Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Dúvidas sobre manchas na pele

manchas e melasma

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Confira nesse artigo as 5 maiores dúvidas sobre manchas na pele!

Você sabia que a chance das pessoas terem algum tipo de mancha na pele é extremamente alta? Algumas manchas são mais prevalentes em crianças e outras em adultos, mas também podem variar de acordo com o gênero, raça, dentre outros fatores. 

 Existem vários tipos e causas para o aparecimento de manchas na pele. A presença delas pode indicar um problema exclusivamente na pele, como também a presença de determinadas  doenças. 

 1. Dúvidas sobre manchas na pele – O que são manchas na pele?

dúvidas sobre manchas na pele

 Esta é outra das dúvidas sobre manchas na pele mais comuns. Basicamente, as manchas na pele correspondem a alterações em relação à cor habitual da pele de uma pessoa. As manchas podem se apresentar em tamanhos e cores variados e muitas vezes são decorrentes de processos inflamatórios e infecciosos,  como acne, ou então situações que agridem a pele, como   queimaduras, machucados, entre outros.

 Em  parte dos casos, as manchas podem se tratar de questões estéticas. Já em outros  casos, o seu aparecimento indica algum problema de saúde. Por isso, é muito importante que, ao perceber a presença de qualquer alteração na pele, procure ajuda do médico. 

 Gostaria de lembrar que mesmo quando a questão da mancha é puramente estética, o prejuízo que observamos na auto-estima, no bem-estar e na qualidade de vida é bastante significativo.

 2. Dúvidas sobre manchas na pele – O que causa as manchas?

 As manchas na pele podem surgir em decorrência de vários fatores que vão desde exposição excessiva ao sol, até envelhecimento precoce, fatores hormonais, genéticos, doenças inflamatórias e infecciosas, agressão à pele ou então falta de cuidados com a pele.

 A pele possui o melanócito, que é o principal responsável pela produção da melanina. Já a melanina, é a proteína que promove a cor da pele, olhos e cabelos. O desequilíbrio  na produção e depósito  desta proteína pode provocar as manchas.

elementor-template id=”26538″

3.  Quais são os tipos de manchas na pele?

 Existem alguns tipos de manchas: 

 Manchas marrons como as Melanoses, que são causadas pela exposição solar ao longo da vida e o Melasma, que está associado a diversos fatores como genéticos, hormonais, exposição ao sol.  

 Manchas brancas podem ocorrer a partir de doenças fúngicas, como também o Vitiligo, que é uma doença auto imune e está relacionada a componente emocional.

 Manchas pretas podem  ser desde um Nevo, que normalmente tem características benignas até o Melanoma, que é um dos tipos mais agressivos de câncer. 

 Também podemos encontrar as manchas roxas, como por exemplo os Hematomas, como também as manchas vermelhas, como a ceratose actínica e o nevo de rubi. 

Entre em contato

 4. Dúvidas sobre manchas na pele – Como tratar as manchas na pele?

 O primeiro passo é passar por uma consulta dermatológica para que a mancha possa ser diagnosticada. Como vimos, existem inúmeros tipos de manchas causadas por inúmeros tipos de problemas. Desta forma, o tratamento será individualizado.

 Além do tratamento dermatológico, que  será implementado de acordo com cada situação específica, existem tratamentos coadjuvantes que podem ser indicados: 

 O laser de co2, a luz pulsada e os peelings são considerados padrão ouro para tratar vários  tipos de manchas escuras.  O laser de co2 e a luz pulsada atuam fisicamente quebrando e  reduzindo o depósito da Melanina na pele. Já o peeling tem ação química de dentro para fora.

 O laser de vasos e a luz pulsada  também podem ser usados quando a causa da mancha é vascular.   

 O laser de uvb pode ser usado para tratar  manchas brancas.

  A cirurgia dermatológica está indicada na remoção das lesòes malignas ou potencialmente malignas 

 Assim, podemos concluir que temos muita tecnologia para nos auxiliar no tratamento de diversos tipos de manchas.

 5. Dúvidas sobre manchas na pele – Como prevenir as manchas?

 Essa é outra das dúvidas sobre manchas na pele. Tão importante quanto buscar o melhor tratamento para manchas na pele é adotar medidas para evitar que as manchas apareçam. Sabemos que não podemos evitar todos os tipos de manchas, mas uma grande parte delas poderiam ser evitadas.

 Nesse caso, a dica é focar em uma rotina que possibilite uma pele bonita e saudável. Ou seja, é importante adotar hábitos que previnem o aparecimento de manchas ou qualquer outra alteração na pele.

 Algumas medidas básicas de cuidado com a pele são: Não abuse do sol, use protetor solar, hidrate a pele, não tome banhos muitos quentes, evite manipular a pele, evite agredir a pele, cuide da sua saúde física e mental. 

Como citado anteriormente, sempre que perceber uma alteração na pele, não hesite, procure um médico.

Tratamentos para manchas na pele Antes e Depois

Veja a seguir o antes e depois de pessoas que realizaram o tratamento de manchas na pele na Clínica de Pele no Rio de Janeiro:

Manchas Tratamento
Manchas Tratamento
manchas 5 sf87fy


Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes:

Prevenção e tratamento para manchas na pele

Laser Co2 Antes e Depois 2022 – Como Funciona, Indicação, Saiba Tudo!

Saiba tudo sobre Laser de CO2

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?