Sem sombra de dúvida entre a Depilação a Laser ou Luz Pulsada, o Laser é o tratamento mais eficaz para eliminação dos pelos.
Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas em relação a qual dos dois procedimentos é o que oferece os melhores resultados em se tratamento de depilação.
Para melhor compreensão é importante entendermos como ocorreu a evolução tecnológica do tratamento. Portanto, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber para descobrir qual tratamento é o melhor, se Depilação a laser ou luz pulsada. Confira!
Veja também como funciona a depilação a laser:
Eletrólise depilação
A Eletrólise foi o primeiro método desenvolvido para reduzir de forma mais eficiente a quantidade de pelos.
Este método atua a partir da eletrocoagulação do pelo. É introduzido na pele um filamento, como se fosse uma agulha fina e é gerada uma descarga elétrica no bulbo piloso a fim de danificá-lo.
À medida que os equipamentos de laser foram surgindo, este método foi sendo substituído gradativamente.
Depilação a laser ou luz pulsada qual a diferença?
Os equipamentos que fazem Fotodepilação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são laser e sim uma Luz que é emitida em pulsos e são chamados de Luz Intensa Pulsada.
Já na Depilação a laser, são utilizados equipamentos que utilizam raios laser, e cada equipamento tem características distintas, cada marca trabalha com emissão de um determinado comprimento de onda, e isto faz diferença na sua ação.
Outro ponto que diferencia Depilação a laser ou Luz pulsada é em relação a segurança para a pele, o Laser também sai com vantagens. Alguns equipamentos podem ser usados e aprovados, inclusive para tratar pele negra.
No mercado existem marcas diferentes de equipamentos que fazem depilação a laser ou Luz Pulsada. As características de cada equipamento são diferentes entre si e isto faz com que ofereçam ao paciente resultados e segurança diferenciados.
A Fotodepilação é definitiva?
A Fotodepilação ou depilação com laser de Luz Pulsada como falamos anteriormente, é menos eficiente do que a depilação a laser na remoção permanente dos pelos. Por isso, o seu resultado é mais variável e requer mais aplicações.
Como apresenta resultado menos eficiente, aumenta a possibilidade do paciente necessitar de outros tratamentos posteriormente.
Depilação a laser é definitiva?
O termo que deve ser usado sobre a expectativa de resultado seria depilação permanente.
O resultado que se espera do tratamento de depilação a laser é a eliminação da imensa maioria dos pelos. Existem diversos fatores que podem interferir neste processo, tais como:
A marca do laser, o profissional que executa o procedimento e características do próprio paciente tais como, cor e espessura do pêlo e cor da pele.
Outros fatores individuais que podem influenciar são características genéticas, algumas doenças e o uso de algumas medicações.
Apesar de não sabermos qual o resultado exato que cada paciente terá, sabemos que a imensa maioria das pessoas amam o resultado.
Depilação a laser Antes e Depois
Agora que já sabe mais sobre a diferença entre Depilação a laser ou luz pulsada, veja a seguir o antes e depois de pacientes que realizaram depilação a laser na Clínica de Pele no Rio de Janeiro:
Quanto tempo dura a depilação a Laser de Luz Pulsada?
A duração dos resultados da depilação a laser de luz pulsada Intensa (IPL) varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por vários fatores, incluindo:
- A área do corpo tratada
- O tipo de pele
- A densidade e cor do pelo
- A resposta individual ao tratamento.
A depilação a Laser de Luz Pulsada não é permanente, mas muitas pessoas experimentam uma redução significativa e duradoura no crescimento do pelo após uma série de sessões.
Em média, é comum que os resultados da depilação a IPL durem de seis meses a um ano após a conclusão do tratamento inicial. No entanto, pode ser necessário fazer sessões de manutenção periódicas para prolongar os resultados ao longo do tempo.
A frequência das sessões de manutenção dependerá da taxa de crescimento do pelo da pessoa e de suas necessidades individuais. Normalmente, as sessões iniciais de depilação a IPL são agendadas com um intervalo de 4 a 6 semanas entre cada uma, para permitir que os pelos voltem a crescer na fase ativa (anágena) do ciclo de crescimento do pelo. À medida que você avança no tratamento, o intervalo entre as sessões pode ser estendido.
Qual o melhor tipo de depilação definitiva – Depilação a laser ou Laser de Luz pulsada?
Quando falamos em um equipamento de Laser considerado padrão ouro, podemos citar a marca Light Sheer, que atua no mercado há mais de 20 anos e apresenta tecnologia que os difere de outros aparelhos. Podemos citar o seu comprimento de onda de 810 nm, que tem uma maior atração pelos pelos e assim é mais específico na atuação e remoção dos pelos .
Outra vantagem grande é a segurança do procedimento. Sabemos que o efeito colateral que qualquer um destes tratamentos podem ocasionar é a queimadura. Neste caso específico, outras duas grandes vantagens desta marca:
A primeira é que possui uma ponteira resfriada e quando encostamos a mesma na pele do paciente, faz um resfriamento com temperatura de 4 graus celsius, protegendo desta forma a pele e reduzindo o risco de reação.
Outro ponto importante é que podemos controlar o tempo que a onda de luz chega à pele do paciente, e o equipamento que utilizamos possui mecanismo de liberação lenta da onda , que por sua vez protege mais as peles morenas, negras e bronzeadas.
A patente de tecnologia deste equipamento faz com que o mesmo seja diferenciado e traz o benefício de oferecer um tratamento mais eficiente e mais seguro.
Desta forma, podemos concluir que existem inúmeros equipamentos que atuam na remoção dos pelos. Porém , existe também grande diferença de eficiência e segurança entre eles.
Outro ponto importante é fazer com profissional adequado e com expertise. Procure um médico de confiança. Por isso, vale muito a pena pesquisar bastante antes de iniciar o seu tratamento.
Veja também os artigos mais recentes:
Quanto custa Depilação a Laser ?