Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Prevenção e Tratamento para Rugas de Expressão

Com os anos, o volume facial vai se perdendo. E assim, então, surgem as temíveis rugas de expressão. Num momento, as linhas e marcas não estavam lá, mas em outro dia elas aparecem como mágica. Afinal, nós envelhecemos, nos estressamos, tomamos sol e etc. São vários hábitos que influenciam o surgimento das rugas. Mas, felizmente, existem vários tipos de tratamento para rugas de expressão.

.

Acompanhe esse artigo até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre rugas de expressão. Desde o que são as rugas de expressão, até as causas e quais as melhores formas de prevenção e tratamento para rugas de expressão.

Mas antes, entenda mais sobre como funciona o processo de envelhecimento. Confira!

Dr. Szerman explica sobre Rugas de Expressão:

Como funciona o envelhecimento da pele

Antes de falarmos sobre prevenção e tratamento para rugas de expressão, é importante explicar como funciona o envelhecimento da pele. Quando falamos em envelhecimento da pele, a primeira coisa que vem à mente é o envelhecimento devido ao processo natural. A pele é o maior órgão do corpo e, logo, o que mais reflete os efeitos da passagem de tempo.

Conforme os anos passam, há uma queda na capacidade que as células têm de se renovarem tendo uma redução na produção de elastina e colágeno (responsáveis por oferecerem firmeza e elasticidade à pele), sem contar a diminuição das atividades das glândulas sudoríparas.

Esse processo natural de envelhecimento faz com que os problemas de pele se acentuem. Assim, tudo isso dito acima resulta em que a pele, agora mais fina e ressecada, tenha maior propensão a ter rugas, linhas de expressão, menos brilho, etc.

Além disso, o envelhecimento da pele também pode ser resultado da ação de fatores externos. Ou seja, uma pessoa pode ter a pele com um aspecto cansado, com rugas, manchas, falta de brilho, etc., ou devido à passagem do tempo, ou devido a elementos no ambiente que possam afetar sua pele.

Quando os fatores externos provocam o envelhecimento da pele, dizemos se tratar de envelhecimento precoce da pele. 

Fatores externos que podem contribuir para o envelhecimento precoce da pele

No geral, entre os fatores externos que causam esse efeito, estão:

  • O excesso de consumo de álcool: ele contribui para a produção de radicais livres no organismo, o que leva a esse envelhecimento precoce;
  • Exposição aos raios ultravioleta;
  • O fumo: os fumantes tendem a apresentar marcas mais acentuadas na pele. Mas há ainda outro problema: o fumo reduz o fluxo sanguíneo e, como resultado, tem-se a formação de rugas porque a oxigenação dos tecidos torna-se difícil devido a isso;
  • Poluição;
  • Ganho de peso;
  • Bronzeamento artificial: o bronzeamento artificial é um procedimento condenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois ele causa não apenas o envelhecimento precoce, mas pode ainda causar câncer de pele;
  • O excesso de açúcar no sangue (que pode acrescentar meses de envelhecimento na pele, em especial na área do rosto);
  • Entre outros fatores que colaboram para que a pele envelheça antes do tempo.

Uma coisa importante para se saber é sobre a exposição solar. Os efeitos provocados pelo excesso de sol na pele são cumulativos. Há uma estimativa de que até os 18 anos de idade uma pessoa recebe cerca de 80% da quantidade de sol que necessita.

Isso quer dizer que quando alguém passa minutos e minutos ao sol, vai se acumulando os danos e apenas anos mais tarde o resultado disso vem. É por isso que, além de tudo, recomendamos o uso do protetor solar e exposição moderada ao sol.

Fases do envelhecimento da pele

Para saber como tratar adequadamente cada problema, é importante entender as fases do envelhecimento da pele.

A primeira fase é quando surgem as linhas de expressão e a pele perde o seu brilho. Aqui há uma diminuição do colágeno (importante proteína na pele e que é responsável por sua firmeza e elasticidade) e isso gera a flacidez na pele. Com isso, surgem as linhas de expressão e também as rugas.

Já a segunda fase é quando as rugas tornam-se mais profundas, pois, o colágeno e também a elastina (proteína que forma as fibras elásticas) têm uma drástica queda na produção. O que ocorre aqui é uma flacidez maior e, como consequência, essas rugas mais profundas.

Por fim, a terceira fase consiste na perda do contorno da face e a perda da densidade. Outro problema também é o ressecamento da pele.

Primeiros sinais de envelhecimento da pele

Muitas pessoas acreditam que os sinais do envelhecimento da pele surgem com a idade. Contudo, eles podem aparecer antes disso. Por isso, saber como identificar e tratar estes sinais é um cuidado essencial para manter a pele sempre bonita e jovial. Entre os primeiros sinais do envelhecimento da pele, estão:

  • Linhas de expressão: Costumam aparecer a partir dos 30 anos. Quando não tratadas, evoluem para rugas e tendem a ficar mais profundas.
  • Sardas: Este sinal pode surgir antes dos 20 anos e geralmente aparecem abaixo dos olhos e do nariz.
  • Flacidez: Depois dos 30, homens e mulheres podem apresentar uma perda acentuada na sustentação e elasticidade da pele, o que pode ser facilmente notado em regiões como abaixo do pescoço, por exemplo.
  • Manchas na pele: Como vimos, entre os fatores que provocam o envelhecimento da pele está a exposição excessiva ao sol. Esta exposição pode causar manchas na pele que se não tratadas corretamente podem se tornar permanentes.

O que são Rugas?

tratamento para rugas de expressão

A marca de expressão(ruga ) é um sinal do envelhecimento da pele. Isso acontece porque o corpo perde colágeno, a principal substância responsável por sustentação da pele. A perda de elastina também é associada ao envelhecimento, pois quando perdemos a elastina, a flacidez cutânea aumenta. 

Outra substância responsável pelo envelhecimento é o ácido hialurônico, pois ele faz o preenchimento da pele. Por isso, o tratamento com ácido hialurônico ajuda a tratar diversos tipos de rugas, dentre elas, as linhas de expressão e as rugas faciais, pois ele é um elemento natural do nosso corpo e que pode ser resposto entre as células para garantir a sustentação da pele.

A ruga na testa e a ruga ao redor do olhos (famosa pé de galinha) podem estar associadas com a repetição das expressões faciais ao longo dos anos, alguns exemplos são: 

  • Espremer muito os olhos 
  • Franzir a testa 
  • Sorrir demais 

As expressões faciais não são as únicas responsáveis pelas rugas do rosto, mas a tendência é que, com a repetição dos movimentos, as marcas apareçam. Isso ocorre, pois esses músculos vão, de certa forma, vincando a pele que está logo acima deles. E nesses casos, surgem as famosas rugas dinâmicas ou linhas de expressão.  

As linhas de expressão se acentuam com o passar do tempo e viram o que chamamos de: “pé de galinha”, “ruga na testa”, “marcas no canto boca” ou “linhas no pescoço”.

whats

O que causa as Rugas?  

Os diversos tipos de rugas tem como padrão linhas que marcam a pele e as linhas de expressão percebidas pelo movimento, como: gestos, expressões faciais ou até mesmo em repouso, como no caso das rugas mais profundas.  

Dentre as principais causas de rugas no rosto estão o processo natural de envelhecimento e a exposição ao sol sem o uso de protetor solar.

Mas há ainda aquelas rugas causadas por problemas hormonais, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fumo, etc. Além disso, existem ainda uma série de outros fatores que podem causar o aparecimento das rugas no rosto. Entre eles, estão:

  • A perda de colágeno
  • Estresse
  • Má alimentação
  • Consumo de açúcar em excesso

Além disso, outros fatores como exposição solar, poluição e o tabagismo, também podem contribuir para o surgimento das rugas.

Tipos de rugas

Antes de descobrir como tratar as rugas, é necessário entender os tipos de rugas que existem. Sabendo qual ruga você tem, será muito fácil descobrir o tratamento para rugas adequado para você. Existem três tipos principais de rugas: 

1 – Rugas Dinâmicas

As rugas dinâmicas são as mais comuns e as que mais incomodam. As rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando emitimos alguma expressão, por exemplo: quando fazemos cara de bravo, espanto ou sorriso “pés de galinha”. Elas geralmente aparecem por volta dos 30-40 anos e se aprofundam na pele, de forma gradual, se não forem tratadas.

2 – Rugas Estáticas

As rugas estáticas geralmente aparecem depois dos 40 anos de idade, e como o Dr. Guilherme Szerman explica: 

“Uma ruga estática já foi uma ruga dinâmica algum dia  – Dr. Guilherme Szerman” 

Por isso é extremamente importante o tratamento das rugas dinâmicas, pois se ela não for tratada, acaba evoluindo e se tornando uma ruga estática profunda. E o tratamento de uma ruga estática é mais complexo do que de uma ruga dinâmica. Então é extremamente importante o tratamento e a prevenção o quanto antes. 

Novamente vale a ressalva, sempre busque um profissional ou clínica adequada, e trate o mais rápido possível. O quanto antes começar, mais rápido terá resultados. 

3 – Rugas Gravitacionais

Essas rugas são ocasionadas devido a perda de volume facial com o decorrer da idade e também são conhecidas como bigode-chinês, bulldog e linhas de marionete.  Diferente das Rugas Dinâmicas e Estáticas, as Rugas Gravitacionais muitas vezes começam a aparecer a partir dos 40 ou 45 anos de idade.

Como prevenir as Rugas?

Apesar das rugas representarem um problema de pele multifatorial, existem algumas formas práticas e eficientes de prevenir rugas precoces no rosto. É importante que você trate a sua pele de forma correta e que tenha alguns cuidados, como, por exemplo:  

  • Manter a pele bem hidratada;
  • Usar protetor solar com fator de proteção compatível para sua pele;
  • Evitar o uso de cigarro.

Além dos cuidados acima, também é importante incluir ativos antioxidantes na alimentação como, por exemplo vitamina C, ácido ferúlico e extrato de Blueberry podem auxiliar nesse processo.

Um dermatologista deve sempre te orientar nos melhores cuidados com a pele e na sua rotina antirrugas. Sabemos que a avaliação médica é muito importante para obter resultados seguros, pois o que funcionou com uma pessoa pode não funcionar com você.

Outro tratamento importante é o Botox preventivo. Sabemos que a aplicação do Botox atua de forma preventiva e é considerado um forte aliado na prevenção de marcas de expressão no terço superior do rosto.

Outro fator de prevenção importante é manter uma alimentação saudável, evitando o consumo em excesso de sal e açúcar, pois eles estão associados com o surgimento das rugas.  

Outra recomendação para sua rotina é ter uma vida mais tranquila. Seja ativo, deixe o sedentarismo de lado. Esses cuidados ajudam a prevenir rugas precoces, mas sabemos que o aparecimento das rugas aumenta com o passar da idade.

Estas são, portanto, algumas maneiras de prevenir rugas. Mas, se você já está com o problema e deseja saber como eliminar rugas no rosto, saiba que existem alguns tratamentos capazes de atenuar os efeitos desse problema de pele. 

Qual o melhor tratamento para rugas de expressão?

rugas de expressao

Uma das melhores formas de tratar rugas é ser avaliado por um dermatologista. O dermatologista é o profissional especializado em avaliar e definir o melhor tratamento para rugas de expressão. O primeiro passo é definir o tipo de ruga que você tem, dinâmica ou estática. Além disso, também é importante definir as causas das rugas para indicar os melhores tratamentos para você.  

De modo geral, entre os diferentes tipos de tratamento para rugas de expressão mais indicados está a Toxina Botulínica.

Toxina Botulínica para tratamento para rugas de expressão

Um dos tratamentos mais utilizados e recomendados para tratar as rugas estáticas ou então dinâmicas, como as rugas de expressão, por exemplo, é o uso da Toxina Botulínica. A toxina é bastante utilizada e é uma excelente forma de tratamento e de prevenção para rugas.  

Como funciona?

O tratamento para rugas de expressão por meio da toxina botulínica atua diretamente no músculo e impede que se contraia e resulte na ruga. Ou seja, por meio dele você evita que surjam mais rugas no rosto. A toxina botulínica atua diretamente na causa da ruga de forma bastante eficiente. Já os outros tratamentos podem ter efeitos complementares.

Perguntam muito se pode ser feito o Botox no rosto ? Sabemos que o Botox na testa é a área mais feita, porém essa toxina pode ser usada em todo o rosto e até mesmo no pescoço. Mas o nosso foco aqui é sua aplicação no terço superior do rosto, principalmente ruga na testa. Nesse local, ela atua diminuindo a força dos músculos ali.

Um grande benefício do Botox é que ele garante um aspecto natural da pele. Isso atrai muitas pessoas a aderirem a esse tratamento.

O uso da toxina botulínica para tratamento para rugas de expressão oferece um efeito temporário para as rugas dinâmicas que se localizam ao redor dos olhos, ruga na testa e também na região entre as sobrancelhas.

Quanto tempo dura o tratamento?

Geralmente, o tratamento para rugas de expressão com esse método dura entre 4 a 6 meses. Então, para melhores resultados, é ideal fazer uma nova aplicação depois desse período.

Outro benefício dele é que os resultados são obtidos de forma rápida. Dentro de alguns dias já se notam melhoras na pele.

Quanto custa uma sessão de botox para rugas de expressão?

O Botox tem preço variável e depende do grau de força muscular e consequentemente da quantidade e marca da substância a ser usada. Desta forma, é fundamental que o médico faça uma análise da necessidade de cada paciente.

whats
Fale conosco

Tratamento para Rugas de Expressão com Botox Antes e Depois

tratamento para rugas de expressão

Depoimentos

Ouça o depoimento de pacientes que realizaram o tratamento para rugas de expressão com toxina botulínica na Clínica de Pele e descubra o que eles dizem sobre nossos procedimentos:

tratamento para rugas de expressão com preenchimento

O tratamento das rugas gravitacionais é feito com o preenchimento e reposição de volume facial, com o uso do ácido hialurônico (Md Codes ou harmonização facial). [cta]

Como funciona?

Esse método de preenchimento devolve o volume facial e atua amenizando as rugas estáticas. Você pode utilizar esse tratamento em áreas como maçãs do rosto, queixo, olheiras, bigode chinês, etc.

O MD Codes é uma técnica de preenchimento realizado aqui na Clínica de Pele para tratar as rugas estáticas e gravitacionais.  Ele é feito através do uso do ácido hialurônico que é um elemento natural encontrado em nosso organismo.

Assim como a toxina botulínica, este tratamento para rugas de expressão proporciona um efeito temporário. Mas diferente dela, o preenchimento pode durar um, dois ou muito mais anos, pois o que utilizamos aqui possui elevada reticulação.

Esse procedimento devolve o volume perdido com a idade. Esse preenchimento é realizado com ácido hialurônico, um elemento natural da pele. O preenchimento com o ácido hialurônico também é conhecido como procedimento de harmonização facial.  

Tratamento das Ruas de Expressão com Preenchimento Antes e Depois

8a

Depoimentos

Ouça o depoimento de pacientes que realizaram tratamentos na Clinica de Pele e descubra o que eles dizem sobre nossos procedimentos:

Recomendações antes e após procedimento de toxina botulínica

Antes da realização do tratamento para rugas de expressão não é necessário nenhum tipo de preparação da pele. O que o especialista pode fazer é aplicar a pomada anestésica no local.

Mas é importante que você saiba que esses procedimentos devem ser realizados por profissionais experientes e apenas após uma avaliação em clínica de dermatologia RJ. Desse modo você fará tudo com segurança e certo de que terá os melhores resultados.

Já após a realização do preenchimento ou uso da toxina botulínica é recomendado:

  • Não usar maquiagem;
  • Evitar deitar-se por 6 horas;
  • Não mexer no local onde realizou o procedimento.

Seguindo as recomendações do médico você terá excelentes resultados com o tratamento para rugas no rosto.

Não se esqueça de manter os cuidados básicos e essenciais da sua pele com hidratação, consumir bastante água, usar filtro solar mesmo em dias nublados, fazer limpeza, tonificação, etc.

Aproveite para fazer o teste online gratuito e descubra qual o melhor tratamento para o seu caso!

TESTE ONLINE GRANDE etqgdc

FAQ

O tratamento para rugas dói?

Os pacientes costumam tolerar muito bem o tratamento. É utilizada uma pomada anestésica local antes da aplicação, o que torna o procedimento mais confortável para a maioria dos pacientes.

Precisa de algum preparo da pele?

Não. Pode-se usar um anestésico creme 1 hora antes da sessão.
Após a aplicação da toxina é indicado não usar maquiagem, mexer na região ou deitar-se por 6 horas. Pode-se retornar às atividades físicas já no dia seguinte do tratamento.

Quais resultados devo esperar com o tratamento para rugas?

Os resultados da Toxina botulínica já podem ser vistos a partir de alguns dias após a aplicação. Seus benefícios atingem o ponto máximo entre uma e duas semanas após a aplicação. A duração do tratamento é de aproximadamente entre 4 e 6 meses. Para manter os resultados sugere-se uma nova aplicação após esse período. Após repetidas aplicações, os resultados costumam ser mais duradouros, de forma progressiva.

Se quiser fazer esses tratamentos conosco, saiba que atuamos há mais de 50 anos com dermatologia avançada. Contamos, atualmente, com mais de 45.000 clientes cadastrados.

E além da nossa experiência e confiabilidade, também somos reconhecidos por ministrar treinamentos para outros profissionais da área que reconhecem a seriedade do nosso trabalho.

Como nosso foco é proporcionar o melhor tratamento, atuamos com o tripé: médicos experientes + tratamentos modernos + pacientes bem orientados.

Dúvidas em relação a prevenção ou tratamento para rugas de expressão? Entre em contato conosco que teremos o prazer em lhe orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. 

whats
Fale conosco

Veja também os artigos mais recentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
×