CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Mitos e Verdades sobre Acne

Veja a seguir alguns dos principais mitos e verdades sobre Acne e entenda mais sobre o assunto!

O problema da acne  que traz   comprometimento estético importante e que muitas vezes afeta  o  psicológico, trazendo problemas de depressão , timidez, auto estima baixa com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

  A acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre acne que separamos e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

 1- Mitos e verdades sobre Acne – A Acne só afeta os adolescentes

mitos e verdades sobre acne

 Mito. Sabemos que a acne afeta principalmente os adolescentes, porém cerca de 15 % dos adultos sofrem com este problema. 

 Segundo artigo publicado na SBD, a acne ocorre principalmente na adolescência, afetando cerca de 85% dos jovens, com pico de incidência entre 12 e 24 anos. Estudos epidemiológicos mostram prevalência de cerca de 41% das mulheres adultas

  2- Faz parte do tratamento espremer as espinhas

  Mito. Inclusive é altamente prejudicial no quadro de acne, já que além de piorar o quadro inflamatório, acaba sendo introduzido  a pele ainda mais bactérias e sujeira.

  Esta é uma das principais causas da formação das cicatrizes de acne. 

  3- Mitos e verdades sobre Acne – Os alimentos como o chocolate e derivados de leite podem piorar o quadro

  Verdade. Alguns pacientes são sensíveis a determinados tipos de alimentos, como alimentos gordurosos e a base de leite. Estes pacientes percebem uma relação forte com a piora da acne. 

  4- Quanto mais os pacientes lavam o rosto é melhor 

  Mito. O ato excessivo de lavar o rosto pode acarretar em efeito rebote e piora do quadro. Desta forma, o paciente deve seguir as orientações médicas

   5- Como a acne melhora com o tempo não precisa de tratamento 

   Mito. É um grande erro não iniciar o tratamento da acne o mais rápido possível. A acne pode perdurar por muito tempo e sabemos  que afetam de forma importante a auto estima das pessoas. Além disto, pode deixar sequelas importantes no rosto.

Entre em contato

  6- o Sol ajuda a melhorar a acne

  Mito. Ao contrário do que se pensa, a exposição solar pode aumentar ainda mais a produção de sebo e consequente da acne, além de aumentar de forma significativa o aparecimento de manchas pós- inflamatórias.  

  7- Qualquer tratamento para acne é eficiente

YouTube video

  Mito. O tratamento para acne deve ser feito por médico e deve ser individualizado. Os pacientes são diferentes entre si e têm acne de diferentes  tipos e graus. 

  A partir da avaliação do médico, será formulada uma estratégia de tratamento dermatológico. Associado a isto, poderão ser indicados procedimentos com os peelings, que são excelentes aliados no combate a acne.

 8- Mitos e verdades sobre Acne – O cabelo oleoso pode piorar o quadro de acne

 Verdade. O paciente que já tem uma tendência a ter a pele provavelmente também apresenta aumento de oleosidade no couro cabeludo, e por consequência aumento de oleosidade no cabelo.

 Acaba se tornando um ciclo vicioso já que o cabelo oleoso em contato com o rosto ou as mãos acaba trazendo mais oleosidade e impurezas ao rosto e por consequência piora o quadro da acne.

 9- A acne é a causa mais comum do aparecimento de cicatrizes no rosto

  Verdade. A acne é um importante fator para a formação de cicatrizes e manchas no rosto. O processo inflamatório e infeccioso causa lesões nos tecidos da pele e por consequência dano aos mesmos.  

 A consequência deste processo é bem conhecida e comum. As sequelas da acne trazem baixa da auto-estima, prejudica a vida social, tendo como resultado um comprometimento importante na qualidade de vida de muitos pacientes.

 10- Mitos e verdades sobre Acne – Cicatriz de acne tem tratamento

 Verdade. Apesar de não ser tarefa fácil tratar as cicatrizes de acne, alguns tratamentos são eficientes e ajudam a suavizar de forma significativa as cicatrizes.

 O laser de co2 é o tratamento mais eficiente para tratar as cicatrizes de acne. Ainda assim , podem ser associados outros tratamentos com subcisão.  Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes que realizaram tratamento para cicatriz de acne na Clínica de Pele no Rio de Janeiro:

YouTube video
Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes:

Perguntas sobre acne

As cicatrizes de acne podem ser removidas?

Cicatriz de espinha: Causas, como prevenir, tratamentos. Saiba Mais.

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?