Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Perguntas sobre acne

mitos e verdades sobre acne

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Veja nesse artigo algumas das perguntas sobre acne mais comuns e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre esse problema que afeta a autoestima de homens e mulheres!

A acne é considerada a doença cutânea mais prevalente na população, afetando a imensa maioria dos adolescentes e parte da população adulta, principalmente as mulheres.

 A acne representa um problema sério que afeta e não só compromete a saúde da pele, mas principalmente o bem-estar e autoestima de homens e mulheres de qualquer idade, em especial os adolescentes. Quando deixa marcas, compromete a qualidade de vida a longo prazo.

 1. Perguntas sobre acne – O que é a acne?

 Segundo definição da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) acne é o resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”. Somando-se a isso, ocorre também aumento da colonização bacteriana. 

 Ou seja, a acne nada mais é do que uma inflamação cutânea gerada pelo aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Ocorre então, obstrução dos folículos pilosos por conta da oleosidade, células mortas, como também pelo aumento da  queratina presente na superfície da pele, provocando o surgimento de espinhas.

 2. Perguntas sobre acne – O que causa a acne?

 O processo pelo qual a acne se desenvolve está relacionado às alterações hormonais que os adolescentes experimentam. Os receptores existentes nas glândulas sebáceas são ativados de forma mais expressiva nesta situação e como consequência, ocorre um aumento da produção de sebo.

 Ao mesmo tempo, ocorre também aumento da produção da queratina, que é uma proteína presente na pele, e desta forma ocorre obstrução dos folículos pilosos. Esta situação promove um aumento da proliferação bacteriana (Cutibacterium acnes ) aumentando o processo inflamatório e infeccioso.  

 Esta situação se dá de forma individual e variável, e tem como consequência o aumento da oleosidade da pele e aparecimento de cravos e espinhas em níveis variados. Podemos observar casos mais leves e superficiais como também casos mais graves com comprometimento profundo, gerando quadros mais sérios de cicatrizes.

Entre em contato

 3. Quais fatores pioram a acne?

 O problema da acne é multifatorial, isto é, se desenvolve com a associação de vários fatores.

 Sabemos que a predisposição genética é um fator importante no desenvolvimento da doença. É muito comum observarmos alguns fatores que influenciam na piora da acne:

  Período menstrual, disfunção hormonal, Stress, exposição excessiva ao sol, alimentação rica em gordura e açúcar, uso de algumas medicações e suplementos, dentre outros.

  Um fator importante que não podemos esquecer de comentar é o hábito de colocar a mão no rosto ou espremer espinhas.

  Como tratar a acne?

 O tratamento da acne deve ser pensado sempre de forma individual e de acordo com as características encontradas em cada paciente. 

 O tratamento dermatológico será prescrito e pode ser associado a procedimentos como os peelings. 

 A associação normalmente é mais indicada por oferecer ao paciente uma resposta mais rápida e eficiente.  

Receba tudo por E-mail

Ao enviar este Formulário você está de acordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade e Proteção de Dados

 4. Perguntas sobre acne – Como o peeling age?

 Basicamente, os peelings se dividem em:

 O Peeling de cristal é um peeling físico e faz uma limpeza e esfoliação na pele. Tem efeito na renovação celular e na preparação da pele para receber um peeling químico. A ação combinada confere resposta mais rápida e eficaz. 

 O peeling químico, atua como remédio na pele e existem vários tipos de produtos. Os peelings de ácido retinóico, cimel  e ac. Salicílico  são os tratamentos mais indicados para casos de Acne.

 Seus efeitos auxiliam no controle da produção de sebo, da oleosidade e queratina na pele, desobstruindo os poros e tratando o  problema das espinhas de dentro para fora.

 5. Quais os resultados devo esperar com o tratamento?

 Sabendo que a fisiopatologia da acne é complexa e engloba diversos fatores, incluindo o componente hereditário, precisamos entender que o objetivo de qualquer tratamento é o controle da doença e prevenção das sequelas que a mesma pode deixar.

 Desta forma, o tratamento dermatológico diário  visa fazer um  controle gradativo  da oleosidade e diminuição do aparecimento das acnes. 

 Os peelings por sua vez, tem uma ação mais concentrada, fazendo com que ocorra uma resposta mais eficiente e rápida, proporcionando também resultados na melhora da qualidade da pele e das marcas mais superficiais. 

Tratamento para Acne Antes e Depois

Veja abaixo algumas fotos do Antes e Depois de pacientes que realizaram tratamento para acne na Clinica de Pele no Rio de Janeiro:

ACNE 6
ACNE 9
ACNE 2

 6. Perguntas sobre acne – Como prevenir a acne?

 Falamos anteriormente de fatores que pioram a acne, e desta forma, podemos agir no controle destes fatores.

 O paciente deve: evitar botar a mão na pele ou espremer espinha, evitar exposição solar excessiva, lavar o rosto em demasia, evitar comer determinados tipos de alimentos, evitar usar cosméticos inapropriados para a sua característica de pele, evitar uso de determinados suplementos.

 No caso da acne, o paciente deve   sempre procurar um médico para fazer o acompanhamento o mais cedo possível. Desta forma, podemos diminuir de forma considerável o aparecimento das temíveis cicatrizes de acne.

Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes:

As cicatrizes de acne podem ser removidas?

Cicatriz de espinha: Causas, Como Prevenir, Tratamentos. Saiba Mais!

Tratamentos Dermatológicos para Acne Ativa

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?