Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Perguntas frequentes sobre Melasma

Melasma Laser CO2

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Confira a seguir as 9 perguntas frequentes sobre melasma e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre esse problema de pele

O Melasma é um problema de pele cada vez mais comum e  afeta a qualidade de vida de homens e mulheres. Estima-se  que a sua prevalência seja entre 10 e 30 % da população. 

  Essas manchas amarronzadas podem surgir tanto na face quanto em outras partes do corpo. E na maioria das vezes prejudicam não apenas a saúde da pele, mas a autoestima de quem sofre com esse problema de pele.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MELASMA

 

1. Qual a causa do Melasma?

 Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma não possui uma causa definida. Porém, existem fatores associados. 

 Além da predisposição genética influenciar no surgimento desta doença, a exposição solar, a luz visível e o calor são desencadeantes do escurecimento da pele. Fatores hormonais, anticoncepcionais e gestação apresentam grande relação com este evento.

 

Entre em contato

 

2. Perguntas frequentes sobre Melasma – Como se inicia o Melasma no rosto?

 De modo geral, o melasma surge quando há um aumento da atividade dos melanócitos em nossa pele que por consequência  produzem excesso de  melanina, gerando a hiperpigmentação. Ou seja, o escurecimento no rosto é causado pelo aumento da produção da melanina (pigmento da pele).  

 Existem diversas situações que agem como um gatilho para surgimento da mancha. O gatilho é bastante individual e variável. Pode ser uma exposição solar excessiva, um calor excessivo, alterações hormonais, dentre outros.

 As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas. Ao longo do tempo, as manchas tendem a aumentar e se tornarem mais escuras. A evolução é muito pessoal e depende de vários fatores. 

 Vale ressaltar, que o Melasma também pode acometer áreas outras áreas como pescoço, colo e braços. 

 

 3. Por que o Melasma não tem cura?

perguntas frequentes sobre melasma

 

 Esta é outra das perguntas frequentes sobre Melasma. Ainda não temos pleno conhecimento sobre este tipo de doença, porém já sabemos que está ligada a uma tendência que determinado grupo de pessoas apresenta. A tendência é individual e infelizmente não conseguimos eliminá-la, e sim controlá-la.

 Sabemos que vários são os fatores que influenciam na piora da mancha e como ocorre o escurecimento da pele. Desta forma, existem vários tratamentos médicos voltados para ajudar o paciente no clareamento e controle da mancha.

 

4. Perguntas frequentes sobre Melasma – Quais são os tipos de Melasma?

 O melasma pode ser classificado como: dérmico, epidérmico ou misto. O melasma epidérmico ocorre quando a formação da melanina extra se deposita apenas na epiderme. Ou seja, na primeira camada da pele, sendo este mais fácil de tratar.

 O Melasma dérmico  ocorre em uma  camada mais profunda da sua pele. Essa camada está localizada abaixo da epiderme, sendo  um pouco mais difícil de ser tratado. 

O melasma misto, ocorre quando o depósito de melanina  acontece na epiderme e na derme. Ou seja, acomete as duas camadas da pele, uma profunda e uma superficial. 

 

5. Qual o melhor tratamento para melasma?

https://www.youtube.com/watch?v=gV390NY2tgE&t=1s

A primeira etapa é o paciente procurar um médico para que seja feita uma análise do problema. O tratamento é individualizado, como o resultado também. Temos que lembrar que estamos lidando com uma doença crônica, que depende de vários fatores relacionados ao  próprio paciente.   

Existem alguns caminhos que podem ser feitos no tratamento do Melasma. O tratamento dermatológico faz parte do processo em todas as etapas. Neste momento, serão definidos de que forma e  quais os produtos como por exemplo o protetor solar, que deverão ser usados. 

 Além do tratamento dermatológico, existem procedimentos que deverão ser feitos somente pelo médico podem ajudar mais em nosso objetivo. Em nosso consultório fazemos diversos tipos de peelings, como também um laser frio para Melasma. 

 

6. Como atuam os peelings?

 Trabalhamos com diversos tratamentos de Peeling no consultório. Os produtos mais específicos e eficientes que consideramos são Cosmelan , Melanesse e Cimel. 

  Eles são os peelings químicos que atuam de dentro para fora. Além da renovação celular, eles promovem diversos efeitos no controle da produção e transferência da Melanina na pele. Desta forma , atuam no controle da produção da mancha e auxiliam no clareamento das mesmas.

 

Entre em contato

 

7. Perguntas frequentes sobre Melasma – Como atua o laser de co2 deca toucht? 

 O Laser frio é um procedimento extremamente avançado e seguro no controle e tratamento do melasma. Isso porque ele aplica baixos níveis de luz na área a ser tratada, promovendo a ruptura  da mancha e regeneração da pele. E o melhor, sem gerar calor.

 De forma mais simples, como é um laser profundo, ele atua em todas as profundidades da mancha fazendo a sua ruptura. Como é frio, traz amplo controle sobre o efeito rebote por não gerar calor na pele e atua em todos os tipos do Melasma. 

 A recuperação da pele se dá em torno de 5 dias e o paciente deve seguir as orientações e a receita.  Não é necessário repouso neste período. 

 

Veja também alguns mitos e verdades sobre Melasma:

 

8. Como o tratamento evolui?

 Os peelings costumam oferecer um bom resultado para as manchas mais superficiais. São extremamente importantes para o controle da produção da melanina em quaisquer tipo de Melasma. O grande benefício de alguns tipos de peelings que trabalhamos está na sua eficácia, segurança e comodidade. 

 O Laser é mais indicado para as manchas mais profundas e resistentes. São necessárias menos sessões e o resultado de clareamento é muito mais rápido. Vale ressaltar que praticamente todos os lasers geram calor e têm propensão maior a efeito rebote. O que não é o caso do Laser de co2 Deca Toucht, que é uma tecnologia fria da ação do laser.

 

9. Perguntas frequentes sobre Melasma – Quais resultados devo esperar?

 O resultado depende sempre de uma resposta individual e não podemos almejar uma pele ”perfeita”. Sabemos que o Melasma é uma doença crônica, na qual o paciente tem uma tendência à hiperpigmentação. Vários são os fatores que fazem o Melasma piorar.

 No entanto, trabalhamos com peelings e laser específicos para o tratamento deste problema. Assim, o paciente deve esperar de uma forma geral um importante clareamento das manchas e controle da hiperpigmentação.

 Com milhares de pacientes tratados ao longo de muitos anos, podemos informar que a imensa maioria dos pacientes ficam muito satisfeitos com o resultado final.

 

elementor-template id=”26538″

Entre em contato

 

Veja também os artigos mais recentes:

Como tirar melasma do rosto rápido

Laser Co2 Antes e Depois 2022 – Como Funciona, Indicação, Saiba Tudo!

Tudo sobre Melasma -Veja as 7 coisas que deveria saber

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?