CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Depilação a Laser com Dermatologista

A depilação a laser se faz com dermatologista? Evidentemente que sim. Todos os dias, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (S.B.D) recebe casos de queimaduras e efeitos colaterais da depilação a laser, quando realizada de forma inadequada.

Você sabia que o primeiro protocolo de segurança ao realizar qualquer laser envolve o clareamento da pele? Como algum outro profissional, que não o médico dermatologista, irá prescrever os cremes clareadores adequados para cada tipo de pele? Pense nisso!

Então, tome muito cuidado ao escolher o profissional e o equipamento antes de realizar a sua depilação a Laser. O dermatologista é o médico que mais estuda e entende a pele humana. Pense nisso!

Antes de mais nada, precisamos entender a história do uso de laser e de como funciona a depilação a laser para que possam compreender a importância de fazer a depilação a laser com dermatologista.

Antes da chegada da tecnologia a laser para o tratamento dos pelos havia um método chamado de eletrólise, que consistia em tratar os pelos através de uma descarga elétrica. 

Depilação a laser é o método de depilação através da exposição a pulsos de laser que destroem o folículo piloso. Foi praticado em laboratórios e universidades por cerca de vinte anos antes de se tornar disponível nos consultórios dos EUA em 1995 e 1996.

Entenda porque a depilação a laser se faz com dermatologista

YouTube video


Resumo

Entenda porque depilação a laser com dermatologista é fundamental para o sucesso do tratamento!

A depilação a laser é um procedimento médico que utiliza um feixe de luz concentrado (laser) para remover pelos indesejados.

Durante a depilação a laser, um laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) no pelo. A energia da luz é convertida em calor, o que danifica os sacos em forma de tubo dentro da pele (folículos pilosos) que produzem pelos. Este dano inibe ou atrasa o crescimento futuro do pelo.

Embora a depilação a laser retarde efetivamente o crescimento do pelo por longos períodos, normalmente não resulta numa depilação permanente.

São necessários múltiplos tratamentos de depilação a laser para a depilação inicial, e tratamentos de manutenção também podem ser necessários.

A depilação a laser é mais eficaz para pessoas que têm pele clara e pelos escuros, mas pode ser usada com sucesso em todos os tipos de pele.

Qual o especialista que faz depilação a laser?

O médico dermatologista é o melhor profissional para realizar a depilação a laser.

Isso porque os lasers podem causar danos localizados na pele, ao aquecer seletivamente a matéria-alvo, a melanina.

Há mais de 20 anos, iniciamos o nosso trabalho com laser para depilação e por um bom  período só  haviam médicos fazendo este procedimento. Ao longo dos anos o tratamento foi se popularizando e profissionais de outras áreas começaram a fazer o procedimento.  

Com isso, aumentaram os índices de efeitos colaterais, assim como os resultados finais ficaram piores.

Desde 2002, há mais de 20 anos, a Clínica de Pele foi uma das pioneiras no Rio de Janeiro a oferecer aos pacientes a depilação a Laser com o Light Sheer 400 Ms – o Laser de diodo mais avançado da categoria. Esse Laser começou a substituir a eletrólise, já que é muito mais eficiente, rápida e segura.

Fale conosco no Whatsapp
depilação a laser com dermatologista

Hoje, estamos vendo que muitos outros tratamentos que só os médicos faziam estão sendo realizados por outros profissionais. 

Mas existe uma diferença substancial de conhecimento relacionado à pele quando comparamos os  profissionais.

Quando um paciente chega ao consultório para fazer depilação a laser com dermatologista, o mesmo será avaliado antes de iniciar o procedimento. 

Características da pele e do pelo serão avaliadas e o tratamento será  implementado com uma preparação da pele dentro das características de cada um. Isto é um ato puramente médico. 

Outra questão muito importante é que os equipamentos usados pelos médicos costumam ser de alta tecnologia.

Como funciona a Depilação a Laser com Dermatologista?

YouTube video
depilação a laser com dermatologista

O laser  funciona através da fototermólise, isto é , a onda de luz é atraída pela melanina do pelo,  transformada em energia, e assim  cauteriza o centro germinativo do  pelo. Assim , os pelos são removidos. 

Quais os perigos da depilação a laser?

 Queimar a pele. Como a pele também apresenta  níveis variados de melanina, uma parte da energia pode ficar retida na pele. É por isso que  todo cuidado é pouco, já que o efeito adverso do tratamento de depilação a laser com dermatologista é queimar a pele. 

É seguro fazer depilação a laser com dermatologista?

depilação a laser com dermatologista
depilação a laser com dermatologista

Sim. Daí a importância de um acompanhamento por um médico que irá avaliar e preparar a pele do paciente ao longo de todo o tratamento, propiciando um resultado mais satisfatório, rápido e seguro . 

Neste quesito, o tipo de Laser usado também tem grande importância. O laser Light Sheer que usamos na depilação a laser com dermatologista é  considerado padrão ouro , já que além de ser mais seletivo na sua atração pelo pelo, tem a ponteira resfriada que propicia muito mais segurança a qualquer tipo de pele. 

É muito importante ressaltar que apesar de chance menor , pode ocorrer reação com qualquer profissional. Porém , caso ocorra a reação dentro de um consultório médico, este é o  profissional com mais  aptidão  a  orientar e acompanhar o paciente nesta situação. 

Veja com funciona a depilação a laser com dermatologista – Dr. Szerman explica:

botão whatsapp

Quem não deve fazer depilação a laser?

É muito raro recebermos algum paciente que não possa fazer o tratamento de depilação a laser com dermatologista. Na consulta, caso o paciente tenha alguma alteração mais severa no local onde será realizado o laser, faremos avaliação.

Um ponto que merece atenção é que quando nós preparamos a pele do paciente, situações como foliculite, manchas e irritações poderão apresentar uma melhora significativa. Isto é, o paciente é visto de uma forma mais ampla e além dos benefícios trazidos pelo laser, a pele do paciente costuma dar um salto em qualidade.   

Onde não pode fazer a depilação a laser?

Novamente é considerada muito rara a situação do paciente não poder fazer alguma área que tenha contraindicação. Na avaliação será determinado qual risco benefício de fazer em determinada área. Um exemplo de área que normalmente não se faz, seria na sobrancelha. 

Por que fazer a depilação a laser com dermatologista?

Por todos os motivos explanados acima como a formação profissional, tempo de experiência, pesquisa e uso de equipamentos mais sofisticados e o amplo entendimento de como preparar e cuidar da pele durante o tratamento. 

Em termos financeiros, precisamos evitar a expressão “o barato sai caro”. Quando temos um tratamento mais eficiente e seguro, poderemos ter resultados melhores com menos sessões e risco baixo de problemas. 

Dependendo de cada situação de doença, o paciente ainda pode tentar ter dedução no Imposto de Renda ou reembolso do Plano. O que não ocorre em tratamento não médicos.  

 Ainda existem outros fatores que podem justificar o benefício de se procurar um médico para fazer este e outros procedimentos que originalmente só eram realizados por este profissional. 

Desta forma, se informe, pesquise  e procure um lugar que confie para realizar o tratamento.

Fale conosco no Whatsapp
Fale conosco

Riscos da depilação a laser

Entenda porque a depilação a laser com dermatologista é muito mais segura!

Os riscos de efeitos secundários variam com o tipo de pele, cor do cabelo, plano de tratamento e aderência aos cuidados pré-tratamento e pós-tratamento. Os efeitos secundários mais comuns da depilação a laser incluem:

Irritação da pele. Desconforto temporário, vermelhidão e inchaço são possíveis após a depilação a laser. A maioria dos sinais e sintomas desaparecem, normalmente, em várias horas.

Mudanças de pigmentação. A depilação a laser pode escurecer ou clarear a pele afetada.

Estas alterações podem ser temporárias ou permanentes. O clareamento da pele afeta principalmente aqueles que não evitam a exposição solar antes ou depois do tratamento e aqueles que têm a pele mais escura.

Raramente, a depilação a laser pode causar bolhas, crosta, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele.

Outros efeitos secundários raros incluem o crescimento excessivo de pelo em redor das áreas tratadas, particularmente em pele mais escura.

A depilação a laser não é recomendada para as pálpebras, sobrancelhas ou áreas circundantes, devido à possibilidade de lesões oculares. Depilação a laser com dermatologista é sempre mais indicada.

Como se prepara:
Se estiver interessado na depilação a laser, escolha um médico certificado numa especialidade como a dermatologia ou cirurgia estética e que tenha experiência com depilação a laser no seu tipo de pele.

Seja cauteloso relativamente a spas, salões ou outras instalações que permitam ao profissional não médico fazer a depilação a laser.

Antes da depilação a laser, agende uma consulta com o médico para determinar se esta é uma opção de tratamento apropriada para si. O seu médico irá provavelmente fazer o seguinte:

Rever o seu historial médico, incluindo o uso de medicamentos, historial de desordens de pele ou cicatrizes, e procedimentos de depilação anteriores, discutir os riscos, benefícios e expectativas, incluindo o que a depilação a laser pode e não pode oferecer de resultados.

Tirar fotografias para serem utilizadas para avaliações antes e depois e revisões a longo prazo

Durante a consulta, o dermatologista irá discutir um plano de tratamento e custos relacionados. A depilação a laser é um investimento muito bem feito, quando bem indicada e bem realizada.

Preparo da pela

A depilação a laser com dermatologista é importante, pois o médico oferecerá também instruções específicas para preparar a sua pele!

Estas podem incluir:

Ficar fora do sol. Seguir os conselhos do seu médico para evitar a exposição solar antes e depois do tratamento. Sempre que sair, aplique um protetor solar de largo espectro SPF 30.

Clarear a sua pele. Evite quaisquer cremes que escureçam a sua pele. O seu médico pode também prescrever um creme clareador da pele se tiver um bronzeado recente ou pele mais escura.

Evite outros métodos de depilação. Arrancar, depilar com cera ou electrólise pode perturbar o folículo piloso e deve ser evitado pelo menos quatro semanas antes do tratamento.

Área de tratamento da barba. Recomenda-se fazer a barba na véspera do tratamento com laser. Remova os pelos acima da pele que podem resultar em danos cutâneos superficiais de pelos queimados, mas deixe a haste do pelo intacta abaixo da superfície.

Procurando depilação a laser com dermatologista no Rio de Janeiro? Entre em contato conosco!
Estamos localizados em Copacabana e no Centro do RJ.

image

Depilação a laser com dermatologista é na Clínica de Pele – Dr. Szerman

Veja também os artigos mais recentes

Depilação a laser clareia região íntima?

Como funciona a Depilação a Laser?

Depilação a laser dói?

Sobre o autor

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

DESCUBRA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!

Faça o TESTE ON-LINE e veja o melhor tratamento para o seu caso.

Duração: 1 minuto | Gratuito

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?