Nesse artigo você vai conhecer os tipos de estrias existentes e qual o melhor tratamento para cada uma delas.
Existem diversos tipos de estrias que podem incomodar homens e mulheres em diversas faixas etárias.
O que muitas pessoas não sabem é que dependendo dos tipos de estrias que ela se forma, o tratamento pode ser mais fácil ou mais difícil. Ou seja, é possível eliminar uma estria mais nova com facilidade.
Continue lendo e saiba mais sobre os tipos de estrias!
O que são estrias?
As estrias são lesões longas, lineares e que, em muitos casos, paralelas. Sua ocorrência é devida à ruptura de algumas fibras de colágeno, bem como da elastina da pele. Geralmente, o seu surgimento está associado às regiões das coxas, abdômen, nádegas e dorso do tronco.
As estrias inicialmente se mostram inflamadas e com rompimento de vasinhos. Ao longo de meses, a partir do rompimento do Colágeno e Elastina, a pele vai ficando marcada e a estria se torna branca, se comportando como uma cicatriz.
Esta evolução é que vais caracterizar os tipos de estrias e nortear um planejamento do tratamento das mesmas.
O que causa estrias?
A causa das estrias está muito associada aos fatores genéticos apresentados por cada pessoa. No entanto, há casos que podem favorecer o surgimento dessas marcas, como é o caso do estiramento ao longo da gravidez, a alteração de hormônios ao longo da adolescência e um uso persistente de doses altas de corticosteróides.
Outros fatores que podem acabar influenciando no surgimento das estrias são o aumento de peso e um crescimento com ritmo acelerado no período da puberdade.
Na maior parte dos casos, as marcas são encontradas em mulheres, visto que o sexo feminino possui uma predisposição genética maior para o seu desenvolvimento.
As estrias mais recentes são mais fáceis de tratar?
Sim, são mais fáceis. Mas primeiros queremos que você entenda o que são estrias. De modo geral todos os tipos de estrias ocorrem por causa da degradação das fibras de elastina que estão presentes na pele. Fibras que promovem a sustentação dos tecidos e elasticidade da pele.
Causas
Algumas causas são:
- Peles ressecadas e sem hidratação
- Crescimento
- Gravidez
- Ganho de peso rápido
- Perda de peso rápido
Quais os tipos de estrias?
As estrias podem variar de um tom esbranquiçado para um tom rosado. A cor indica a fase da estria, lembrando que temos vários tipos de estrias. Dessa forma, as estrias vermelhas ou estrias roxas são as mais recentes e indicam que ainda a circulação naquele local. Isso significa que o tecido não foi totalmente comprometido, e que podemos oferecer um resultado superior com os tratamentos.
Como passar do tempo essas estrias vermelhas ou arroxeadas vão ficando esbranquiçadas. Ou seja, elas perdem a tonalidade ou a cor. Essas são as estrias mais velhas. Um fato interessante sobre as estrias é que quanto mais velhas mais difíceis de tratar.
Estrias vermelhas
As estrias vermelhas ocorrem por causa do rompimento dos vasos sanguíneos ou capilares sanguíneos. A cor varia de acordo com a pele do paciente, por isso esses tipos de estrias podem ter um tom avermelhado ou arroxeado. Essa estria é a mais recente e tem maior chance de tratamento e regeneração da pele caso haja o tratamento adequado.
Estria roxa
A estria roxa surge quando o processo inflamatório está mais adiantado, ou seja, o tecido está mais comprometido. As estrias tendem a escurecer gradualmente e com o passar do processo inflamatório as estrias ficam brancas..
Quando há estria branca indica que a circulação do local foi comprometida. Como já dito, as estrias brancas são as mais difíceis de tratar, pois são as mais antigas. Mas elas podem ser melhoradas com o Laser de CO2 Fracionado.
As estrias brancas surgem em decorrência da atrofia celular dos melanócitos e da redução da melanina responsável pela pigmentação da pele. Esse tipo de estria branca não recebe mais irrigação sanguínea. Por isso o tratamento deve ser mais intenso para elas e mais avançado.
Você deve usar equipamentos de alta tecnologia para tratar estrias brancas. Como no caso do Laser de CO2 fracionado e pulsado que usamos na Clínica de Pele.
Quais os tratamentos para estrias?
Os tratamentos podem variar, no mercado existem processos simples como esfoliação que estimula a renovação das fibras de colágeno e elastina, mas esse não é um tratamento eficiente.
Digamos que as esfoliações são indicadas para casos preventivos. A esfoliação da pele não chega a tratar efetivamente as estrias. Se quiser tirar alguma dúvida sobre esfoliação para estrias fale com os dermatologistas da Clínica de Pele pelo telefone: (21) 3005-3193 | 98086-2370.
O dermatologista avaliará a sua pele e a hidratação dela. E também o grau da estria que você tem e o tipo. É possível que seu dermatologista passe cremes de ácido retinoico indicadas para melhorar a textura das estrias recentes e preveni-las.
Existem tratamentos específicos para cada tipo de estria?
Sim, existem tratamentos específicos para cada um dos tipos de estrias.
As estrias vermelhas e recentes costumam responder bem aos tratamentos com peelings químicos superficiais e ao uso domiciliar do ácido retinóico, que deve sempre ser orientado pelo dermatologista. Porém, o melhor resultado se dará com o laser de Co2. Este é o tratamento mais eficiente para todos os tipos de estrias.
Estrias brancas e antigas costumam ter melhores resultados com tratamentos mais profundos, como por exemplo o Laser de CO2 Fracionado.
No entanto, eles são indicados após uma consulta e verificação da causa, tonalidade e outros fatores para garantir que o tratamento seja eficaz. Além disso, também existem maneiras de prevenir o seu surgimento, principalmente por meio da hidratação da pele.
Por isso, ao longo do tratamento para estrias, o especialista passará todas as recomendações necessárias para que as marcas sejam devidamente tratadas e, pouco a pouco, apresentem uma redução considerável. Todos os pacientes devem seguir estritamente as orientações do profissional, evitando colocar a própria saúde em risco.
Laser de CO2 fracionado
O Laser de CO2 fracionado é o tratamento mais indicado para as estrias, pois os feixes de luz penetram na área afetada e estimulam a produção de colágeno.
O laser age a partir de duas ações: evaporação e pulsos de calor controlado. Um reduz a largura e tamanho da estrias e outro melhora a textura e profundidade. A coloração da estria também é tratada com este procedimento.
O Laser para estrias é o método mais indicado, seguro e eficiente. No caso das estrias brancas as mais difíceis de tratar, é possível ter uma melhora de até 80% com o Laser de CO2 Fracionado. Saiba mais sobre o tratamento para estrias com o Laser de CO2, clique aqui.
O resultado do laser para estrias vermelhas ou arroxeadas é ainda melhor, podendo ficar imperceptíveis. Por isto, é muito importante que o médico seja procurado e o laser seja iniciado o mais rápido possível. Este é o melhor momento para se tratar e com possibilidade de fazer menos sessões com o investimento final menor.
Também não deixe de comparar as tecnologias existentes, pois existem Lasers de CO2 que queimam a pele, aqui na Clínica de Pele, temos o Laser CO2 Fracionado mais moderno para tratar estrias no Rio de Janeiro RJ.
Vídeo do tratamento a Laser Rio de Janeiro RJ
Outros tratamentos para estrias:
Peeling:
Existem outros tratamentos para estrias, como o peeling químico. O peeling químico é um tratamento auxiliar ao Laser de CO2. Seu dermatologista avaliará se a sua pele precisa ou não do peeling.
Ou seja, o peeling químico é um coadjuvante no tratamento de estrias. Mas também é recomendado para tratar estrias, principalmente para estrias de tons rosados ou arroxeados que são as mais recentes. Sobre as sessões de peeling, geralmente são feitas em média de 10 sessões.
O intervalo entre as sessões dos peeling é de 15 dias, e não há processo de recuperação da pele como no laser. O que pode acontecer é uma descamação e isto depende do tipo de peeling usado.
É muito importante saber qual é tipo de peeling que será usado, já que existem peelings que são agressivos e com alto risco de problemas. Também devemos saber que os peelings que estamos citando aqui são de uso exclusivo médico.
Os paciente com a tonalidade da pele mais escura ou bronzeados tem indicação de fazer peeling como principal tratamento ou como preparação para fazer o laser.
Existem outros tipos de tratamentos para estrias, mas que não se comparam aos resultados do Laser de CO2. Esses são: microagulhamento de submissão, o microagulhamento é uma técnica ultrapassada e não possuem a mesma potência do raio laser para estimular o colágeno na pele.
Quando falamos em Laser para estrias, é importante comparar as tecnologias existentes. Veja esse artigo que separamos falando das diferenças do Laser de CO2 Fracionado.
Clínica de Pele Dr. Szerman: Laser de CO2 Deka
O Laser de CO2 Deka é indicado para estrias. Ele tem uma das tecnologias mais modernas existentes no mundo, pois é um Laser Fracionado e Pulsado. Ou seja, ele rejuvenesce a pele através do calor e não por queimadura, como acontece em alguns Lasers de CO2 somente fracionado. O dermatologista consegue controlar a temperatura do Laser de CO2.
É importante que o paciente entenda a tecnologia empregada em seu tratamento de estrias. Nós sabemos que o calor é o melhor estímulo para produção de colágeno. Ou seja, o melhor estímulo para tratar estrias.
Porém, é importante que o paciente procure um tratamento que também seja confortável. Ou seja, procure pela tecnologia mais moderna existente, como no caso do Laser de CO2 Fracionado da Clínica de Pele Dr. Szerman no Centro do Rio de Janeiro e Copacabana RJ.
Os resultados são excelentes, veja nosso artigo explicando sobre clicando em: Tratamento de estrias.