Hoje irei falar para vocês sobre as perguntas e respostas sobre melasma mais frequentes.
O melasma é um problema de pele cada vez mais comum e afeta a qualidade de vida dos homens e mulheres. Estima-se que a prevalência seja entre 10% e 30% da população.
Essas manchas amarronzadas podem surgir tanto na face quanto em outras áreas do corpo. Na maioria das vezes, prejudicam não só a saúde da pele, mas a autoestima de quem sofre desse problema. Vamos lá!
Perguntas e Respostas sobre Melasma – Qual a causa do melasma?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma não possui uma causa definida, porém existem vários fatores associados.
Além da predisposição genética influenciar no surgimento desta doença, a exposição solar à luz visível e o calor são desencadeantes do escurecimento da pele.
Fatores hormonais, o uso de anticoncepcional e gestação apresentam grande relação com este evento.
Como se inicia o melasma no rosto?
De modo geral, o melasma surge quando há um aumento da atividade dos melanócitos em nossa pele e, por consequência, produzem o excesso de melanina, gerando a pigmentação.
Ou seja, o escurecimento no rosto é causado pelo aumento da produção da melanina, que é o pigmento da pele.
Existem diversas situações que agem como um gatilho para o surgimento da mancha. O gatilho é bastante individual e variável.
Pode ser uma exposição solar excessiva, um calor excessivo, alterações hormonais, dentre outros. A mancha tem formatos irregulares e bem definidos, são geralmente simétricas.
Ao longo do tempo, elas evoluem, aumentam e se tornam mais escuras. A evolução é muito pessoal e depende de diversos fatores.
Vale ressaltar que o melasma também pode acometer outras áreas além do rosto, como o pescoço, colo e braço.
Perguntas e Respostas sobre Melasma – Por que o melasma não tem cura?
Ainda não temos pleno conhecimento sobre esse tipo de doença. Porém, já sabemos que está ligada a uma tendência que determinado grupo de pessoas apresenta.
A tendência individual, infelizmente, não conseguimos eliminá-la e sim controlá-la. Sabemos que vários são os fatores que influenciam na piora da mancha e como ocorre esse escurecimento da pele.
Desta forma, existem vários tratamentos médicos voltados para ajudar o paciente no clareamento e controle da mancha.
Perguntas e Respostas sobre Melasma- Quais são os tipos de melasma?

O melasma pode ser classificado como dérmico, epidérmico ou misto. O epidérmico ocorre quando a formação da melanina se deposita apenas na epiderme, ou seja, na parte mais alta da pele, na camada mais superficial.
O melasma dérmico ocorre em uma camada mais profunda da sua pele. Essa camada está localizada abaixo da epiderme, sendo um pouco mais difícil de ser tratada. O melasma misto ocorre quando o depósito da melanina acontece nas duas camadas.
Qual o melhor tratamento para melasma?
A primeira etapa é procurar um médico. A partir daí será feita uma análise do problema.
O tratamento é individualizado como resultado também. Temos que lembrar que estamos lidando com uma doença crônica que depende de vários fatores associados.
Existem alguns caminhos que podem ser feitos no tratamento do melasma. O tratamento dermatológico faz parte do processo em todas as etapas. Neste momento serão definidos de que forma e quais produtos, como por exemplo protetor solar, deverão ser usados.
Além do tratamento dermatológico, existem procedimentos que devem ser feitos somente pelo médico para ajudar ainda mais em nosso objetivo.
Em nosso consultório fazemos diversos tipos de procedimento. Fazemos alguns tipos de peeling e fazemos também um laser frio para o melasma.
Perguntas e Respostas sobre Melasma – Como atuam os peelings?
Trabalhamos com diversos tratamentos de peeling no consultório. Exemplo, melané, sinel, cosmelan, que é um produto extremamente específico.
Eles são peelings químicos que atuam de dentro para fora. Além da renovação celular, eles promovem diversos efeitos no controle da produção e transferência da melanina para a pele.
Desta forma atuam no controle da produção da mancha e o selinho no clareamento.
Como atua o laser de CO2?
Nós trabalhamos com o CO2 Decatouch. É um laser frio e um procedimento extremamente avançado e seguro no controle e tratamento do melasma.
Isso porque ele aplica baixos níveis de luz na área a ser tratada, promovendo a ruptura da mancha e regeneração da pele. E o melhor, sem gerar nenhum calor.
De forma mais simples, é um laser profundo que atua na camada mais profunda da pele. Por isso ele trata todos os tipos de melasma. A recuperação da pele se dá em torno de 5 dias e o paciente deve seguir as orientações e a receita. Não é necessário repouso neste momento.
Perguntas e Respostas sobre Melasma – Como o tratamento para melasma evolui?
Os peelings costumam oferecer um bom resultado para as manchas mais superficiais. São extremamente importantes para o controle da produção da melanina em qualquer tipo de melasma.
O grande benefício de alguns tipos de peeling que trabalhamos está na sua eficiência, segurança e comodidade. O laser é mais indicado para manchas mais profundas e resistentes. São necessárias menos sessões e o resultado do clareamento é muito mais rápido.(6:14)
Vale ressaltar que praticamente todos os tipos de laser geram calor e tem propensão maior a efeito rebote. O que não é o caso do CO2 Deca-Touch, que é uma tecnologia fria de ação de laser.
Quais resultados devo esperar?
O resultado depende sempre de uma resposta individual e não podemos almejar uma pele perfeita.
Sabemos que o melasma é uma doença crônica, na qual o paciente tem uma tendência à pigmentação. Vários são os fatores que fazem o melasma piorar. No entanto, trabalhamos, como já falei, com peelings e lasers específicos para este tratamento.
De uma forma geral, o clareamento se dá de forma importante e satisfatória e conseguimos controlar a pigmentação na grande maioria das pessoas.
Com os milhares de pacientes já tratados ao longo de muitos anos, podemos informar que a imensa maioria dos pacientes ficam muito satisfeitos com o resultado final.
Contato:
A Clínica de Pele é especializada em tratamentos dermatológicos no Rio de Janeiro há mais de 60 anos, desde 1969. O Dr. Szerman possui mais de 20 anos de experiência e dá aulas para outros médicos.
