Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Prevenção e Tratamento para Queda de Cabelo

Saiba agora tudo o que precisa sobre as principais formas de Prevenção e Tratamento para Queda de Cabelo e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!!!

A queda de cabelo é uma condição natural muito comum. Em média, uma pessoa costuma perder cerca de 112 fios por dia. No entanto, quando a queda do cabelo ocorre de forma excessiva é importante ficar atento.

Se perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade após penteá-los ou lavá-los, ou que estes estão se tornando mais finos ou escassos, você deve fazer uma consulta dermatológica.

Mas, não se preocupe, confira as principais dúvidas sobre queda de cabelos agora. Boa Leitura!

Queda de cabelo em 3 minutos. O Dr. Szerman explica:

Quando a queda de cabelo é algo normal?

Queda de cabelo alopecia 3 mioz6w

Em épocas do ano como outono e inverno, onde o clima está mais frio, é normal haver queda de fios, mas uma queda razoável.

Ou seja, em dias mais frios caem alguns fios a mais do que cairiam durante o verão, mas isso, a princípio, não é motivo para alarde.

Como há falta de sol e as pessoas costumam tomar banhos mais quentes e demorados, isso pode favorecer a queda. Mas caso caiam fios em excesso, então é hora de procurar um especialista.

Ainda, pode haver queda dos fios durante o verão devido ao contato com piscina, mar e o sol, gerando agressão do couro cabeludo.

Quais as causas da queda de cabelo?

Boa parte das quedas de cabelo são devido ao processo de envelhecimento ou a genética (se um pai sofre com queda, então há grandes chances do filho também sofrer com isso). Mas nem por isso significa que você deve menosprezar o problema.

Há muitas soluções para quem sofre de alopecia hereditária ou com queda devido ao envelhecimento.

Mas o fato é que, além dessas duas, existem muitas outras causas para a queda de cabelo que é algo que acomete homens e mulheres também. Confira a seguir algumas das principais causas.

Estresse

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo e ainda pode piorar a queda, se por acaso ela existia por outra razão. Lembrando que o estresse causador da queda pode ser tanto físico quanto mental.

É importante,  neste caso, buscar por soluções para levar uma vida mais leve e tranquila.

Gravidez

Por conta de alterações hormonais, as mulheres grávidas podem perder muito cabelo. Mas isso é algo raro, sendo que os casos mais comuns são de queda de cabelo após o parto.

Tudo isso acontece devido a alterações hormonais que podem afetar os fios e deixá-los mais fracos. É importante conversar com um dermatologista sobre isso.

Hipotireoidismo

A tireoide é um uma glândula importantíssima para a produção de hormônios essenciais para o funcionamento de alguns órgãos.

Quando há um problema com essa glândula, então esses hormônios não são produzidos em quantidades suficientes e, como resultado, há carência daqueles que são fundamentais para o crescimento e saúde dos fios. O que acontece a seguir, infelizmente, é a queda do cabelo.

Uso de medicamentos

Outra das causas da queda de cabelo é o uso de medicamentos como antidepressivos ou os para regular a pressão. Sempre que for usar algum tipo de medicamento leia a bula, um dos efeitos colaterais pode ser a queda de cabelo.

Anticoagulantes e alguns tipos de anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo, também podem causar queda. E, ainda, o uso de anticoncepcionais também contribui para desenvolver ou agravar esse problema capilar.

Alterações hormonais

Veja que falamos que as alterações hormonais após e durante a gravidez podem afetar os fios e acontece o mesmo quando se há alterações hormonais por um e outro motivo. Consulte sempre um dermatologista se apresentar uma queda severa de cabelo.

Cigarro

Sim, além dos diversos malefícios do cigarro para a saúde, ele ainda pode trazer danos ao cabelo. Homens que fumam tem muito mais chances de terem essa rarefação.

O cigarro possui substâncias tóxicas que são altamente prejudiciais aos cabelos também. Acontece que essas substâncias fazem com que os vasinhos que enviam nutrientes essenciais até a raiz dos cabelos se estreitam, impedindo o processo e, como consequência, enfraquecendo e causando a queda dos fios.

Tratamento oncológico e queda de cabelo

Alguns tipos de tratamento oncológico farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se dividir.

Os cabelos começam a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Findo o tratamento, o crescimento capilar se reinicia.

Baixo nível de ferro no sangue

A deficiência de ferro também pode levar à queda de cabelo. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro.

Mulheres que têm período menstrual de volume ou duração prolongada também podem desenvolver esta deficiência.

A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais e pode ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham a substância.

Grandes cirurgias e doenças crônicas

Qualquer pessoa que se submete a uma cirurgia de grande porte pode perceber queda dos cabelos de 1 a 3 meses após o procedimento cirúrgico, esses são os problemas mais comuns entre essas pessoas.

Esta condição se reverte espontaneamente em poucos meses, o que não ocorre nos casos de doenças crônicas.

whats

Tipos de Queda de Cabelo

Basicamente, existem 3 tipos de queda de cabelo. São elas:

Alopecia Androgenética

Esta causa da queda de cabelo é a mais frequente e recorrente entre homens (50%) e mulheres (25%). A queda capilar androgenética geralmente afeta a parte superior e frontal do couro cabeludo.  

A causa dessa queda de cabelo é uma condição fisiológica e que na maioria das vezes é consequente de uma herança genética. A Alopecia Androgenética deve ser cuidada e tratada o mais rápido possível, pois muitas vezes ela resulta em uma perda permanente do cabelo.

Alopecia de Areata

A causa está diretamente ligada aos fatores emocionais, com ênfase no estresse.  Esta alopecia se apresenta com quedas repentinas e geralmente em áreas circulares e reduzidas. Ela é bastante recorrente na barba, cílios, sobrancelhas ou no couro cabeludo. 

Alopecia de Tração

A alopecia de tração é muito frequente em mulheres, pois a causa é o uso constante de tranças ou penteados que “apertam”. As regiões majoritariamente afetadas são as laterais do couro cabeludo, franja, nuca e atrás das orelhas.

Prevenção da queda de cabelo

A queda de cabelo pode acometer homens e mulheres. Está ligada a diversos fatores, mas principalmente às condições genéticas. É importante ressaltar que no caso dos homens, o hormônio andrógeno masculino pode estar associado a queda de cabelo.  

A melhor forma de prevenir a queda de cabelo é promovendo os cuidados necessários com os fios diariamente, o que inclui:

  • Higiene adequada dos fios, já que esta é uma prerrogativa para um cabelo saudável. Cabelos lavados com pouca frequência acumulam sujeira, oleosidade e resquícios de poluição. Isso entope os folículos capilares e dificulta a nutrição dos cabelos, impedindo que cresçam adequadamente.
  • O cabelo molhado é mais frágil, e deve-se evitar pentes, escovas e fricção intensa com toalhas nessa situação.
  • Comece a pentear o cabelo rente ao couro cabeludo e deslize até as pontas dos cabelos, para distribuir o óleo dos folículos seja distribuído homogeneamente ao longo do fio. Prefira pentes e escovas macias.
  • Evite os penteados que tracionam intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Se possível, alterne com os cabelos soltos, pois esses penteados podem provocar quedas.

Tome os devidos cuidados com os cabelos e previna-se da queda de cabelo precoce!

Quais os tratamentos mais recomendados para a queda?

Atualmente o mercado capilar está em desenvolvimento constante, com isso, surgiram vários tratamentos para cada tipo de queda de cabelo. Contudo, os melhores e mais bem falados tratamentos do mercado para queda de cabelo são o MMP Capilar e o Laser Capilar!

O que é MMP capilar?

A Microinfusão de Medicamentos na Pele, ou MMP, é um procedimento clínico não cirúrgico considerado eficaz no tratamento da queda de cabelo.

Por meio desse tratamento minimamente invasivo, é possível inserir medicamentos ativos na região a ser tratada. E, dessa forma, estimular o crescimento capilar. Tudo de maneira simples, segura e eficaz.

Como o MMP capilar funciona?

Queda de cabelo

Basicamente, o MMP capilar funciona realizando micro-infusão nas camadas mais superficiais do couro cabeludo. E promovendo a introdução de medicamentos que infiltram na área afetada. Como resultado, observa-se um estímulo ao metabolismo e a melhora da oxigenação do couro cabeludo, fortalecendo o crescimento dos fios.

A medicação utilizada no tratamento é definida pelo especialista e varia conforme cada caso. Mas, no geral, envolvem vitaminas, bloqueadores enzimáticos e fatores de crescimento.

Indicações

MMP Capilar funciona no tratamento do afinamento e perda de fios. Deste modo, indica-se esse procedimento especialmente nos casos de Calvície. Além disso, este procedimento também se aplica no pré ou pós transplante capilar.

O tratamento pode ser feito tanto por homens quanto por mulheres, independente da idade. Mas, é importante contar com diagnóstico médico adequado. Isso porque o procedimento não é indicado para pessoas que apresentem distúrbios de coagulação.

Quanto tempo dura o MMP Capilar?

Em regra, o tratamento de MMP Capilar deve ser feito uma vez por mês, durante 3 meses e, após isso, realizar manutenções a cada 3 ou então 6 meses, a depender de cada caso.

Existe contraindicação para MMP Capilar?

As contraindicações no tratamento de MMP Capilar são as mesmas que qualquer medicamento injetável. Na dúvida, o ideal é consultar um médico para solicitar os devidos esclarecimentos sobre o procedimento.

whats

Posso fazer MMP Capilar junto com outro procedimento?

Geralmente, a técnica de MMP Capilar pode ser aplicada juntamente com outros tratamentos capilares a fim de potencializar os resultados.

MMP Capilar Antes e Depois

Veja a seguir imagens do Antes e Depois de pacientes tratados com mmp capilar na Clínica de Pele:

mmp capilar funciona queda de cabelo uqub2h A jzj94n

Depoimentos

Veja a seguir alguns depoimentos de pacientes que realizaram procedimentos na Clínica de Pele:

Tratamento com Laser Capilar – O que é?

Laser capilar é um dos tratamentos mais indicados para queda de cabelo também. Na Clínica de Pele utilizamos o Laser capilar LLLT chamado de Low Level Laser Therapy.  

tratamento com laser capilar consiste em um procedimento que utiliza luz de baixa intensidade para estimular o fluxo sanguíneo na região e auxiliar no fortalecimento dos fios capilares.

Este tratamento é considerado um excelente recurso terapêutico contra calvície e queda de cabelo.

Como o tratamento com o Laser Capilar funciona?

O procedimento com o Laser Capilar é realizado com o uso de um capacete que emite 69 feixes direcionados.

Esses feixes atuam na região do couro cabeludo aumentando o fluxo sanguíneo e trazendo os nutrientes essenciais para a região. Como resultado, o paciente tem o fortalecimento dos fios e a estimulação do crescimento naquele local.

Mas o Laser Capilar ainda oferece outro benefício que é ajudar a evitar que os fios saudáveis caiam.

O procedimento é indolor e os pacientes notam os resultados já com 2 ou 3 meses de tratamento. Para resultados satisfatórios é recomendado que se façam de 6 a 12 sessões com o Laser Capilar com intervalos de 15 dias.

Indicações e benefícios do tratamento com Laser Capilar

Basicamente, o tratamento com laser capilar é uma abordagem indicada para quem deseja tratar a queda capilar. Além disso, este procedimento também é recomendado para reduzir progressivamente a calvície, tanto masculina, quanto feminina.

Isso porque o tratamento a laser ajuda a interromper a queda dos fios, sem comprometer a estrutura dos cabelos presentes na cabeça.

Como este tratamento também proporciona uma cicatrização rápida, ele também é indicado no pós-operatório de pessoas que se submeteram a transplante capilar.

Vale ressaltar ainda que o tratamento com laser capilar também serve para auxiliar no tratamento de problemas como dermatite seborreica, por exemplo.

Cuidado durante o tratamento a Laser

Cuidado com a exposição solar excessiva. O paciente que passa pelas sessões de Laser capilar, pode seguir suas atividades de rotina normalmente.

Visto que o Laser é um tratamento seguro e não oferece risco de queimadura ou nenhum efeito colateral. Mas lembre-se que esse procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista. 

Queda de cabelo: Antes e Depois

Veja a seguir a evolução de pacientes que realizaram tratamento para queda de cabelo na Clínica de Pele:

tratamento para queda de cabelo

Depoimentos

Veja a seguir alguns depoimentos de pacientes que realizaram Laser Capilar para queda de cabelo:

FAQ

Quanto custa uma sessão de MMP capilar?

Os preços variam muito com alguns fatores, como extensão do problema, medicamentos indicados e número de sessões. Por isso, o ideal para definir este orçamento é fazer uma avaliação com o especialista.

Quantas sessões de MMP Capilar precisa?

O número de sessões pode variar muito de acordo com a dimensão e tipo do problema a ser tratado. De modo geral, protocolos mais conservadores costumam indicar uma sessão mensal por 3 meses na fase intensiva e depois sessões de manutenção a cada 3 ou 6 meses. 

A duração das sessões gira em torno de 45 minutos e o intervalo entre elas deve ser de, pelo menos, 20 ou 30 dias.

Como é a recuperação do MMP Capialr?

Além de saber como o MMP capilar funciona, outra dúvida comum acerca deste procedimento é sobre como ocorre a recuperação.

Mesmo sendo uma técnica segura e minimamente invasiva, é importante que o paciente tome alguns cuidados após o procedimento, como: 

  • Evitar lavar o cabelo no dia da sessão, podendo usar o shampoo de costume após o primeiro dia; 
  • Não se expor a radiação solar direta por 2 a 3 dias após a aplicação; 

Após o tratamento, é normal que o local apresenta certa vermelhidão. Essa reação é esperada e costuma se dissipar gradativamente em pouco tempo. Caso alguma outra reação surja no pós-procedimento, o ideal é procurar o dermatologista imediatamente. 

Quando aparece o resultado do tratamento com MMP Capilar?

Mesmo havendo evidências de que MMP capilar funciona, não é possível dar um prazo exato de quando os resultados irão começar a aparecer. Afinal, cada organismo reage de uma maneira. Mas, quanto mais cedo o tratamento começar, melhores e mais rápidos serão os resultados!

Quais resultados devo esperar com o tratamento para queda de cabelo?

O paciente observa, respectivamente, a redução da queda capilar, o espessamento dos fios e o crescimento de novos fios de cabelo. O nosso acompanhamento dermatológico é oferecido durante todo o tratamento e os resultados têm sido bem satisfatórios.

Como o tratamento evolui?

Após uma avaliação sobre a causa e a origem da alopecia através de uma avaliação médica dermatológica, será desenvolvido um plano de tratamento e a prescrição específica de medicamentos e o uso do Laser Capilar serão recomendados de acordo com cada caso.

Portanto, o tratamento é diferenciado para cada paciente, mas sempre com o objetivo de prolongar a vida dos folículos pilosos.

Pode ser feito através do uso tópico (local) de remédios no couro cabeludo (como por exemplo: o minoxidil) ou através de medicamento por via oral (como a finasterida ou a dutasterida) além das sessões de Laser 69 beams.
No uso de Lasers, existem duas fases de tratamento: intensiva e de manutenção.

Na fase inicial são recomendadas, idealmente, 1 ou 2 sessões semanais por um período de 2 a 3 meses.

Caso queira saber mais sobre tratamento com laser capilar ou mmp capilar, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

whats

Veja os artigos mais recentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
×