Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

O que são cravos? Saiba tudo aqui!!!

Os cravos estão entre os problemas de pele mais comuns que existem. E que afetam pessoas de todas as idades e gêneros. Tanto que existem inúmeros produtos e procedimentos que visam minimizar o surgimento de cravos na pele. Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o que são cravos no rosto.

E você sabe exatamente do que se tratam estes comedões? Qual a diferença entre cravos brancos e pretos? Ou ainda como surgem os cravos ou como tratar de cravos na pele?

Veja nesse artigo mais detalhes sobre o que são cravos, tipos, diferenças, como surgem e os melhores tratamentos para cravos no rosto. Confira!

O que são cravos?

Para quem deseja saber o que são cravos, se trata de lesões de acne que surgem no rosto, especialmente na região da testa, nariz e queixo. Eles se apresentam como pontinhos pretos ou brancos na pele do rosto. E mesmo sendo algo comum na adolescência, os cravos também podem aparecer em diferentes fases da vida. 

De modo geral, os cravos são assintomáticos e incomodam apenas por sua aparência. Mas, dependendo do tipo de cravo ou quando não tratados adequadamente, eles podem evoluir para um quadro de acne e vir a causar dor e sensibilidade na região. 

O que é cravo branco e preto?

Tão importante quanto saber o que são cravos é entender que não existe um só tipo. Na verdade, os cravos podem ser classificados da seguinte forma: 

  • Cravos brancos: Este é um tipo de cravo de difícil remoção que se forma dentro da pele, em poros que estão recobertos pela queratina que nosso organismo produz. Em razão disso, os cravos não entram em contato com o ar e não oxidam, o que faz com que eles mantenham a cor esbranquiçada.
  • Cravos pretos: São pontinhos mais escuros, que se formam em poros não cobertos por pele, apenas por sebo. Sua aparência escura se dá por causa da oxidação que acontece quando o material acumulado nos poros (células mortas, queratina ou sebo) entra em contato direto com o ar. É importante ressaltar que outras substancias armazenadas nos poros, como restos de maquiagem também contribuem para essa coloração e para uma piora do quadro. 

Qual a diferença entre cravo e comedão?

Muitas pessoas ficam na dúvida se cravo e comedão tem diferença. Na verdade, os comedões são pontinhos escuros ou brancos no rosto popularmente conhecidos como cravos. Eles surgem com o aumento na produção de sebo, que gera a obstrução dos poros.

Por que surgem os cravos?

o que são cravos

De modo geral a formação de um cravo está relacionada ao entupimento de um poro. A gordura ou outras substancias armazenadas quando em contato com o ar oxida e forma os pontinhos pretos que conhecemos como cravos pretos.

Quando essa gordura se acumula e bactérias passam a se proliferar, alimentando-se dessa gordura nascem os cravos brancos que podem se tornar espinhas posteriormente.  

Deste modo, podemos dizer que os cravos surgem muitas vezes pelo excesso de sebo na pele. Esse problema pode ser evitado com um tratamento correto acompanhado por profissionais da área. 

Quais são os melhores tratamentos para cravos?

Existem diversos produtos, assim como alguns tratamentos recomendados para cravos. Mas, entre os principais, estão:

  • Associação de  ativos como o ácido retinóico e o adapaleno; 
  • Limpeza de pele visando a eliminação mecânica dos cravos.

É importante ressaltar a necessidade de passar por uma avaliação do dermatologista para a indicação do tratamento mais adequado para a sua situação.

Como prevenir que os cravos apareçam?

Existem algumas medidas práticas que geralmente auxiliam na prevenção de cravos e espinhas. São elas:

  • Lave o rosto com os produtos certos e sem exagero, a fim de evitar irritações;
  • Evite tocar a sua pele ou espremer cravos já existentes; 
  • Faça a barba com cuidado e garanta que a lâmina esteja limpa e afiada;
  • Evite o sol, a fim de não ressecar ou irritar a pele; 
  • Lave o cabelo regularmente, principalmente se ele for oleoso. Isso evita que o óleo entre em contato com sua pele. 

Posso retirar cravos em casa? 

A remoção de cravos é um procedimento que deve ser realizado por um profissional em clínicas especializadas. Quando efetuado por um profissional, ele é capaz de remover cravos e impurezas sem agredir ou prejudicar a pele. 

No entanto, realiza-la por conta própria pode não apenas piorar o quadro de cravos como também causar manchas. Diante disso, é essencial procurar uma clínica para obter os melhores resultados. 

Por que os cravos aparecem com mais frequência no nariz?

O nariz juntamente com a testa e o queixo formam a zona chamada de Zona T. Esta zona é rica em glândulas sebáceas, que produzem mais sebo nessa região. Como consequência, a frequência de cravos nessa região é maior.

Os cravos podem surgir em outras partes do corpo?

Além da região da face, os cravos também podem aparecer no torax inferior, costas e ombros, que são áreas do corpo onde a produção de glândulas sebáceas é maior.

Posso retirar o cravo em casa?

Não. Ficar cutucando o cravo com as mãos além de não resolver o problema, pode ainda agravar a lesão, gerando cicatrizes de acne na pele. O ideal é fazer a remoção dos cravos em clinica de dermatologia.

Agora que você já sabe tudo sobre os cravos considere o que viu aqui e mantenha a sua pele livre de comedões! 

rejuvenescimento da pele

Veja os artigos mais recentes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×