Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Dermatologista: Tudo o que você precisa saber sobre essa especialidade!

Você sabia que as doenças de pele, que podem ser facilmente tratadas por dermatologistas, estão entre as maiores causas de incapacitação no mundo? Foi isso que relatou uma pesquisa da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Essa pesquisa foi realizada com dados de uma revisão em todo o mundo dos registros de hospitais e também consultando pesquisas que foram realizadas nesse sentido entre dos anos de 1980 até 2013.

O fato é que as doenças de pele podem afetar a autoestima e também a produtividade.

Por isso que a Dermatologia Clínica é tão fundamental hoje em dia. É muito importante passar a dar valor ao que a pele precisa, não enxergando mais isso puramente como algo estético.

Os problemas que podem acometer a pele são muitos. E quanto mais cedo eles forem identificados e tratados pro um dermatologista, melhor é.

Esse diagnóstico feito de maneira precoce pode evitar o surgimento de problemas de pele, evitar a progressão de outros existentes e proteger sua saúde como um todo.

Mas claro que se um problema já existe, o dermatologistaindicará o melhor tratamento para solucioná-lo.

Acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro de tudo que envolve a Dermatologia Clínica!

Dermatologia Clínica em 3 minutos – Dr. Szerman Explica:

O que é a dermatologia Clínica?

A Dermatologia Clínica é uma especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a pele e seus anexos, como cabelos, mucosas e unhas. Seu objetivo consiste em orientar e promover todos os cuidados necessários para garantir ao paciente o melhor resultado no seu tratamento, com conforto e segurança.

O dermatologista é responsável pelo diagnóstico de doenças que acometem unhas e cabelos, mucosas e também auxilia na manutenção da beleza. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

A história da Dermatologia moderna começa na Europa, entre século XV e XVI, onde clínicos começam a se interessar por problemas cutâneos. O primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian.

Veja algumas doenças que o dermatologista trata: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos (alopecia), micoses (dermato-fitoses), hanseníase (lepra), câncer da pele, etc.

O que é dermatologia estética?

dermatologia estética também é conhecida como cosmiatria é uma área de estudo da dermatologia que cuida especificamente das situações que trazem prejuízos estéticos para a pele do paciente.  

Esses prejuízos estéticos acontecem em diversas faixas etárias, desde a adolescência até a fase adulta. Mas o que significa isso para a dermatologia estética? Continue lendo e descubra.

O que é prejuízo estético?

Para a dermatologia estética os prejuízos estéticos da pele compreendem a aparência pouco saudável dela. Isso equivale, por exemplo: a coloração ou diferença na textura.  

Também é possível avaliar alguns aspectos da pele tais como: pele sem viço, pele oleosa ou pele ressecada. Os prejuízos estéticos também englobam os sinais da pele, como descamação, manchas, erupções irregulares ou cicatrizes. Todos esses são considerados prejuízos estéticos.

Como é feito o tratamento?  

Dermatologia Clínica
Dermatologia Clínica

Todo tratamento na Dermatologia Clínica e estética é feito por um médico dermatologista. Somente o dermatologista pode avaliar a pele e realizar uma anamnese completa no paciente. O dermatologista também indica as ferramentas mais adequadas para cada prejuízo estético.  

É importante ressaltar que o dermatologista que trabalha com medicina estética é um médico que está atento à saúde global do paciente. Ou seja, ele não avalia somente os aspectos estéticos, avalia o paciente na totalidade.

médico dermatologista sempre avalia se existem outras patologias que  interferem na parte estética do paciente. Por isso, a dermatologia estética não foca somente na estética.

De um modo geral, o tratamento compreende uma avaliação da saúde do paciente como um todo pelo dermatologista e depois foca em melhorar os aspectos da pele.  

Existem diferenças entre o dermatologista e o esteticista  

Quando falamos de Dermatologia Clínica e estética é comum algumas pessoas associarem os cuidados da pele, unhas e cabelos com cuidados estéticos. Mas é importante compreender as diferenças entre o trabalho dermatológico estético e o da esteticista de maneira geral.

O médico especialista em dermatologia e medicina estética é um dermatologista que estudou o corpo humano por inteiro, por 6 anos e posteriormente se especializou precisamente para diagnosticar e tratar a pele, os cabelos e as unhas.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia esse profissional é capaz de trabalhar na manutenção da beleza da pele. Então é possível que ele trate: acne, por exemplo.

A Dermatologia Clínica abrange milhares de doenças e condições que devem ser tratadas exclusivamente na área médica, como micoses, vitiligo, psoríase, câncer de pele, etc.

Já a esteticista é uma profissional formada em estética por curso técnico ou profissionalizante. De modo geral a esteticista pode atuar em procedimentos como: limpeza de pele, aplicação de alguns cremes cosméticos, depilação, maquiagem, massagens, drenagens linfáticas, visagismo (corte de cabelo) e outros, além  de auxiliar os pacientes na indicação de tratamentos médicos específicos.

Para um tratamento de pele a indicação é sempre procurar por um dermatologista. 

whats
Fale conosco

Por que investir em tratamentos na Dermatologia Clínica?

Os tratamentos na Dermatologia Clínica oferecem diferentes benefícios para a saúde da pele. Com eles, os médicos podem:

 

Sinais clínicos 

Sinais de que você deve procurar um consultório de Dermatologia Clínica no Rio de Janeiro: 

Principais tratamentos na dermatologia clínica RJ

Basicamente, existem vários tratamentos na dermatologia clínica, uma vez que há variados problemas de pele. Porém, os tratamentos mais buscados hoje em dia são os voltados para problemas como acne, cicatrizes, manchas na pele e rejuvenescimento.

 E para cada um desses problemas há um ou mais tratamentos eficazes. Falamos “um ou mais” porque há casos em que, por exemplo, pode ser feito um tratamento para acne e cicatrizes com Peeling e Laser. Assim, cabe analisar o problema do paciente e em seguida propor as melhores soluções e combinações de tratamentos.

Vamos conferir mais sobre isso a seguir.

Tratamentos na dermatologia clínica para cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne são uma das coisas mais incômodas na pele, especialmente para jovens e adolescentes. Surgem devido ao ato de espremer as espinhassol demasiado e graus elevados da acne.

Para quem não sabe, a acne, segundo definição da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) é o resultado de um “processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”.

É comum que as marcas apareçam na região da bochecha, contudo elas podem acometer a testa e o queixo. Esse é um problema que afeta negativamente a autoestima de quem sofre com as cicatrizes de acne.

A boa notícia é que existe um tratamento na Dermatologia Clínica eficiente para as cicatrizes de acne. Desde cremes, tratamentos com peeling, Laser e entre outros.

Dr. Szerman explica sobre cicatrizes de acne:

Tratamento de peeling para cicatrizes de acne

Vamos falar agora um pouco sobre o tratamento com peeling para as cicatrizes de acne.

peeling trata-se de um tratamento químico da Dermatologia Clínica, no caso da acne deve ser aplicado por todo o rosto.

Esse procedimento atua fazendo o clareamento das cicatrizes de acne e das manchas. Existem outros benefícios para sua pele como o controle da oleosidade, prevenção de espinhas e de cravos.

Como funciona o peeling químico?

Os peelings químicos são feitos com a aplicação de ácidos como: Ácido Salicílico, por exemplo. A atuação do peeling é de dentro para fora.

Basicamente, o peeling remove as camadas superficiais da pele e faz com que a pele se regenere, produzindo uma nova camada. É por isso que esse tratamento, além de cicatrizes de acne, ajuda nos casos de rugas linhas de expressão.

Mas, é necessário que você se consulte um especialista para saber quantas sessões deverá fazer de peeling. Um médico experiente em cicatrizes de acne avaliará o seu caso e te orientará sobre o pós-procedimento de peeling, valores e cuidados.

Tratamento com Laser de CO2 para cicatrizes de acne

O tratamento com Laser de CO2 atua por meio do calor e pode ser aplicado tanto na área afetada, como no rosto inteiro. Normalmente, o laser é feito de forma mais intensa nas áreas com cicatrizes e de forma mais branda no restante do rosto.

Como funciona

O Laser de CO2 da Deka que se usa na Dermatologia Clínica atua com calor para estimular a produção do colágeno e não por queimadura. Assim, você tem sua pele renovada por meio de um procedimento que gera pouco desconforto.

O Laser da Clínica de Pele é diferente dos outros disponíveis no mercado, pois é fracionado e pulsado. Quer ver um exemplo da diferença do nosso Laser para outros??? Veja como fica a pele do paciente com o Laser de CO2 apenas fracionado:

Dermatologia Clinica1
Laser Fracionado Antes e Depois

A maioria dos Lasers hoje disponíveis no mercado é apenas fracionado, mas o que usamos em nossa clínica é pulsado e fracionado. Percebe como é importante você estar aqui aprendendo sobre esse tratamento?

Isso significa que o nosso Laser é capaz de enviar calor para a camada mais profunda da pele de maneira eficaz. Com isso, há aumento na produção de colágeno e a melhora na aparência da pele. Não precisamos queimar sua pele!!

Antes e depois cicatrizes de acne

A seguir você pode conferir algumas fotos de antes e depois dos nossos pacientes em tratamento para cicatrizes de acne feito aqui em nossa clínica:

Dermatologia Clinica antes e depois
Cicatriz de Acne Antes e Depois
Dermatologia Clinica antes e depois 1
Cicatrizes de Acne Antes e Depois

Depoimentos

Tratamentos na dermatologia clínica para Melasma

O Melasma é um problema de pele muito comum e que afeta a qualidade de vida de homens e mulheres. Essas manchas amarronzadas podem surgir tanto na face quanto em outras partes do corpo. E na maioria das vezes prejudicam não apenas a saúde da pele, mas a autoestima de quem sofre com esse problema de pele. Por isso, buscar os melhores meios para Prevenção e Tratamento do Melasma é sem dúvida o caminho mais indicado para uma pele e vida mais saudável.

Atualmente, existem vários procedimentos recomendados para prevenção e tratamento do melasma. Mas, no geral, entre os procedimentos que se aplicam nesse tipo de tratamento estão a aplicação de laser frio e o peeling químico. Também é possível combinar o tratamento com o uso de outros peelings, como o dermamelan, melanesse e cosmelan.

Essas são substâncias que possuem comprovação científica para tratamento de manchas e podem agir em diversos tons de pele, pois possuem uma absorção rápida.  

Vale destacar ainda que os métodos de prevenção e tratamento do melasma são realizados com o objetivo de clarear, assim como estabilizar a pigmentação da pele e evitar que o melasma volte a surgir.

Além disso, o tipo de tratamento varia conforme o grau de comprometimento da pele. Conheça agora um pouco mais sobre os principais tipos de tratamento para melasma da atualidade.

Dr. Szerman explica sobre Melasma:

Peeling para Melasma

O Peeling é um procedimento indicado na prevenção e tratamento do Melasma, assim como de outras manchas na pele. Além de promover a regeneração da pele, o peeling também estimula a produção de colágeno que dá mais firmeza à pele. 

Além disso, o peeling atua no controle da produção da Melanina e, consequentemente, da mancha. Os Peelings mais recomendados para tratar o Melasma são  os Peelings de Melanesse, Cosmelan e Cimel.

Como funciona?

Basicamente, no peeling químico aplica-se agentes clareadores sobre a pele. Como resultado, promove o clareamento, além de estimular a produção de pele nova, por assim dizer. 

Os agentes que fazem parte da substância utilizada no Peeling afetam a produção ou a transferência da melanina. E com essa esfoliação e renovação da pele, bem como da diminuição da produção e transferência da melanina, então as manchas vão sendo atenuadas de forma gradativa. Ou seja, a cada sessão de peeling o paciente vai notando os resultados.

O processo de prevenção e tratamento do melasma pode ser complementado com creme clareador de melasma. Não existe o melhor clareador de melasma, a resposta de cada paciente é individual e por isto é importante o acompanhamento médico.

whats
Fale conosco

Laser de Co2 para Melasma

O Laser frio é um procedimento extremamente avançado notratamento do melasma. Isso porque ele aplica baixos níveis de luz na área a ser tratada, promovendo a ruptura  da mancha e regeneração da pele. E o melhor, sem gerar calor.

Ou seja, o laser frio trata a pele sem provocar queimaduras na região. Além disso, este é um tratamento que minimiza as chances de ocorrer o efeito rebote na pele, ou seja, o retorno, às vezes até pior, daquilo que está sendo tratado, o que é comum em outros tratamentos. 

Como funciona?

O Laser de CO2 funciona no modo frio que não gera ondas de calor sobre a pele. Trata de forma profunda, reduzindo os depósitos de melanina e suavizando as manchas profundas com mais rapidez e segurança.

É importante que você busque um profissional reconhecido e recomendado para realizar esse tratamento para melasma e ter bons resultados. Assim, a gente sempre recomenda que você pesquise bastante antes, pois pessoas com melasma possuem uma pele mais sensível e requerem cuidado especial.

Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o Laser de CO2, um tipo de laser de baixa potência considerado padrão ouro no tratamento de melasma.

Antes e depois melasma

A seguir você pode conferir algumas fotos de antes e depois dos nossos pacientes em tratamento para melasma feito aqui em nossa clínica:

Dermatologia Clinica antes e depois 2
Foto de Melasma Antes e Depois

Veja também algumas fotos de antes e depois do tratamento para cicatrizes de acne feito aqui em nossa clínica:

Dermatologia Clinica antes e depois.jpg1
Foto de Cicatrizes de Acne Antes e Depois

Depoimentos

Tratamentos na dermatologia clínica para rejuvenescimento facial

Os problemas de pele são um grande incômodo e se intensificam quando são na região do rosto, pois é a região mais visível. Parece que existe um ímã que chama os olhares para as regiões da pele com algum tipo de problema como rugas, linha de expressão e etc.

Os problemas estéticos impactam negativamente a autoestima do paciente, diminuindo a confiança e afetando o lado social. Muitas mulheres evitam sair muito de casa por se sentirem inseguras com sua pele.

Não podemos evitar que a pele envelheça, mas existem maneiras de amenizar os sinais e regenerá-la. E assim, mulheres e homens buscam por alternativas para manterem a pele sempre com o aspecto jovem e bonito. 

Existem muitos tratamentos estéticos para o rejuvenescimento do rosto e corpo, alguns são seguros e possuem ótimos resultados. Nós trouxemos os mais eficazes para tratar o rosto e manter sua pele bem saudável. Confira!

Dr. Szerman Explica sobre Rejuvenescimento Facial:

Laser de Co2 Fracionado

O rejuvenescimento a Laser é um dos mais eficazes tratamentos e que ainda traz muitos benefícios para sua pele.

Mas antes de mais nada, é importante chamar a atenção para a importância dos tratamentos precoces. E, ainda, falar que não é apenas o avanço da idade que afeta sua pele, mas fatores como excesso de exposição ao sol, problemas com acne, etc., também podem deixar sua pele com uma aparência envelhecida.

Mas com o tratamento a Laser é possível melhorar a aparência da pele da face e de outras áreas do corpo. Ele é um dos mais eficazes tratamentos em todo o mundo nesse sentido.

Rejuvenescimento em 3 minutos. Dr. Szerman explica:

O que é o rejuvenescimento a laser?

Quando o assunto é estética, o Laser de CO2 Fracionado é o mais indicado procedimento não cirúrgico. E além dele oferecer resultados maravilhosos para o rejuvenescimento, ele ainda ajuda a melhorar a aparência da sua pele tratando problemas como:

  • Manchas;
  • Estrias;
  • Olheiras;
  • Cicatriz de acne e manchas de acne;
  • Flacidez;

Outra vantagem é que esse tratamento oferece resultados gradativos, logo, a cada sessão você notará os resultados na melhora da aparência e no rejuvenescimento da pele.

Como o Laser funciona no rejuvenescimento da pele?

O uso do Laser de CO2 Fracionado atua na pele reduzindo a aparência das linhas finas que ficam ao redor dos olhos, na região da testa, boca, entre outras. Esse tratamento age também contra os chamados “pés de galinha” que se formam na sua pele.

O Laser é um aparelho baseado numa ação chamada de “fototermólise seletiva”. Essa fototermólise seletiva parte do princípio de que há algumas partes do corpo que captam mais e menos calor.

Com isso, há um feixe luminoso que atingira um determinado alvo que o atrai, por exemplo: melanina (atuando na remoção dos pelos ou contra manchas na pele), a hemoglobina (atuando nos vasos), a água (atuando na pele, aqui vem ao caso o rejuvenescimento da pele), etc. Tais feixes atingem esse alvo e o aquecem e destroem segundo o objetivo do tratamento.

E os raios do Laser podem atingir a camada mais superficial da pele ou a mais profunda, dependendo da tecnologia utilizada e do que se objetiva.

Rejuvenescimento facial depoimentos

Ouça o depoimento de pacientes que realizaram tratamento para rejuvenescimento facial com Laser CO2 na Clínica de Pele e descubra o que eles dizem sobre nossos procedimentos:

Rejuvenescimento facial Antes e Depois

Veja a seguir o Antes e Depois de pacientes que realizaram procedimentos para rejuvenescimento facial com Laser CO2 Fracionado na Clínica de Pele:

Tratamentos para Rejuvenescimento Facial antes e depois 4
Laser CO2 Antes e Depois

Toxina botulínica (Botox)

O tratamento por meio da toxina botulínica atua diretamente no músculo e impede que se contraia e resulte na ruga. Ou seja, por meio dele você evita que surjam mais rugas no rosto. A toxina botulínica atua diretamente na causa da ruga de forma bastante eficiente. Já os outros tratamentos podem ter efeitos complementares.

Como funciona?

No caso do rejuvenescimento do rosto, a toxina é administrada por injeções e em pequenas doses.

O tratamento age como um bloqueador neuromuscular e inibe a contração de maneira total ou parcial. Com essa inibição, logo, as rugas (pés de galinha) e linhas de expressão são atenuadas.

Contudo, mesmo sendo eficaz contra as rugas e linhas de expressão, ela é um tratamento preventivo. Isso quer dizer que tal procedimento podeser feito antes da formação de linhas e de vincos na pele.

O que queremos dizer é que esse tratamento deve ser feito logo quando surgem as rugas. Aos primeiros sinais dele você deverá procurar um dermatologista e conversar com ele sobre o tratamento preventivo.

Rejuvenescimento facial com botox depoimentos

Ouça o depoimento de pacientes que realizaram tratamento para rejuvenescimento facial com Botox na Clínica de Pele e descubra o que eles dizem sobre nossos procedimentos:

Rejuvenescimento facial Antes e Depois

Veja a seguir o Antes e Depois de pacientes que realizaram procedimentos para rejuvenescimento facial com toxina botulínica na Clínica de Pele:

rugas na testa
Botox Antes e Depois

Preenchimento com ácido hialurônico (MD-Codes)

Para rejuvenescer a pele tendo um aspecto mais natural. Isso é possível com o preenchimento com ácido hialurônico.

ácido hialurônico está presente no corpo humano e em animais. Isso quer dizer que ele é um componente natural. A função dele no corpo é fornecer:

  • Elasticidade para a pele
  • Sustentação para os tecidos
  • Tratar rugas e linhas de expressão

Como funciona?

Com o tempo a pele perde seu volume e o contorno da face é afetado. Isso é algo normal da idade, acontecendo uma “inversão”.

Quando uma pessoa é jovem o seu rosto possui um contorno que lembra um triângulo com a ponta para baixo, mas com a idade isso vai mudando e agora se tem o formato de um triângulo com a ponta para cima.

Basicamente, o que o tratamento com o ácido hialurônico é devolver o volume perdido em determinadas áreas do rosto. Ele ajuda a devolver esse contorno harmonioso. 

Rejuvenescimento facial depoimentos

Ouça o depoimento de pacientes que realizaram tratamento para rejuvenescimento facial com ácido hialurônico na Clínica de Pele e descubra o que eles dizem sobre nossos procedimentos:

Rejuvenescimento facial Antes e Depois

Veja a seguir o Antes e Depois de pacientes que realizaram procedimentos para rejuvenescimento facial com ácido hialurônico na Clínica de Pele:

dermatologista - harmonização
Harmonização Facial Antes e Depois

Faça agora mesmo nosso TESTE ONLINE GRÁTIS e descubra o melhor tratamento para o seu caso!

TESTE ONLINE GRANDE etqgdc

A importância de contar com um bom profissional

O dermatologista é imprescindível tanto para o diagnóstico de problemas de pele quanto para quem deseja realizar procedimentos estéticos.

Muitas pessoas não dão a devida importância para problemas que acometem a pele. Alguns até acabam se automedicando e o que resulta é na piora do problema. Somente um dermatologista pode realizar um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento mais adequado e seguro.

A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo uma média de dois metros quadrados de área num adulto. Logo, ela deve ser tratada devidamente. 

Mas não é importante apenas ter o acompanhamento de um dermatologista, mas de um dermatologista qualificado. 

Como escolher uma Clínica para fazer tratamentos dermatológicos?

Na hora de escolher uma clínica para realizar tratamentos dermatológicos inúmeros fatores devem ser considerados. Entre os principais estão: 

  1. A experiência dos médicos na área e reputação da empresa; 
  2. Os métodos e equipamentos utilizados; 
  3. Indicações de amigos e familiares que já realizaram o procedimento e ficaram satisfeitos. 

A Clínica de Pele trabalha há 50 anos com os melhores equipamentos e profissionais da área. Quer saber mais sobre nossos tratamentos? Então agende agora mesmo uma avaliação!

whats
Fale conosco

Veja também os artigos mais recentes:

Dr. Ronaldo Szerman
CRM 5213366-9

Dr. Guilherme Szerman
CRM 5276961-4

Dr. Waldemar Szerman
CRM 5270032-0

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
×