Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Peeling químico

Clínica de Pele | Dermatologia, Laser & Estética | Peeling químico

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Panorama geral

Um peeling químico é um procedimento que envolve a aplicação de uma solução química sobre a pele a fim de remover as camadas superiores. A pele que se regenera é mais uniforme. Com um peeling leve ou médio, talvez seja necessário repetir o procedimento para alcançar os resultados desejados.

Os peelings químicos são geralmente usados para tratar rugas, pele despigmentada e cicatrizes — geralmente no rosto. Eles podem ser realizados sozinhos ou em combinação com outros procedimentos cosméticos. Elas também podem ser feitos em várias profundidades, desde a leve até a profunda. Peelings químicos mais profundos produzem resultados mais dramáticos, mas recuperação demora mais tempo.

Porque é feito

Um peeling químico é um procedimento de resurfacing (rejuvenescimento) da pele. Dependendo dos problemas que você quer tratar, você escolherá um peeling químico em uma das três profundidades a seguir:

  • Peeling químico leve. Um peeling químico leve (superficial) remove a camada externa da pele (epiderme). É empregado no tratamento de rugas finas, acne, irregularidades no tom da pele e ressecamento. Você pode fazer um peeling leve a cada duas a cinco semanas.
  • Peeling químico médio. Um peeling químico médio remove células da pele da epiderme e porções da parte superior da sua camada média da pele (derme). É empregado no tratamento de rugas finas, acne e irregularidades no tom da pele. Talvez seja necessário repetir o procedimento para alcançar ou manter o resultado desejado.
  • Peeling químico profundo. Um peeling químico completo elimina consideravelmente mais células da pele. O seu médico pode recomendar um para rugas mais profundas, cicatrizes ou lesões pré-cancerosas. Você não precisará repetir os procedimentos para obter o efeito total.

Os peelings químicos não podem eliminar cicatrizes profundas, rugas ou flacidez da pele.

Riscos

Um peeling químico pode causar vários efeitos colaterais, entre eles:

  • Vermelhidão, formação de crostas e inchaço. O processo de cicatrização normal de um peeling químico resulta em vermelhidão da pele tratada. Após um peeling químico médio ou profundo, a vermelhidão pode durar alguns meses.
  • Cicatrizes. Em casos raros, um peeling químico pode deixar cicatrizes — geralmente na metade inferior do rosto. Antibióticos e medicamentos esteróides podem ser usados para suavizar a aparência dessas cicatrizes.
  • Alterações na cor da pele. Um peeling químico pode fazer com que a pele tratada fique mais escura (hiperpigmentação) ou mais clara (hipopigmentação) que o normal. Após um peeling superficial, a hiperpigmentação é mais comum, enquanto que a hipopigmentação é mais comum após um peeling profundo. Estes problemas são mais comuns em pessoas com pele morena ou negra e podem ser permanentes em alguns casos.
  • Infecção. Um peeling químico pode causar uma infecção bacteriana, fúngica ou viral, tal como uma erupção do vírus do herpes – o vírus que causa feridas na boca.
  • Danos ao coração, aos rins ou ao fígado. Um peeling químico profundo contém ácido carbólico (fenol), que pode danificar o músculo cardíaco e causar batimentos cardíacos irregulares. O fenol também pode prejudicar os rins e o fígado. Para diminuir a exposição ao fenol, um peeling químico é feito uma parte de cada vez, com intervalos de 10 a 20 minutos.

Um peeling químico não é adequado para todos. Seu médico pode aconselhá-lo a evitar um peeling químico ou certos tipos de peelings químicos, se você:

  • Tomou o medicamento oral para acne isotretinoína (Myorisan, Claravis e outros) nos últimos seis meses
  • Tem um histórico pessoal ou familiar de áreas rugosas causadas pelo crescimento anormal do tecido na cicatriz (quelóides)
  • Está grávida
  • Têm surtos frequentes ou graves de herpes labial

Como se preparar

Escolha um médico que entenda de pele e do procedimento — um dermatologista ou cirurgião dermatológico. Os resultados podem variar de acordo com a experiência do profissional que realiza o peeling. Feito de forma inadequada, um peeling químico pode resultar em complicações, incluindo infecção e cicatrizes permanentes.

Antes de você se submeter a um peeling químico, seu médico muito provavelmente irá:

  • Avaliar seu histórico médico. Prepare-se para responder a perguntas sobre suas condições médicas atuais e passadas, assim como qualquer medicamento que você esteja tomando ou tenha tomado recentemente, e quaisquer procedimentos cosméticos que você tenha se submetido.
  • Fazer um exame físico. Seu médico examinará sua pele e a área a ser tratada para determinar que tipo de peeling é melhor para você e como suas características físicas, tais como o tom e espessura da pele, podem influenciar seus resultados.
  • Conversar sobre suas expectativas. Fale com seu médico sobre suas motivações, expectativas e os riscos potenciais. Esteja ciente do número de tratamentos que você pode precisar, quanto tempo levará para você se recuperar e quais podem ser seus resultados.

Antes de submeter-se ao peeling químico, talvez você também precise:

  • Tomar medicação antiviral. Para ajudar a prevenir uma infecção viral, seu médico pode prescrever um medicamento antiviral tanto antes como depois do tratamento.
  • Usar um creme retinóico. Para ajudar na recuperação, seu médico pode recomendar o uso de um creme retinóico, como a tretinoína (Renova, Retin-A), por algumas semanas antes do tratamento.
  • Usar um agente clareador. Para reduzir o risco de efeitos colaterais, seu médico poderá recomendar o uso de um agente clareador (hidroquinona), um creme retinóico, ou ambos, antes ou depois do procedimento.
  • Evitar se expor ao sol sem uma proteção. A exposição excessiva ao sol antes do procedimento pode resultar em pigmentação irregular permanente nas áreas tratadas. Consulte seu médico sobre proteção solar e níveis seguros de exposição.
  • Evitar certos tratamentos cosméticos e métodos de depilação. Pare de usar métodos de depilação como eletrólise ou depilatórios cerca de uma semana antes do peeling. Além disso, evite tratamentos de tingimento do cabelo, permanente ou alisamento, máscaras faciais ou esfoliantes faciais na semana anterior ao peeling. Não raspe as áreas que serão tratadas começando 24 horas antes do peeling.
  • Providenciar uma carona para casa. Se você for sedado durante o procedimento, planeje uma carona para casa.

O que você pode esperar

Antes do procedimento

Um peeling químico é geralmente feito em um consultório ou em uma unidade cirúrgica ambulatorial. Antes do procedimento, seu médico limpará seu rosto, cobrirá seu cabelo e protegerá seus olhos com pomada, gaze, fita adesiva ou óculos de proteção.

Um peeling químico leve normalmente não requer analgésicos. Você pode receber um sedativo e um analgésico se for fazer um peeling médio. No caso de um peeling profundo, você pode receber um sedativo, algo para anestesiar a área de tratamento e medicação via intravenosa.

Durante o procedimento

Durante um peeling químico leve:

  • Seu médico aplicará uma solução química, normalmente contendo ácido glicólico ou salicílico com um pincel, uma bola de algodão, uma gaze ou uma esponja. A pele tratada começará a branquear.
  • Enquanto a solução química estiver em sua pele, você poderá experimentar uma leve ardência.
  • Seu médico aplicará uma solução neutralizante ou lavará seu rosto para remover a solução química da área tratada.

Durante um peeling químico médio:

  • Seu médico usará um aplicador com ponta de algodão ou gaze para aplicar uma solução química contendo ácido tricloroacético, às vezes em combinação com ácido glicólico. A pele tratada começará a branquear.
  • Após alguns minutos, seu médico aplicará compressas frias para aliviar a pele tratada. Você também pode receber um ventilador manual para manter sua pele fresca. No entanto, não é necessária uma solução neutralizante.
  • Por até 20 minutos, você pode sentir picadas e ardência.

Durante um peeling químico profundo:

  • Você receberá medicação via intravenosa (IV) e seu ritmo cardíaco será monitorado de perto.
  • O seu médico irá utilizar um aplicador com ponta de algodão para aplicar ácido carbólico (fenol) na sua pele. A pele tratada começará a ficar branca ou cinza.
  • Para reduzir sua exposição ao fenol, seu médico fará o procedimento por partes em intervalos de 15 minutos. Um procedimento do rosto inteiro pode levar até 90 minutos.

Após o procedimento

Após um peeling químico de qualquer profundidade, a sua pele ficará vermelha, esticada, inflamada ou inchada. Siga as orientações de seu médico sobre o uso de protetor solar, limpeza, hidratação e aplicação de pomadas protetoras na sua pele. E evite descascar, esfregar ou coçar a pele. Pode levar vários meses até a cor da sua pele voltar ao normal e você puder ver os resultados completos do peeling.

Após um peeling químico leve, a pele tratada ficará vermelha, seca e levemente irritada, embora estes efeitos possam desaparecer a cada tratamento subsequente. Para aliviar a pele, seu médico poderá aplicar uma pomada protetora, como a vaselina. Se você quiser, normalmente já poderá usar maquiagem no dia seguinte.

Após um peeling químico leve, as áreas tratadas levam de um a sete dias para se recuperarem. A pele nova pode parecer mais clara ou mais escura do que o normal no início.

Após um peeling químico médio, a pele tratada ficará vermelha e inchada. Você sentirá uma sensação de picadas. Para aliviar a pele e prevenir o ressecamento, seu médico poderá aplicar uma pomada protetora, como a vaselina. Você já pode usar cosméticos para esconder alguma vermelhidão após cinco a sete dias.

Para maior conforto, aplique bolsas de gelo. Os analgésicos de venda livre como ibuprofeno (Advil, Motrin IB, e outros) e naproxen sódio (Aleve, e outros) podem ajudar a reduzir qualquer desconforto. Provavelmente será agendado um check-up logo após seu tratamento para que seu médico possa monitorar seu progresso.

À medida que o inchaço diminui, a pele tratada forma uma crosta e pode escurecer ou desenvolver manchas marrons. As áreas tratadas levam cerca de sete a 14 dias para sarar após um peeling químico médio, mas a vermelhidão pode durar meses.

Após um peeling químico profundo, você terá uma forte vermelhidão e inchaço. Você também poderá sentir ardência e latejamento, e o inchaço poderá fazer com que suas pálpebras se fechem.

Seu médico aplicará um curativo cirúrgico na pele tratada. Ele ou ela também pode prescrever analgésicos. Durante cerca de duas semanas, umedeça a pele tratada e aplique a pomada cicatrizante várias vezes ao dia.

Após um peeling químico profundo, as áreas tratadas desenvolverão nova pele em cerca de duas semanas, embora a vermelhidão possa durar meses. A pele tratada pode tornar-se mais escura ou mais clara que o normal ou perder a capacidade de bronzeamento.

Você pode preferir ficar em casa enquanto se recupera de um peeling químico. Você provavelmente precisará de várias revisões logo após seu tratamento, para que seu médico possa monitorar seu progresso.

Assim que a nova pele tiver coberto completamente a área tratada em cerca de duas semanas, você já pode usar cosméticos para esconder qualquer vermelhidão. Use protetor solar todos os dias.

Resultado

Um peeling químico leve melhora a textura e o tônus da pele e diminui a aparência de rugas finas. Os efeitos são sutis no início, mas se tornam mais evidentes à medida que os tratamentos são repetidos. A pele tratada ficará visivelmente mais uniforme após um peeling químico médio. O aspecto e a textura das áreas tratadas melhorará drasticamente após um peeling químico profundo. Os resultados podem não ser permanentes. A idade e novos danos causados pelo sol podem causar novas linhas e mudanças na cor da pele com o tempo.

A nova pele fica temporariamente mais sensível ao sol depois de qualquer peeling. Consulte seu médico sobre o tempo que você deve manter sua pele protegida do sol.


Por Clínica de Pele Dr. Szerman

Peeling químico na Clínica de Pele Dr. Szerman
Clínica especializada em dermatologia, tratamentos com Laser e estéticos desde 1696 no Rio de Janeiro.

Marque uma consulta na Clínica de Pele Dr. Szerman

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?