Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

8 Mitos e Verdades sobre Vasinhos

mitos e verdades sobre vasinhos

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Confira nesse artigo alguns dos principais mitos e verdades sobre vasinhos e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Os vasinhos nas pernas são veias tortuosas que medem cerca de 1 mm de diâmetro. Além de causar bastante incômodo visual e gerar impacto negativo na auto estima, também  podem ocasionar  desconforto. 

Dito isso, nesse artigo preparamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre vazinhos nas pernas para você conferir. Boa Leitura!

1- Mitos e verdades sobre vasinhos – As microvarizes tem características  hereditárias

Varizes Laser - mitos e verdades sobre vasinhos
Varizes a Laser na Perna

Verdade. Sabemos que a tendência de ter microvarizes tem um componente hereditário. Quando associado a fatores externos, podem ocorrer de forma mais ou menos intensa o aparecimento dos vasinhos.

2- As microvarizes pioram para quem fica muito em pé ou sentado

Verdade. Os fatores externos que mencionei anteriormente fazem com que a tendência se aflore. Um dos fatores mais conhecidos é o ato de ficar na mesma posição por muito tempo, o que dificulta a circulação sanguínea e acumula sangue nas veias. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos mostram uma prevalência média de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres. Quanto mais idoso maior a prevalência sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes.

Receba tudo por E-mail

Ao enviar este Formulário você está de acordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade e Proteção de Dados

3- Mitos e verdades sobre vasinhos – As mulheres e homens têm a mesma chance de ter microvarizes

Mito. Sabemos que as mulheres têm uma tendência muito maior de ter microvarizes do que os homens. Isto pode ser explicado por fatores hormonais, como também o uso de anticoncepcionais. 

4- Usar salto ou calça apertada causam microvarizes

Mito. Estudos realizados sobre estes assuntos não confirmaram a relação destes fatores com o aparecimento de microvasos .

Entre em contato

5- Mitos e verdades sobre vasinhos – O Tratamento das microvarizes são eficientes 

Verdade. O resultado de qualquer tratamento médico é sempre individual, existem pacientes que irão melhorar mais e mais rápido do que outros. Com o desenvolvimento de tecnologias a laser no combate às microvarizes, a eficiência do tratamento deu um salto. 

 Temos que lembrar que o paciente, na imensa maioria das vezes apresenta uma tendência e por isto poderá fazer outros tratamentos  caso surjam novos vasos defeituosos.

6- Os tratamentos das microvarizes são muito desconfortáveis

Mito. Hoje, já temos uma grande evolução nos tratamentos de microvarizes. 

 Obviamente, a resposta à dor é individual, porém a grande maioria tolera muito bem o tratamento. No caso do laser, podemos preparar o paciente mais sensível com pomada anestésica e um jato de ar gelado na hora da aplicação .

 7- É perigoso secar os vasinhos

Mito. Existem muitos lugares que fazem tratamento, principalmente a Escleroterapia. Todos os métodos podem ter complicações, e por isso é fundamental que o paciente procure um médico experiente. 

 Quando o tratamento é realizado por um médico experiente e com produtos, materiais e tecnologia diferenciados, o risco de eventos adversos reduzem consideravelmente.  

 8- Mitos e verdades sobre vasinhos – Os vasinhos voltam depois de um tratamento

 Mito. Os tratamentos bem feitos de uma forma geral apresentam bons resultados, apesar do tratamento dos vasinhos não ser de certa forma fácil  Por isso pesquise bem onde você fará o tratamento. Pode ter certeza que isto faz diferença. 

 Temos que lembrar que a imensa maioria dos pacientes que apresentam este problema tem uma tendência a produzir os vasinhos. Fatores individuais  interferem no controle deste problema, e alguns  pacientes acabam por produzir vasinhos novos que necessitarão de tratamento. 

  Podemos concluir que o objetivo do tratamento e acompanhamento é o controle e redução significativa dos vasinhos. Quando os vasinhos aparecem tempo depois do tratamento, muitos destes são vasinhos novos e não a volta dos anteriores.

Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes

Prevenção e Tratamento de Varizes a Laser

Vasinhos nas pernas: tratamento para microvarizes

Tratamentos para Varizes a Laser

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?