Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

O que é toxina botulínica: Saiba como funciona no tratamento de rugas e linhas de expressão

o que é toxina botulínica

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Embora muitos não saibam o que é toxina botulínica exatamente, ou como ela atua no organismo, essa neurotoxina já é utilizada há algum tempo em tratamentos médicos e estéticos. Basicamente, ela é capaz de paralisar temporariamente os músculos, o que pode ser útil em diversos procedimentos, como na redução de linhas de expressão e até mesmo em tratamento para o suor excessivo.

É importante ressaltar que o uso da toxina botulínica deve ser feito apenas por profissionais habilitados e seguindo as medicações, a fim de evitar complicações e efeitos colaterais.

Ficou interessado? Deseja saber mais sobre a toxina botulínica e seus efeitos para a saúde e bem estar da pele? Então continue lendo esse artigo e fique por dentro de tudo sobre o assunto.

Entenda o que é Toxina Botulínica para Rugas de Expressão. Dr. Szerman Explica:

O que é toxina botulínica e para que serve?

Quem nunca fez um tratamento estético com toxina botulínica quase sempre tem esse tipo de dúvida.

Basicamente a toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa substância é conhecida por sua capacidade de paralisar os músculos, impedindo a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, o que causa uma redução temporária na atividade muscular.

Na medicina estética, costuma-se usar a toxina botulínica em quantidades muito pequenas para reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão, principalmente em áreas da face como testa, sobrancelhas e ao redor dos olhos.

Inclusive, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa neurotoxina representa uma das grandes aliadas no tratamento de rugas e linhas de expressão.

O que a toxina botulínica faz no rosto?

Tão importante quanto saber o que é toxina botulínica, é entender como essa substância funciona no rosto.

De modo geral, quando essa neurotoxina é injetada, ela age bloqueando temporariamente a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável por transmitir os sinais elétricos do sistema nervoso aos músculos.

Isso, por sua vez, impede que os músculos da face se contraiam e, como resultado, as rugas e linhas de expressão suavizam, dando ao rosto um aspecto mais rejuvenescido.

Quais as vantagens da toxina botulínica?

botox preço

Além de evitar a contração muscular que acaba gerando o aprofundamento das linhas de expressão, a toxina botulínica, também conhecida como botox, oferece diversos outros benefícios:

·         Atua de forma preventiva

Como a substância atua diretamente nos músculos, evitando a contração dos mesmos, a toxina botulínica também atua de forma preventiva.

Ou seja, você pode começar a aplicá-la assim que os primeiros sinais de envelhecimento aparecerem, evitando assim que as marcas se aprofundem com o tempo e se tornem mais difíceis de tratar.

·         Pode ser aplicada em diferentes regiões

De modo geral a região dos olhos acaba sendo a mais popular entre quem busca esse tipo de tratamento. Contudo, a toxina botulínica é bastante versátil e também pode ser aplicada em outros locais, tais como: mãos, pés, testa, nariz, colo, axilas, cauda das sobrancelhas, masseter, pescoço, queixo entre outras.

·         Não invasivo

A toxina botulínica é aplicada através de um procedimento não invasivo. O profissional utiliza injeções com agulhas especificas para esse tipo de substância, sem precisar fazer qualquer tipo de incisão.

Justamente por conta disso não é necessário aguardar semanas de recuperação. O paciente pode sair do consultório e seguir a sua rotina normalmente.

Basta seguir as recomendações do profissional que fez a aplicação, como não realizar massagens faciais, não fazer limpezas de pele profundas ou exercícios físicos logo após a sessão.

Quem faz botox uma vez tem que fazer sempre?

Além de saber o que é toxina botulínica, outra dúvida recorrente sobre o assunto envolve a duração desse tipo de tratamento.

No geral, os resultados da aplicação da toxina botulínica geralmente são duradouros. Contudo, o tempo de duração vai depender da quantidade e localização das injeções, do metabolismo individual entre outros fatores.

Mas, é importante lembrar que a toxina botulínica não é uma solução definitiva para rugas e linhas de expressão. Isso porque as injeções precisam ser repetidas regularmente para manter os resultados desejados.

Aplicação toxina botulínica antes e depois

Veja a seguir imagens com antes e depois do tratamento com aplicação de toxina botulínica na Clinica de Pele no Rio de Janeiro:

o que é toxina botulínica
Botox na Testa
rugas na testao que é toxina botulínica
Toxina botulínica (botox)

Portanto, agora que você já sabe o que é toxina botulínica, e como ela funciona, não deixe de investir nesse tratamento. Você verá como ele fará toda a diferença para reduzir rugas e linhas de expressão.

Ainda com dúvidas sobre o que é toxina botulínica ou como funciona o tratamento com essa neurotoxina? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios dessa substância no tratamento para rejuvenescimento.

Fale conosco no Whatsapp

Veja também os artigos mais recentes:

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?