Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Guia de Rejuvenescimento da Pele

rosto ozempic

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Minimize as manchas, trate os danos causados pelo sol e recupere uma pele mais jovem e clara.

Quando a sua pele parece lisa, clara e uniforme, isso por si só já vai melhorar a sua aparência. O rejuvenescimento da pele engloba uma variedade de tratamentos projetados para renovar e revitalizar a pele com o mínimo tempo de inatividade.

As causas do envelhecimento ainda não são totalmente compreendidas e os cientistas ainda debatem por que envelhecemos. Os efeitos sociais do envelhecimento são enormes. Não à toa, rejuvenescer é uma das palavras mais buscadas no google.

Continue lendo para saber mais sobre diferentes métodos de rejuvenescimento da pele.

perguntas sobre rejuvenescimento facial
Rejuvenescimento

O que é rejuvenescimento da pele?

O envelhecimento é geralmente caracterizado pela diminuição da capacidade do nosso organismo de responder aos estresses biológicos e a reparar corretamente os erros celulares. 

Os tratamentos de rejuvenescimento facial ajudam a restaurar a pele, tornando-a mais jovem e bonita, removendo camadas externas mais danificadas da pele para revelar a pele de aparência mais saudável por baixo e estimular a renovação celular da sua pele.

Com o tempo, as camadas externas de nossa pele começam a apresentar sinais de desgaste devido ao envelhecimento, lesões e fatores ambientais na forma de rugas, cicatrizes, manchas senis e descoloração.

Melhores tratamentos para rejuvenescimento

Os tratamentos de rejuvenescimento da pele tem como objetivo reverter os sinais de envelhecimento, ajudando você a parecer mais jovem e ainda mais saudável.

Os dermatologistas utilizam uma variedade de procedimentos para o rejuvenescimento da pele e tratar de uma infinidade de problemas dermatológicos. Veja na lista abaixo para saber mais sobre suas opções:

  • Cuidados básicos da pele
  • Quem deve realizar tratamentos de rejuvenescimento facial?
  • Rejuvenescimento Facial: um Guia Infográfico
  • Tratamentos de rejuvenescimento da pele

    • Rejuvenescimento a laser
    • Peelings Químicos
    • Micro-dermoabrasão
    • Dermo-abrasão
    • Micro-agulhamento
    • Foto-rejuvenescimento com Luz Pulsada (LIP)
    • Bioestimuladores de colágeno
    • Fios de PDO
    • Ultrassom Microfocado
    • Radiofrequencia

Quem deve realizar tratamentos de rejuvenescimento facial?

Existem literalmente centenas de diferentes tipos de tratamentos para rejuvenescimento da pele disponíveis, comercializados com suas próprias marcas.

Embora a maioria dessas técnicas sejam excelentes, é importante lembrar que o componente da medicina estética com maior impacto nos seus resultados é quem realiza o procedimento.

Isso vale para tratamentos de rejuvenescimento cutâneo não cirúrgicos, bem como para cirurgia plástica estética.

Certos tratamentos de rejuvenescimento da pele só devem ser realizados por médicos certificados pelo Conselho Federal de Medicina.

Estes incluem peelings químicos profundos e certos tratamentos com laser ablativos.

Outros tratamentos, como microagulhamento, peelings leves e microdermoabrasão, podem ser realizados com segurança e eficácia por outros profissionais da saúde altamente treinados e certificados.

As credenciais necessárias para realizar tratamentos de rejuvenescimento da pele variam de país para país, mas independentemente do que é permitido em sua região, você deve sempre escolher um provedor licenciado para sua posição, que trabalhe sob a supervisão de um dermatologista ou cirurgião plástico qualificado e que seja muito experiente em cuidados médicos com a pele.

Ao consultar profissionais em potencial, pergunte quantas vezes ele ou ela realizou os tratamentos específicos que você está considerando.

Além disso, pergunte sobre a experiência do profissional trabalhando com pacientes com seu tipo de pele e preocupações. Isso é essencial para sua segurança e para garantir que os tratamentos que você recebe sejam eficazes para alcançar seus objetivos.

O melhor lugar para começar é entrar em contato com um dermatologista certificado e marcar uma consulta com esse profissional.

Opções de rejuvenescimento facial: Guia infográfico completo

O tratamento para rejuvenescimento facial não cirúrgico inclui preenchimentos injetáveis, que atuam devolvendo o volume perdido em determinadas áreas do rosto de forma natural e harmoniosa.

Isso é possível com o preenchimento com ácido hialurônico, neurotoxinas, como toxina botulínica, ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno para dar firmeza à pele e restaurar o contorno do rosto.

Muitos dermatologistas combinam esses tratamentos para fornecer sustentação para os tecidos, melhorar a hidratação e elasticidade da pele, tratar rugas e linhas de expressão e alcançar resultados ideais e duradouros. O guia abaixo detalha todas as suas opções.

paginas 2 3
Guia Feminino de Rejuvenescimento da pele
paginas 4 5
Guia Masculino de Rejuvenescimento da pele

Rejuvenescimento com Laser

Os lasers usam feixes altamente concentrados de energia luminosa para melhorar o tom, a textura e a aparência da pele.

Como o rejuvenescimento da pele a laser pode melhorar a minha pele?

  • Minimiza linhas finas ou rugas
  • Trata manchas marrons, vermelhidão ou descoloração deixando um tom de pele mais equilibrado
  • Devolve firmeza a pele e estimula a produção de colágeno
  • Remove cicatrizes de acne ou de cirurgias
  • Remove pelos faciais ou corporais indesejados

Lasers Ablativos

Os lasers ablativos removem as camadas externas da pele e estimulam a nova pele a recuperar-se em seu lugar. O Laser de CO2 fracionado e o Laser Erbium (Pixel) são os mais conhecidos.

A profundidade da penetração do laser depende do comprimento de onda da luz; seu dermatologista determinará a melhor aplicação de laser para você, dependendo do seu tipo de pele, seus objetivos e o problema que você deseja resolver.

Hoje, mais dermatologistas estão usando lasers fracionados, que removem apenas uma fração da pele na área de tratamento.

Isso permite que o laser penetre com segurança nas camadas mais profundas da pele para obter resultados mais substanciais com o mínimo de tempo de inatividade.

Lasers não ablativos

Alguns lasers não machucam a superfície da pele; estes são chamados de não-ablativos. O Laser Etherea é um dos modelos disponíveis.

Em vez disso, eles funcionam aquecendo a pele abaixo da superfície para incentivar o crescimento de novo colágeno e ajudar a restaurar a firmeza e o tom natural da pele.

Embora funcionem mais gradualmente do que os lasers ablativos, esses tratamentos normalmente não exigem tempo de inatividade e podem ter resultados duradouros para rejuvenescer a aparência.

As melhorias possíveis com o rejuvenescimento a laser são duradouras e podem ser interessantes, mas não aparecerão imediatamente e nem serão tão intensas como a de um Laser Fracionado.

Leva vários meses para que os efeitos completos do novo crescimento de células da pele e colágeno tomem forma, e os efeitos residuais após o tratamento, como a pele que parece rosada no local do tratamento, podem levar algumas semanas para diminuir.

No entanto, cada paciente é um pouco diferente. Seu dermatologista irá te ajudar a entender que tipo de resultados você pode esperar de diferentes opções de tratamento de rejuvenescimento a laser.

Entre em contato

Peelings

Outra maneira de renovar a pele é aplicar uma solução química que faz com que as camadas externas da pele se descamem. Isso é o que os dermatologistas chamam de peeling químico.

Os peelings químicos são geralmente realizados no consultório de um dermatologista, seja por um médico dermatologista, um esteticista, ou outro profissional de saúde especialmente treinado.

Durante o tratamento, uma solução é escovada ou esfregada em sua pele, onde será deixada por um certo tempo.

Nos dias seguintes ao tratamento, as camadas afetadas da pele descascarão gradualmente, revelando uma pele mais suave e mais jovem.

Eles auxiliam no rejuvenescimento superficial da pele. São tratamentos muitos seguros que podem ser realizados de forma regular e que atuam em diversos níveis, fazendo renovação celular, tratando acne, manchas, rugas finas, poros abertos, minimiza ou remove cicatrizes de acne, ou cicatrizes mais leves de lesões, ou cirurgia, enrijece, tonifique e ilumina a pele…

Existem diversos tipos de peeling, dentre eles o físico (peeling de cristal) e os peelings químicos. Dentre os peelings químicos,  trabalhamos com peelings específicos para cada problema:

Os peelings de Retinoico e Salicílico são voltados para acne, pele oleosa e estrias. Os  modernos peelings de Melanesse, Cosmelan e Cimel são voltados para tratamento de manchas e rejuvenescimento. 

Peelings químicos leves em comparação aos profundos

Dependendo do tratamento, um peeling será geralmente classificado como leve, médio ou profundo. Isso se refere a quantas camadas de pele são removidas.

Os peelings químicos leves normalmente atingem parcialmente a epiderme (as camadas mais externas da pele) e usam uma solução ácida mais suave, como ácido glicólico, ácido alfa-hidroxi (AHA), ácido salicílico, enzimas de frutas ou uma baixa concentração de ácido tricloroacético (TCA).

Os peelings leves podem ser aplicados com segurança por um esteticista treinado e experiente sob a supervisão de um dermatologista e, normalmente, envolvem pouco ou nenhum tempo de inatividade.

Os peelings mais profundos penetram mais fundo na epiderme ou até mesmo na próxima camada, a derme, sendo recomendados para tratar sinais mais avançados de envelhecimento, como rugas mais profundas e danos extensos causados pelo sol, ou cicatrizes graves de acne.

Exemplos incluem peelings de fenol, peelings TCA mais fortes e óleo de croton. Embora os peelings médios a profundos possam produzir melhorias mais dramáticas, eles são tratamentos mais complexos.

A anestesia pode ser necessária para manter um paciente confortável durante o tratamento, e são necessários vários dias de inatividade para permitir que a pele se recupere de forma ideal.

Seu dermatologista recomendará um peeling com base no seu tipo de pele, os problemas específicos que você deseja tratar e a profundidade que o peeling precisa atuar para alcançar os resultados desejados.

Após o período inicial de cicatrização após um peeling químico, algumas melhorias serão imediatamente perceptíveis: uma pele mais brilhante e mais firme e um tom de pele mais uniforme.

No entanto, os efeitos de um peeling são cumulativos, e muitos pacientes descobrem ser necessário repetir o tratamento periodicamente para obter os melhores resultados.

Bioestimuladores de colágeno

Sculptra

Sculptra é um bioestimulador de colágeno composto por ácido poli-L-lático considerado um dos procedimentos mais eficazes no tratamento de flacidez e rejuvenescimento da pele.

Além disso, tem importante ação para tratar e prevenir rugas, celulite e ainda proporciona um efeito lifting. 

Seus efeitos estimulam a produção de colágeno em até 400%, promovendo uma melhora considerável na textura e firmeza da pele.

O procedimento é minimamente invasivo, introduzido com uma cânula e é usado principalmente em rosto, pescoço, glúteo, braços e coxas.

Radiesse

Radiesse é um bioestimulador de colágeno a base de microesferas de hidroxiapatita de cálcio que possui um poderoso efeito rejuvenescedor.

Trata-se de um procedimento rápido e seguro bastante utilizado em tratamentos para correção de volume e contorno facial. Pode também ser feito nas mãos, pescoço, glúteo, entre outras regiões.

Esse bioestimulador de colágeno promove uma maior elasticidade e viço da pele, melhorando o volume da região tratada e garantindo mais qualidade além de um efeito rejuvenescedor para a pele.

Ultrassom microfocado

A partir da geração de calor em micro-pontos na pele, as ondas térmicas atuam profundamente na pele criando zonas de coagulação e consequentemente estimulam a produção de colágeno.

Aparelhos: Ulthera e Ultraformer

Como atua mais profundamente e faz ancoragem muscular,  proporciona  mais sustentação e firmeza à pele. São boas opções em pacientes que têm  o rosto mais pesado e flacidez corporal.  

Radiofrequência

Segundo a SBD, a radiofrequência é uma técnica que aquece todos os tecidos que têm moléculas de água em sua composição. Age por meio da geração de calor na derme, a camada intermediária da pele, induzindo a produção de novas fibras de colágeno.

São necessárias entre 5 a 10 sessões e é indicada principalmente  para o tratamento de flacidez, celulite e gordura localizada.

Microagulhamento

Segundo a SBD o microagulhamento é uma técnica de rejuvenescimento da pele que usa o processo de cicatrização natural do organismo para reduzir as imperfeições da pele, tratar os danos causados pelo sol e restaurar uma tez mais suave e clara.

Em vez de remover camadas de pele com calor ou produtos químicos, o microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas.

As “lesões” não são visíveis a olho nu, mas desencadeiam a resposta de cura natural do organismo, estimulando sua pele a produzir novo colágeno e outras fibras naturais da pele, bem como o espessamento da epiderme.

A técnica pode ser feita por rollers, canetas elétricas ou carimbos. É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.

Quais problemas da pele o microagulhamento pode tratar?

  • Linhas finas e rugas
  • Cicatrizes de acne ou cirurgia
  • Poros dilatados
  • Danos causados pelo sol, manchas da idade e hiperpigmentação
  • Estrias
  • Manchas ásperas e problemas de textura

Como o microagulhamento não remove camadas de pele com produtos químicos ou lasers, é geralmente seguro para todos os tipos de pele, mesmo a pele mais escura.

Além disso, o microagulhamento não requer tempo de inatividade para a maioria dos pacientes e não requer um período de “descamação” pós-tratamento.

No entanto, os resultados podem não ser tão dramáticos quanto o que é possível com tratamentos mais agressivos, e vários tratamentos de microagulhamento geralmente são necessários para tratar problemas específicos da pele em uma área.

LIP (Luz Intensa Pulsada)

A luz intensa pulsada, ou LIP, é um tratamento semelhante ao rejuvenescimento a laser, pois usa a luz para tratar problemas de pele, particularmente problemas de pigmentação, e rejuvenescer a tez.

No entanto, em vez de um comprimento de onda único altamente focado, a LIP usa um amplo espectro de comprimentos de onda de luz, entregues em pulsos breves.

Essa luz ajuda a pele de duas maneiras. Primeiro, os comprimentos de onda na LIP absorvem o excesso de pigmento na pele (vermelhos e marrons) para restaurar uma tez mais uniforme.

Em menor grau, a LIP estimula a produção de colágeno para melhorar o tom geral da pele.

A LIP é um tratamento não ablativo (nenhuma pele é removida durante o tratamento) e normalmente requer pouco ou nenhum tempo de inatividade.

Quais problemas de pele a LIP pode tratar?

  • Danos causados pelo sol
  • Hiperpigmentação
  • Manchas da idade e sardas
  • Veias de aranha
  • Vermelhidão e rosácea
  • Lesões vasculares
  • Problemas de textura
  • Linhas finas

A LIP é comercializada com muitos nomes diferentes, incluindo, BBL™ (luz de Banda Larga), Fotofacial e Fotorejuvenescimento.

No entanto, embora as plataformas de tratamento individuais variem um pouco em suas especificações, todas usam uma tecnologia de luz intensa pulsada de comprimento de onda amplo – a habilidade do seu provedor faz uma diferença maior no seu tratamento do que a marca do tratamento.

Fios de PDO

Os fios de PDO são fios desenvolvidos a partir dos já bem conhecidos fios de sutura, mas com o objetivo de estimular a produção de colágeno, como também tem ação na sustentação da pele. 

Eles são conhecidos como compostos de polidioxanona (PDO) e são totalmente  por cento absorvidos pelo organismo. São posicionados em várias direções debaixo da pele proporcionando sustentação, e a partir daí começam a estimular a produção de colágeno.

Qual o melhor método para rejuvenescimento do rosto?

Essa é uma das perguntas sobre rejuvenescimento facial para o qual não existe uma resposta predefinida. Os tratamentos que citei, principalmente o laser, preenchimento e botox são os mais comumente indicados. A combinação de tratamento também é bastante interessante para obtermos um melhor resultado.

A indicação dos tratamentos será realizada a partir da avaliação da face de cada paciente. Temos que lembrar que as pessoas não são iguais e assim cada paciente terá um tratamento individualizado. 

Quais os benefícios do rejuvenescimento?

 Os tratamentos para rejuvenescimento facial que realizamos em nossa clínica reduzem os sinais do envelhecimento, assim como repõe o volume facial, diminui a flacidez e devolve a elasticidade e vigor da pele.

Como resultado, o paciente obtém uma aparência rejuvenescida, harmônica e natural. A consequência disto é um aumento da autoestima e melhora significativa da qualidade de vida.

Quanto custa o tratamento para rejuvenescimento?

Rejuvenescimento facial antes e depois

Confira abaixo algumas fotos do antes e depois de pacientes que realizaram tratamento para rejuvenescimento facial na Clínica de Pele no Rio de Janeiro:

Rejuvenescimento
Rejuvenescimento Rosto
Botox
Rejuvenescimento facial antes e depois
Rejuvenescimento Rosto

Rejuvenescer a pele em casa é possível?

Os dermatologistas sempre recomendam alguns cuidados em casa para rejuvenescer o rosto, tais como: proteção solar recorrente, hidratação e limpeza da pele, manter o sono e a dieta saudável, além de tentar evitar o stress e manter uma rotina de skincare adequada a sua pele.

Entre em contato

Na Clínica de Pele, oferecemos os melhores tratamentos para o rejuvenescimento da pele. Somos uma clínica de dermatologia com mais de 50 anos de tradição. Entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas. Estamos localizados no Rio de Janeiro.

Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes:

Mitos ou Verdades Sobre Toxina Botulínica

Botox preço : Saiba quanto custa uma sessão de botox?

Ácido Hialurônico Para Pele – Saiba Tudo Desse Grande Aliado Da Pele

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?