Os vasinhos nas pernas são veias tortuosas que medem cerca de 1 mm de diâmetro.
Esses vasos sanguíneos, visíveis a olho nu (conhecidos também como microvarizes, telangiectasia ou aranhas vasculares), são mais comuns nas mulheres e em quem tenha a pele clara. Eles são linhas numa coloração vermelha mais fraca, mas há ainda aqueles num aspecto com saliência e mais arroxeadas, como cachos de uvas.
O fato é que esse é um problema incômodo do ponto de vista estético e, ainda, que causa outros incômodos como coceira.
Hoje aqui, esclarecemos algumas coisas sobre esse problema de pele, falaremos sobre as principais causas e sobre o tratamento.
Vasinhos nas pernas: Dr. Szerman Explica:
Qual a diferença entre vasinhos e varizes?
É comum que algumas pessoas confundam os vasinhos nas pernas com varizes, pois se tratam do mesmo problema.
O que difere as varizes dos vasinhos é o tamanho. Enquanto as varizes são maiores que 3 mm (e afetam vasos mais profundos), os vasinhos chegam a medir, em média, 1 mm (podendo, em casos raros, chegar a 3 mm) e são mais superficiais.
Uma pessoa pode ter sim varizes e microvarizes ao mesmo tempo, mas o que não pode acontecer é um vasinho virar uma variz. E isso porque a veia onde se forma o vasinho e a veia onde se forma a variz dá-se em locais distintos e através de estruturas diferentes.
Os vasinhos surgem apenas nas pernas?
Não, os vasinhos podem surgir nas pernas e também no rosto, especialmente em áreas como pescoço, nariz e nas extremidades inferiores e superiores, por exemplo.
Mas quando esses vasinhos surgem em outras áreas do corpo, como no colo ou na face, então podem estar relacionados à exposição excessiva ao sol, por exemplo. Mas há ainda aqueles que surgem em outras áreas e são resultado de alguma doença cardiovascular grave ou doenças reumáticas como osteoartrite, fibromialgia, osteoporose, etc.
Quais as principais causas dos vasinhos nas pernas?
Existem muitas causas para o surgimento dos vasinhos, porém o fator genético é a causa mais comum. Se uma mãe já teve esse problema, por exemplo, então há consideráveis chances da filha também. Assim, a predisposição familiar é a maior causa.
Mas outros fatores que desencadeiam esse problema são a idade avançada, o excesso de peso, ficar por muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, há ainda uma maior predisposição para quem é do sexo feminino, trombose, doenças como insuficiência cardíaca e doença no fígado que aumentam a pressão na região do abdômen, etc.
Outras causas dos vasinhos são:
- Permanecer de pé por muito tempo numa mesma posição;
- Uso de anticoncepcional ou de algum outro tipo de hormônio para evitar gravidez;
- Consumir álcool;
- Gravidez: na gravidez há um aumento do volume na área da barriga e, por conta disso, há uma diminuição do retorno venoso nas pernas e isso pode desencadear microvarizes.
Existem outras causas, mas essas são as mais comuns.
Veja no vídeo abaixo mais algumas das dúvidas comuns sobre varizes nas pernas:
Qual o tratamento para os vasinhos nas pernas?
É importante que você seja avaliado por um especialista para identificar se trata-se de vasinhos nas pernas ou varizes. O tratamento precoce é a melhor opção.
Mas devido as microvarizes serem mais uma condição genética, não é possível evitá-las sempre. Mas é possível sim retardar o seu surgimento ou atuar na prevenção.
O recomendado é que se tenha uma vida saudável, pratique atividades físicas (a fim de estimular o fluxo sanguíneo) e evite fumo e excesso de álcool.
Ter esses hábitos saudáveis ajuda a prevenir hipertensão e diabetes, que são dois problemas que também influenciam no surgimento das microvarizes.
Já na questão do tratamento, atualmente o método muito eficaz para os vasinhos nas pernas é o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm. Esse tratamento é reconhecido em todo o mundo e pode tanto ser feito nas pernas quanto no rosto.
O Laser Harmony Nd: Yag 1064nm chega como alternativa melhor ao antigo método de escleroterapia com agulhas. Sendo esse muito mais eficaz e seguro. Mas é importante relatar que ele não é indicado em peles negras ou bronzeadas ou para tratar varizes.
Como o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm funciona?
O Laser Harmony é indicado especialmente para as microvarizes tipo teia de aranha. Esse tratamento é aprovado pelo F.D.A e pela ANVISA. E funciona atingindo os vasos dilatados destruindo-os por meio do calor. Mas acontece tanto dos vasos serem destruídos como também deles diminuírem até que se suavizem.
Para resultados mais satisfatórios, o recomendado é que o paciente faça uma média de 8 sessões com intervalos de 30 dias entre elas. Mas isso é apenas uma média, pois como sempre reiteramos aqui: cada caso é um caso e cada organismo reage de um modo.
Mitos e verdades sobre microvarizes
Os vasinhos nas pernas são veias tortuosas que medem cerca de 1 mm de diâmetro. Além de causar bastante incomodo visual e gerar impacto negativo na auto estima,tb podem ocasionar deconforto
1- As microvarizes tem características hereditárias
Verdade. Sabemos que a tendência de ter microvarizes tem um componente hereditário. Quando associado a fatores externos, podem ocorrer de forma mais ou menos intensa o aparecimento dos vasinhos.
2- As microvarizes podem piorar para quem fica muito em pé ou sentado
Verdade. Os fatores externos que mencionei anteriormente fazem com que a tendência se aflore. Um dos fatores mais conhecidos é o ato de ficar na mesma posição por muito tempo, o que dificulta a circulação sanguínea e acumula sangue nas veias.
3- As mulheres e homens têm a mesma chance de ter microvarizes
Mito. Sabemos que as mulheres têm uma tendência muito maior de ter microvarizes do que os homens. Isto pode ser explicado por fatores hormonais , como também o uso de anticoncepcionais.
4- Usar salto ou calça apertada causam microvarizes
Mito. Estudos realizados sobre estes assuntos não confirmaram a relação destes fatores com o aparecimento de vasinhos nas pernas .
5- O tratamento das microvarizes são eficientes
Verdade. O resultado de qualquer tratamento médico é sempre individual, existem pacientes que irão melhorar mais e mais rápido do que outros. Com o desenvolvimento de tecnologias a laser no combate aos vasinhos nas pernas, a eficiência do tratamento deu um salto. Temos que lembrar que o paciente, na imensa maioria das vezes apresenta uma tendência e por isto poderá fazer outros tratamentos caso surjam novos vasos defeituosos.
6- Os tratamentos para vasinhos nas pernas são muito desconfortáveis
Mito. Hoje, já temos uma grande evolução nos tratamentos de microvarizes. Obviamente, a resposta à dor é individual, porém a grande maioria tolera muito bem o tratamento. No caso do laser, podemos preparar o paciente mais sensível com pomada anestésica e um jato de ar gelado na hora da aplicação .
Como é o procedimento? Como ele atua contra os vasinhos nas pernas?
É aplicado um gel gelado na área que será tratada e em seguida faz-se uso do Laser que tem sua ponteira direcionada para essa área, atingindo cada um dos vasinhos nas pernas com os disparos. Mas a ponteira vai pegando individualmente cada vaso dilatado e assim se segue até o final delas.
A luz do Laser vai até as camadas profundas da pele e é imediatamente absorvida pela hemoglobina presente ali. E essa luz converte-se em calor que coagula o sangue e destrói ou atenua os vasinhos.
Conforme você for realizando as sessões, então os resultados ficam muito mais nítidos. É por isso que em apenas uma sessão não é possível obter os melhores resultados.
Qual o valor do tratamento para vasinhos nas pernas?
O tratamento geralmente é bem tolerado pelos pacientes, mas pode ser prescrito um anestésico creme para ser usado antes das sessões a fim de que o paciente tenha mais conforto.
Aqui na Clínica de Pele – Dr. Szerman nós ainda utilizamos um resfriador de pele (Freddo) que é um ar gelado específico para diminuir o desconforto durante os tratamentos estéticos. Com isso, o que você sentirá é apenas um pouco de calor na região tratada.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse problema e sobre o tratamento, entre em contato com a gente.
Se quiser agendar uma visita em nossa clínica, basta clicar no botão abaixo que será direcionado ao nosso contato por WhatsApp.
Veja também os artigos mais recentes:
Prevenção e Tratamento de Varizes a Laser