança é parecida entre as clínicas. Mito

O resultado e segurança são muito variáveis já que existe uma grande ofertas de clinicas que fazem o procedimento. Originalmente, este procedimento era realizado somente por médicos, o que hoje não é mais a realidade. Diminua os riscos da depilação a laser, procure uma clínica dermatológica!

riscos da depilação a laser

Muitos equipamentos também entraram no mercado. Por isto, deve se ter grande preocupação com a escolha correta. A escolha de um médico e de equipamento de ponta como o Light Sheer fazem bastante diferença e diminuem os riscos da depilação a laser.

5. O tratamento com médico sai muito mais caro. Mito

Nem sempre o tratamento com um médico sai mais caro. Normalmente, quando o tratamento é realizado em ambiente mais adequado, acaba sendo necessárias menos sessões, o resultado final costuma ser mais significativo, além do risco de problemas ser bem menor.

Vale lembrar que se houver qualquer intercorrências, o próprio médico o acompanhará. Outra questão que pode ser vista com o profissional, seria a dedução no IR, já que inúmeros pacientes têm doenças ou problemas relacionados com o pelo. Leia mais sobre os riscos da depilação a laser.

6. Não se pode fazer depilação a laser no verão. Mito

O tratamento pode ser realizado em qualquer época do ano. O médico poderá preparar a pele do paciente a partir de orientação e uso de pomadas. Apesar do equipamento que usamos ser apto a tratar peles bronzeadas, é mais seguro e eficiente que seja feito com a pele mais clara .

7.  A depilação a laser é indicada para homens? Verdade

Já se foi o tempo em que as mulheres dominavam os tratamentos estéticos. Os homens também têm procurado a depilação a laser para a remoção dos pelos indesejados.

Os resultados são ótimos, especialmente em regiões onde é difícil conseguir bons resultados em casa, como as costas. Eles podem inclusive fazer barba com laser. A técnica é ideal para aqueles homens que sofrem com foliculite, pelo encravado, acne ou pele sensível.

8. Pessoas com pouco pelo necessitam de apenas uma sessão de depilação a laser. Mito

É impossível remover os pelos em uma única sessão mesmo em pessoas que têm poucos deles, pois o pelo só é destruído durante a fase de crescimento que ocorre a cada 30 dias.

Em média, são necessárias de 6 a 8 sessões de depilação a laser para cada região. O número exato pode variar de acordo com a área depilada, o tom da pele, a cor e a espessura dos pelos, além do objetivo de cada pessoa. Saiba tudo sobre os riscos da depilação a laser.

Peles claras, pelos escuros e grossos geralmente necessitam de menos sessões quando comparamos às pessoas de pele morena ou pelos finos e claros, por exemplo. E vale lembrar que, mesmo depois de encerrar as sessões, é necessário realizar a manutenção do tratamento.

9. Áreas tatuadas não podem ser depiladas. Verdade

Como dissemos acima, o laser utilizado na depilação é guiado pelo pigmento presente no pelo.

Esse pode ser um dos riscos da depilação a laser.

Se aplicada em regiões tatuadas, a técnica pode identificar as cores do desenho, provocando queimaduras no local. O laser pode inclusive alterar a pigmentação da tatuagem, comprometendo o desenho.

Caso você pretenda fazer uma tatuagem, o ideal é realizar a depilação a laser antes. Isso até ajuda no momento de fazer o desenho, já que a pele precisa estar livre de pelos.

No entanto, se você já possui alguma tatuagem e deseja fazer a depilação a laser, não se preocupe. O procedimento pode ser realizado normalmente em volta do desenho. Mais uma vez, é importante procurar um local especializado para que os cuidados necessários sejam realizados.